Design centrado no ser humano

O Design Thinking como ferramenta de geração de valor ao cliente

O jeito de pensar do design, design thinking (o design centrado no ser humano)  é uma abordagem que reúne cultura mais ferramentas que, baseadas em pilares como a empatia, a colaboração e a experimentação, possam gerar produtos e serviços que sejam desejados pelos clientes, tecnicamente possíveis e financeiramente lucrativos para os empresários e acessíveis pelos cliente.

Design centrado no ser humano Marcelo Pimenta

Tudo sobre Design centrado no ser humano em um só lugar

Marcelo Pimenta é professor na ESPM de Design Thinking e Vem desenvolvendo e inspirando profissionais e estudantes por todo o país para ter uma mentalidade de designer e criar uma estrutura centrada no cliente.

O que é o Design centrado no ser humano?

O design thinking, ou design centrado no usuário, é uma das abordagens mais eficazes para quem deseja inovar – seja num produto, processo ou departamento. Isso porque ele consiste em pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.

Essa abordagem está baseada em três pilares: empatia, colaboração e prototipação – ou experimentação.

Confira tudo o que já foi desenvolvido sobre Design centrado no ser humano pelo Prof. Marcelo Pimenta!

Textos

Indicações de outros textos sobre Design Centrado no Ser Humano

Baixe o Manual de Ferramentas Visuais para Estrategistas

Neste livro totalmente gratuito fizemos uma coletânea de 17 ferramentas de negócios para te ajudar a inovar usando recursos visuais, dentre elas, você vai conhecer um pouco mais da utilização do Design Thinking para colocar o Cliente no centro das operações da empresa.

Podcasts sobre Design centrado no ser humano

Neste episódio contamos com a participação de Manoel Carlos Junior. Ele é consultor e palestrante, pioneiro do marketing de experiência e autor do 1º livro sobre o tema no Brasil, uma das maiores referências em Customer Experience do país e criador do método experiencialize!

Falamos sobre a experiência que ocorre quando o cliente é colocado no centro das ações da empresa.

Você sabe qual o segredo do sucesso da Netflix? Ela é um típico exemplo de empresa focada em toda a jornada do cliente, em suas experiências e como atender cada um de maneira personalizada e única.

Descubra muito mais neste episódio!

Neste episódio podemos perceber o design como forma de ver o mundo: Design thinking, design de serviço, design como estilo de liderança.

Como entender esse novo conceito do design aplicado ao modo de pensar? Eu conto um pouco também do porquê desse assunto se tornar cada vez necessário para todas as empresas e profissionais. E listo sete livros que ajudam a entender essas relações.

Neste episódio podemos perceber o design como forma de ver o mundo: Design thinking, design de serviço, design como estilo de liderança.

Como entender esse novo conceito do design aplicado ao modo de pensar? Eu conto um pouco também do porquê desse assunto se tornar cada vez necessário para todas as empresas e profissionais. E listo sete livros que ajudam a entender essas relações.

Não há mais espaço para negócios sem diferenciação. O mundo não precisa de mais uma padaria, mais uma papelaria, mais uma lavanderia, mais um blog que seja igual aos que já existem.

É preciso fazer diferente! E com um foco específico num segmento de clientes. Esse é o conceito do design thinking, ou design centrado no ser humano: um processo colaborativo, empático e experimentador que visa criar formas inovadoras de atender ou superar o desejo do cliente. E, para isso, é preciso recuperar nossa confiança criativa. Veja como neste novo episódio da série “Inovação na prática – como criar negócios inovadores no centro de São Paulo”, feita em parceria com o hub de criatividade A Vida no Centro.

Cursos com Marcelo Pimenta

Este módulo faz parte do Track de Inovação da ESPM e aborda os seguintes assuntos:

– Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário
– Casos de empresas que utilizaram ou utilizam as ferramentas do Design Thinking
– Como utilizar o Design Thinking para a inovação em diferentes segmentos
– Contextualizar diferentes autores, abordagens e referências para quem quer aprofundar-se no assunto
– Prática de aproximadamente vinte ferramentas entre elas a matriz CSD, painel colaborativo, mapa da empatia, jornada do usuário, SCAMPER, entre outras.

IN COMPANY | Atualmente, criar um novo produto ou melhorar um serviço já existente se faz de um jeito diferente do que se fazia antigamente.
Hoje é preciso se conectar com os clientes, criando vínculos que tragam valor percebido e fidelidade. WhatsAppNetFlixSpotifyDropBox são exemplos de empresas que mudaram os hábitos em seus segmentos.

Neste curso, você e sua equipe entendem e experimentam como o design thinking pode ser a abordagem que vai revisar seus produtos e serviços para se conectar com os clientes.

Saiba mais.

IN COMPANY | Workshop customizado, divertido, onde as equipes praticam cocriação através do design thinking
 para planejar e para criar, revisar e melhorar produtos, para vender mais, ampliar mercado e construir formas inovadoras de fazer marketing.

100% prático de acordo com as necessidades do cliente. Pode ser aplicado a convençõesseminários,
congressos e encontros empresariais.

Saiba mais.

Design centrado no ser humano em vídeos

Design Thinking – o que é, para que serve,
quem deve usar

Criatividade e
design centrado no ser humano

Curso Criatividade e Design Thinking
(ESPM) – Depoimentos

Sobre Marcelo Pimenta

Mentalidades por Marcelo PimentaCom 25 anos de atuação em projetos inovadores, é professor de inovação e design thinking na pós-graduação da ESPM, consultor do Sebrae Nacional e representante brasileiro em Paris junto ao NetExplo – fórum acadêmico da UNESCO que identifica as inovações que mudam o mundo.
Já realizou mais de uma centena de projetos inovadores nas maiores brasileiras incluindo Havaianas, RBS, Dell, Camargo Corrêa, Roche e, no setor de energia, RGE, CPFL e ONS. Foi curador da Campus Party São Paulo e Recife. Já realizou mais de 500 palestras em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior. Saiba mais.

#PALESTRAS
#CURSOS
#WORKSHOPS

Inspire sua equipe. Renove sua criatividade. Aprenda a inovar na prática.

#PALESTRAS
#CURSOS
#WORKSHOPS

Inspire sua equipe.
Renove sua criatividade.
Aprenda a inovar na prática.

Menu
WhatsApp chat