Os modelos de negócios inovadores foram os que estavam melhor preparados para enfrentar a pandemia.
Porém, a grande maioria dos negócios foi pega de surpresa e passados 60 dias da pandemia no Brasil, já é possível apontar atributos importantes para os modelos que vão sobreviver.
Se você acompanha o blog Mentalidades ou minha carreira como professor, sabe que eu uso o modelo Canvas como ferramenta para mapear, construir e planejar inovações nos modelos de negócios desde 2001 (inclusive eu tenho um curso grátis na Udemy sobre Canvas).
Porém, com o cenário atual, não basta inovar, tem que se reinventar. Por isso, tomei coragem de apontar atributos que precisam ser considerados para atualizar seu modelo de negócios frente à nova realidade que já chegou.
No que se refere ao Segmento de Cliente, hoje é preciso ver o Perfil do Cliente individualmente.
- Precisa olhar o cliente a partir de uma singularidade, pois cada pessoa demonstra neste momento uma dificuldade distinta. É preciso olhar cada caso.
- Compreender o contexto a situação de cada cliente e não querer generalizar.
- O cliente está buscando cada vez mais uma oferta singular.
- Por outro lado, existem grupos com necessidades em comum, por exemplo, donos de cães e gatos que não podem dar a devida atenção aos pets, idosos que não podem fazer compras, pais que não sabem lidar com a rotina das crianças em casa.
- Como você pode sanar essas necessidades específicas?
No bloco da Proposta de Valor, vemos que o cliente está mais exigente.
- Fique atento em oferecer conveniência, ou seja, o que for mais fácil e prático para o cliente.
- O preço vai estar vinculado muito mais ao valor do que do atributo objetivo do produto.
- A segunda palavra de ordem, neste bloco, é a segurança, a noção de cuidado.
- Como seu cliente percebe os cuidados que sua empresa está tendo neste cenário?
- Incorpore o cuidado na sua proposta de valor.
No que se refere aos Canais, pode-se dizer que a ideia de multicanal toma uma grande proporção.
- A empresa precisa estar atenta à ideia de multicanal – físicos e principalmente os digitais.
- O cliente encontra o produto pelo Facebook, acessa o site, faz a compra, recebe a confirmação pelo Whatsapp e depois vai até a loja só para retirar o produto. De forma bem simplificada, esta é a ideia do omnichannel que ganha força neste período de quarentena.
- Embora seja mais difícil a implementação internamente, para o cliente é uma conveniência grande.
Sobre o Relacionamento com o Cliente, mais do que nunca são necessárias empatia e compaixão.
- Neste momento delicado, o relacionamento a partir dos canais deve ser de maior cuidado, em que você se coloca no lugar do cliente e apresenta uma solução ao problema dele.
- A compaixão é um atributo exclusivo dos seres humanos. Desde quando nascemos temos alguém que cuida e nós enquanto não somos capazes de sobreviver sozinhos. Ao contrário dos animais. A empresa que demonstra compaixão, ganha mais do que uma venda. Ganha clientes fiéis.
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No bloco Fontes de Receita, vamos pensar como um Escambo de valor.
- Pense em novas formas que não limite somente a troca de produto por dinheiro, como por exemplo, utilização de vouchers para compras futuras.
- Além disso, este é o momento de colocar em prática a parceria e a confiança com aqueles que sempre estiveram com você.
No que se refere aos Recursos, eles passam a ser, cada vez mais compartilhados e colaborativos.
- Os recursos são melhor utilizados e reciclados de forma compartilhada por todos.
- Os parceiros são colaborativos e cada um com sua parte contribui para a construção do todo.
As Atividades são mais distribuídas.
- Cada um em seu lugar de maneira isolada faz sua parte das atividades para um objetivo em comum.
- O isolamento vai exigir mais colaboração e contribuição por parte de cada membro da equipe.
No bloco das Parcerias-Chave, entram aspectos como solidariedade e responsabilidade social.
- A ideia de compromisso com a sociedade e a lealdade devem ser pontos importantes entre os parceiros de negócio.
- Fortaleça o relacionamento com seus fornecedores, oferecendo apoio. E quando o momento de crise passar, estar junto de quem sempre te apoiou.
Na Estrutura de Custos, a palavra de ordem é Racionalizar.
- É preciso saber quais são os custos importantes que não podem ser substituídos.
- Utilizar melhor os dinheiro que você tem.
- Se for o caso, pausar projetos que não sejam prioritários.
- O que merece sua atenção é aquilo que faz parte da sua reinvenção Pós-coronavírus. E os recursos devem ser destinados a isso.
- Talvez você tenha custos que sejam para arcar os outros blocos do Canvas do Modelo de Negócios, por exemplo, para cumprir com a lealdade com o fornecedor ou para garantir o relacionamento com o cliente.
- Ou mesmo investir em um novo projeto deste momento que tenha potencial de surfar a onda.
Tudo o que precisa saber sobre Canvas de Modelo de Negócios, você encontra aqui:
Se você quer aprofundar o tema, então minha proposta é você fazer meu curso na UDemy de Modelos de Negócios Pós-coronavírus.