O velho jeito de liderar não funciona mais. De fato, a liderança deixou de ser um cargo para ser um estilo de fazer acontecer. O líder é cada vez mais um maestro que precisa orquestrar os recursos que cada um possa desenvolver ao máximo seu
potencial criativo e gerar inovação de valor. A palestra mostra na prática como você pode incorporar a liderança criativa em empresas de todo porte e segmento.
Com 25 anos de atuação em projetos inovadores, Menta é professor de Inovação e Design Thinking na Pós-Graduação da ESPM, consultor do SEBRAE Nacional e representante brasileiro em Paris junto ao NetExplo – fórum acadêmico da UNESCO que identifica as inovações que mudam o mundo. Ele parte do princípio que todos podem desenvolver as competências da Liderança Criativa para unir conhecimento prático e teórico aos participantes.
O design thinking é uma abordagem que se baseia em pilares como a empatia, a colaboração e a experimentação. Nessa palestra, Marcelo Pimenta mostra como é possível gerir e liderar pessoas a partir do mesmo conceito. Ele mostra que, com comunicação, criatividade e inovação é possível encontrar uma nova forma de liderar.
Brainstorm, feedback… O uso de termos em inglês, buzzwords, jargões muitas vezes afastam o curioso. Ele passa a achar que a liderança não é para ele, que é muito difícil, que precisa estudar muito – quando na verdade muitas pessoas tem algumas habilidades já desenvolvidas – e claro, tem outras que ainda precisam ser trabalhadas. Mas tudo isso é explicado de forma simples, com linguagem adequada ao público.
Não só “o que”, mas Menta sai do campo das ideias e apresenta “o como”. Com dicas de ferramentas, livros, vídeos e artigos, ele mostra os caminhos práticos para que o público mude o mindset e inove verdadeiramente na liderança. É preciso montar sua caixa de ferramentas para a liderança criativa e ele ajuda nisso.
Muitas pessoas pedem “quero uma palestra motivacional”. A gente entende que a motivação é algo que vem de dentro para fora. O que conseguimos é dar uma visão otimista da realidade, de mostrar o que é possível – mas mostrando os riscos e os desafios que – de fato – fazem parte da Liderança Criativa.