Marcelo Pimenta

Como vender mais pelo WhatsApp – Entenda de forma descomplicada

vendas pelo whatsapp

Aprenda a utilizar as ferramentas para vender mais pelo WhatsApp, criar relacionamento com os clientes e dicas de como se comunicar melhor com eles por esse aplicativo.

 

Você sabia que 78% dos clientes querem a opção de enviar mensagens de texto para as empresas?

Há uma necessidade real de modernizar as comunicações com o cliente. A maneira como as empresas se comunicam com os clientes precisa refletir como o mundo mudou desde o início das mensagens de texto. 

É preciso entender também que em tempos de pandemia, o nosso comportamento teve que mudar, e passamos a utilizar mais os meios digitais e nosso cliente também está utilizando mais esses meios de comunicação e se acostumou com suas facilidades

Para as empresas, isso representa uma oportunidade imensa de criar conexões de marca com seus clientes – e muito mais. E, para isso, o aplicativo mais querido é o WhatsApp.

O Whatsapp tem vários recursos voltados para empresas e, com todo esse cenário, é preciso utilizá-lo bem. Nesse post, você vai conhecer esses recursos e entender como eles podem te ajudar a vender mais.

Separei as informações mais importantes e necessárias da conversa que aconteceu entre o Julio Bessa, Branquinho e eu e também adicionei outros dados essenciais aqui.

Por isso, recomendo que, depois que você ler esse artigo, veja o vídeo com mais dicas que eu, o Julio e o Branquinho passamos para você. E então, vamos lá?

 

Por que usar a versão Business para vender mais pelo WhatsApp?

O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita e que facilita a vida do empreendedor e do cliente. 

E se tem uma coisa sobre vendas que todos deveriam entender é que: você deve fazer tudo o que facilita a vida do cliente para que ele faça negócio com você. 

A versão Business oferece a facilidade de conectar com as pessoas através de texto, áudio, vídeo, melhorando relacionamentos e ainda possui ferramentas que aumentam a produtividade, organização e atendimento ao cliente. 

Algumas das principais aliadas, além das que já vou te falar aqui, são:

  • Catálogo de produtos;
  • Exibição dos dias e horários de atendimento;
  • Exibição do endereço físico;
  • Adição do link do seu site, blog ou rede social para o cliente seguir;
  • Verificação de conta comercial;
  • Respostas automáticas;
  • Entre outros recursos para tornar as vendas pelo WhatsApp mais automatizadas e simples.

 

Veja como utilizar as ferramentas do app e vender mais pelo Whatsapp

Como usar etiquetas?

As etiquetas são um recurso muito útil, tanto para um melhor atendimento ao cliente como para uma produtividade e organização maior. 

Esse recurso permite que usuários marquem conversas importantes e atribuam etiquetas coloridas com temas específicos para mensagens. A ferramenta também permite criar marcadores personalizados para conversas. 

Dessa forma, é possível ter mensagens e contatos de clientes, fornecedores, colaboradores e assuntos internos definidos e listados de forma fácil e inteligente no WhatsApp.

 

Veja como você pode aplicar esse recurso:

  • Marcador de importância: classificar as mensagens por importância (mais interessantes para responder comercialmente).
  • Classificar chats por tipo de negócio: se o seu negócio oferece diferentes produtos e serviços, classifique quais são tratados naquela conversa. Exemplo: marcador verde para clientes que desejam comprar carro, marcador vermelho para clientes que desejam fazer uma revisão. 
  • Etiquetar informações do cliente: coloque informações relevantes sobre o cliente para saber logo com quem está falando. Essa dica é válida principalmente quando se tem mais pessoas na equipe utilizando o mesmo WhatsApp para vendas. 

Como usar a lista de transmissão?

A primeira coisa que precisa ficar clara sobre essa ferramenta é: ela NÃO é um recurso de SPAM!

A lista de transmissão é uma ferramenta útil para manter contato com clientes e clientes em potencial, transmitir suas mensagens e ofertas. 

Essa ferramenta pode sim ser encarada como uma máquina de vendas pelo WhatsApp, mas essa comunicação não deve ser confundida com apenas propaganda.

A verdade é que, como tudo em marketing e vendas, a lista de transmissão também é uma conversa, um diálogo. 

Portanto, quando for utilizar esse recurso, inicie a conversa. Faça perguntas!

  • “Oi, tudo bem?”
  • “Já conhece tal coisa?”
  • “Você viu o meu evento semana passada? O que achou?”

 

Não mande tudo de uma vez. Deixe seu cliente te responder! 

Se você manda um monte de informações de uma vez na lista de transmissão, a taxa de resposta é menor, pois as pessoas visualizam e percebem que é uma propaganda.

Então, inicie o diálogo, tenha um relacionamento. E quando as pessoas te responderem, você manda pra um a um qual é a oferta que você tem. 

Dá mais trabalho? Dá. Mas é esse o trabalho que dá resultado. 

Nesse tópico, é importante dizer: se o número da sua empresa não está cadastrado no como contato no celular de quem está na lista, as pessoas não visualizam essa mensagem. 

A dica aqui é: assim que a pessoa entrar em contato com sua empresa, seja pelo site, pelo “arrasta para cima” ou outro meio, inicie a conversa e pergunte se ela quer participar da lista de transmissão, e então peça a ela que salve o seu número. 

vendas pelo whatsapp

Como e quando usar grupos para gerar vendas no WhatsApp?

Muitas pessoas utilizam mal os grupos de WhatsApp: ficam só no “compre aqui”, “olhe essa oferta”.  Ao invés de criar relacionamentos, as pessoas tentam empurrar serviços e produtos. E isso é muito errado. 

Repito: Lembre-se que marketing é uma conversa. Um diálogo. É gerar valor. Portanto, é preciso usar os grupos de forma estratégica.

Panfletagem digital é ruim. O ambiente fica chato. Ninguém entra numa rede social para ver propaganda, mas quando a oferta está alinhada com a estratégia, as pessoas vão prestar mais atenção.

Portanto, a resposta sobre como e quando usar grupos é: quando puder, desde que de forma estratégica. 

 

E o que é essa forma estratégica?

É usar os grupos para manter contato com os clientes e também informar, ajudar e educar as pessoas. Alguns passos descomplicados para te ajudar com isso e criar uma máquina de vendas pelo WhatsApp são:

  1. Procure grupos que tenham a ver com o seu negócio e público alvo;
  2. Escolha uma dor, uma dificuldade, uma necessidade que seus clientes em potencial têm;
  3. Crie ou utilize um grupo para sanar isso, se tornando uma referência sobre aquele assunto e gerando autoridade para você e seu negócio. 

Por exemplo, você pode todos os dias enviar nos grupos alguma notícia ou dica que ache interessante e toque nas necessidades que você identificou que pode sanar com seu negócio. 

Se você tem dúvidas de como fazer isso com mais maestria, dá uma passada no meu canal do YouTube; lá, onde você pode ver várias aulas como essa que vão te auxiliar em vendas e empreendedorismo, de forma descomplicada e criativa. 

 

Uso as auto-respostas

Esqueça o óbvio de mandar mensagens de indisponibilidade na auto-resposta. Entenda que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea, e se você não puder responder naquele momento, simplesmente não abra o whatsapp e não visualize.

Existem formas mais inteligentes de usar esse recurso do que uma simples mensagem de “no momento não podemos atendê-lo, mas entraremos em contato em breve”. 

Você pode, por exemplo, colocar informações relevantes, como: horário de funcionamento, mapa da empresa, site, informações e catálogo.

Outro recurso muito útil é o de atalhos. 

Todo negócio tem perguntas mais frequentes (FAQ), e você pode esquematizar a melhor resposta para aquele tipo de pergunta e então atribuir um atalho (por exemplo, “/preço”) para utilizar na hora de responder. 

Faça uma lista dessas perguntas frequentes, e com calma, dedicação e tempo ache a melhor resposta para essa pergunta e crie um atalho.

O trio mágico para vender mais pelo WhatsApp

Existe um “trio mágico” para melhorar as vendas pelo WhatsApp, que é:

Imagem – Texto – Áudio

O que isso quer dizer? Quando o cliente entrar em contato com a sua empresa pelo WhatsApp, você deve entender o que ele disse e então: 

  • Enviar uma foto do produto e serviço;
  • Completar com um texto falando sobre todas as características e benefícios do que ele perguntou;
  • Chamar a pessoa por áudio para finalizar.

1 – Imagem: mande uma foto bonita e com qualidade, falando sobre o produto ou serviço que o cliente perguntou. 

2 – Texto: não pode ser muito longo, deve ter alguns atalhos mentais e já apresentar características, vantagens e benefícios do produto e serviço.

3 – Áudio: Depois de mandar a imagem e o texto, mande um áudio curto, com menos de um minuto, chamando a pessoa pelo nome, com bastante persuasão. 

Com o trio mágico, é muito fácil aumentar a conversão e estabelecer conexões com as pessoas. Tem gente que é mais auditiva, outra mais visual, então, se você pegar esses 3 elementos, acaba gerando uma conexão muito maior. 

Para melhorar ainda essa técnica, existe mais um elemento que faz esse trio virar o quarteto fantástico: o vídeo. 

 

O elemento que transforma o trio mágico em um Quarteto Fantástico

Apesar dos nomes dados a essas técnicas, vou deixar de novo bem claro: em vendas, não existe milagre ou mágica, existe relacionamento. 

O propósito de utilizar o trio mágico consiste justamente em criar relacionamento. Mas, para alguns clientes, ele ainda não é o suficiente, e falta algo a mais para que ele efetue a compra e é responsabilidade de quem vende inspirar confiança. 

Quando falamos sobre vender mais pelo WhatsApp, o vídeo é um recurso que gera essa confiança e credibilidade. 

Então, o cliente tem dúvidas, por exemplo, sobre um carro? Grave um vídeo na hora, falando o nome dele, entre no carro e vá mostrando o carro e seus benefícios. Não é para ser um conteúdo super produzido, é para gravar ali na hora mesmo.

“Ah mas eu tenho vergonha, eu não estou bem arrumado”

 

Não é sobre você. É sobre você inspirar confiança nos seus clientes. É sobre ajudar o outro!

Então, se você quer vender mais pelo WhatsApp, tenha isso em mente.

E não se acomode! Um bom vendedor precisa estar sempre de olho nas melhores ferramentas, técnicas e mudanças no mercado cada vez mais competitivo. 

Não há competição para quem tem preparo. É por isso que eu te convido a conhecer o meu Curso de Vendas Descomplicadas, na Udemy. 

No curso você vai aprender:

  • Recuperar o orgulho de ser vendedor
  • Funil de marketing e vendas
  • Marketing e vendas andam juntos
  • As fases de um processo de vendas
  • Como fazer vendas complexas

Não perca tempo, vender mais pelo WhatsApp pode ser incrivelmente fácil com essa decisão.

Ah, e não se esqueça de dar um play no vídeo do início deste artigo e conferir a conversa que deu origem a esse post entre o Julio, Branquinho e eu; tem mais informações no vídeo que não estão neste artigo.

Confira também o bate papo anterior que tivemos, sobre o mesmo tema, para mais dicas, acessando o post Uso do WhatsApp nos negócios revoluciona o jeito de vender e atender, e me conte depois o que achou dos resultados nas suas vendas aplicando essas dicas, lá no meu Instagram!

Até a próxima!

Postado por Marcelo Pimenta

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