Quero começar com uma provocação: O que é o sucesso para você?
Podemos entender que o sucesso é a satisfação em ter uma meta da nossa vida realizada.
Você têm a suas metas por escrito?
Pelas minhas pesquisas, infelizmente, nem 5% dos empreendedores tem uma meta clara. Se eu não tiver uma meta definida para alcançar eu nunca vou conseguir chegar no sucesso.
E assim foi o início do Programa “Transformação Empreendedora”, comandado por Paola Tucunduva. Confira!
Empreender com Propósito
Para empreender com propósito é preciso ter paixão pelo negócio, acreditar no produto ou serviço que eu tenho, ter um objetivo a alcançar e ter o sentimento de que estou caminhando rumo a minha missão de vida.
Quando eu consigo dar sentido para as coisas que faço, eu consigo ser protagonista da minha vida e conduzi-la na direção que eu quero.
Fórmula do sucesso:
Passo 1 – Sonho
O sonho é a semente da meta e não a meta. A meta precisa ser concreta, clara, específica, mensurável, com uma data definida para acontecer.
Transforme o seu sonho em uma meta!
O empreendedor precisa ter paixão pelo seu negócio. Existe um conceito japonês chamado Ikigai que é quando você consegue encontrar um ponto em comum entre a sua paixão, vocação, missão e profissão.
Paixão: O que eu amo?
Se eu não tivesse que ganhar dinheiro nem agradar ninguém, o que faria?
Vocação: No que eu sou bom?
Quais são os seus principais dons e talentos? No que você realmente é bom?
Missão: Do que o mundo precisa?
Como o que você gosta vai ajudar as pessoas? O que o mundo precisa e você pode contribuir?
Profissão: O que eu posso ser pago para fazer?
Que tipo de produto ou serviço agrega valor e as pessoas estão dispostas a pagar por isso?
O empreendedor precisa ser apaixonado pela dor do seu cliente e para isso é preciso de conectar com ele:
- Qual é a dor/problema?
- Como o meu produto resolve esse problema?
- Porque alguém compraria o meu produto?
- Para quem vou vender? Quem é meu público?
Passo 2 – Atitude/comportamento
Ter um objetivo, um forte significado pessoal é muito importante, mas não adianta nada se eu não fizer a minha parte. Não podemos ficar somente nas metas, precisamos agir!
Um conceito que aprendi no livro os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen R. Covey foi que entre um estímulo (algo que te aconteceu) e como você vai responder a isso, existe um espaço de escolha. Você pode não ter controle sobre o que te aconteceu, mas em como você vai responder ao que te aconteceu, você tem 100% de escolha.
Você nunca vai ser vítima de uma situação porque você sempre terá escolha de como reagir!
Qual é a sua escolha? Você tem sido a vítima da situação ou o protagonista da sua vida?
A base de tudo isso está no conceito do Lócus de controle: Como que eu vou buscar a razão para as coisas que acontecem na minha vida.
Quando procuramos a causa de um resultado nosso em algo externo, só temos uma alternativa que é nos sentirmos vítimas da situação.
Quando assumimos a responsabilidade do resultado e olhamos para aquilo que temos influência. Temos vontade de agir porque sabemos que podemos mudar.
Você não pode resolver tudo, então faça bem a sua parte!
Uma pesquisa concebida pelas Nações Unidas e realizada pelo professor Dr. David McClellan buscou as características dos empreendedores de sucesso.
1 – Estabelecimento de Metas – Ter uma visão de longo prazo, ter uma meta com forte significado metas mensuráveis.
2 – Busca de Oportunidades e Iniciativas – Onde estão as oportunidades que irão me ajudar a atingir a meta que eu quero.
3 – Busca de Informações – Usar informações que ajudem a chegar na minha meta.
4 – Planejamento e Monitoramento Sistemático – Planejar é traçar o caminho que eu vou fazer para chegar na minha meta.
5 – Correr Riscos Calculados – Avaliar os riscos envolvidos e agir para reduzir os riscos e aproveitar as oportunidades.
6 – Exigência de Qualidade e Eficiência – Ter um produto ou um serviço de boa qualidade, entregue a tempo, num custo compatível com o que mercado está disposto a pagar.
7 – Comprometimento – Estar comprometido com o seu sucesso e com a transformação do seu cliente.
8 – Persistência: A paixão do empreendedor é algo essencial para ser persistente e vencer todos os desafios.
9 – Persuasão e Redes de Contato – Arte de convencer e vender.
10 – Independência e autoconfiança – Prática de todas as outras competências.
Passo 3 – Fé
Entender que o tempo do universo, o tempo de Deus, às vezes não é mesmo tempo que o nosso e que é preciso acreditar. Pra você ter uma meta, você precisa ter fé em algo que não existe, porque a meta é intangível.
Quando você estabelece uma meta, acredita naquilo mesmo sendo algo invisível e faz a sua parte, você consegue chegar no resultado.
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