Como medir retorno sobre Investimento em Marketing?
Esse foi o tema desse episódio do Programa Mentalidade Protagonista com a participação de Rodrigo Louzich, empreendedor desde 18 anos, que compartilhou conosco sobre algumas métricas para mensurar os resultados do seu investimento e criar um negócio de sucesso.
Hoje com todo conteúdo disponível na internet o que precisamos é ter paciência para aprender, tempo para praticar e esperar esses resultados acontecerem.
ROI: Retorno sobre o investimento
É um indicador que permite saber quanto de receita uma determinada campanha trouxe, podendo ser com mídia paga, novas ferramentas, entres outros.
Roi é usado em marketing mas também pode ser aplicado em outras coisas. É um conceito que visa entender o resultado sobre um investimento perfeito.
Exemplo: Qual o retorno do investimento que eu faço no meu Instagram ou Facebook?
Custo do Investimento: R$ 5.000,00
Retorno do Investimento: R$ 8.000,00
O cálculo será: (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Esse resultado pode ser multiplicado por 100 para transformar o valor em percentual (%)
Nesse caso o ROI será: 60%
O investimento pode também não ser em mídia paga, por exemplo, contratar uma pessoa para ligar pra uma lista de clientes, com um investimento R$ 2.000,00 e o retorno que ela me trouxe de R$ 5.000,00..
Não adianta criar um planejamento, um objetivo em marketing e não verificar se esse retorno foi positivo, por isso o ROI é uma métrica muito importante para medir o retorno do meu investimento.
CAC: Custo de Aquisição dos clientes
Visa a entender o quanto eu gasto ou o quanto eu invisto para adquirir um cliente.
É o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas divididos pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.
Essa é uma métrica muito importante para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
Fórmula: (Gastos em marketing + gastos em vendas) / quantidade de cliente obtidas no mesmo período
LTV – Lifetime Value ou valor do ciclo de vida do cliente
Uma métrica que funciona muito para negócios com receitas recorrentes.
Refere-se a todo o valor que o cliente gasta com a empresa durante todo o seu relacionamento com ele. É muito interessante quando se conhece o tempo médio em que o cliente fica na base.
Com o CAC e o LTV você cria uma balança: quanto você gastou para adquirir um cliente e quanto ele vai adicionar ao tornar-se cliente.
A nova realidade do Inbound Marketing
Marketing Tradicional:
Marketing Interruptivo
Volume de Leads
Foco na venda
Cold call e cold e-mail
Marketing Novo:
Marketing permissivo
Qualidade de leads
Foco no cliente
Blog SEO, Marketing de Conteúdo
Antigamente o esforço era maior em vendas do que em marketing, hoje já é o contrário, o esforço é muito maior no marketing e pequeno em vendas.
É preciso gerar conteúdo e informações para atrair o cliente. Se o cliente já conhece você e o seu produto, o seu contato com ele será muito mais fácil.
Para isso é preciso qualificar melhor, entender o seu cliente alvo, e trabalhar nas redes sociais, postar fotos de clientes no Instagram, eventos no Facebook. Tudo o que possa atrair o seu público alvo.
Hoje o time de marketing trabalha muito próximo de vendas, principalmente com a adesão das redes sociais.
Medir efetividade dos canais de marketing
Defina um objetivo específico do canal e depois defina qual o seu ROI. Cada canal normalmente tem uma melhor resposta a sua persona ou público-alvo.
Exemplos:
- Aumentar o trafego de seu site/blog (visitantes).
- Aumentar o número de pessoas que enviam mensagem pelo Fale Conosco.
- Aumentar o número de pessoas que acessam meu site e baixam o e-book X.
- Aumentar o número de contatos recebidos via chat e/ou mensagem inbox no Facebook e Instagram.
- Aumentar o número de visitantes da minha loja.
- Aumentar o número de ligações recebidas.
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