ECONOMIA DA PAIXÃO

Agora é possível ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama!

Venha fazer parte desse movimento. Sejam bem-vindos à Era da Economia da Paixão!

Defino “Economia da Paixão” como um novo momento da sociedade e dos negócios. A combinação de vários fatores possibilitam que cada pessoa, independente de origem, classe social, condição econômica, possa criar um plano para viver a vida que deseja.

Os principais pontos que impulsionam essa nova forma de criar valor são algumas mudanças que foram aceleradas a partir da pandemia de 2020:

  • a era das redes / busca por conveniência e comodidade
  • o novo consumidor / o poder dos nichos
  • a economia criativa / economia do conhecimento
  • a economia da longevidade / economia circular
  • work anywhere (trabalhe em qualquer lugar)
  • conexão com o propósito / vida natural
  • era de aquário / negócios colaborativos

Economia da paixão: é possível ter o estilo de vida que você quer

Todas as formas de vida se transformaram ao longo dos anos. Impulsionado pelos processos de mudanças sociais, políticos, vimos “novos mundos” nascendo. Como a base dessa nova maneira de vermos e vivermos no mundo, a economia como processo de explicação da nossa existência nos apontou caminhos, que chamamos de “onda”. Vivemos a primeira da agricultura; A segunda onda foi a mecânica e a indústria; A terceira onda foram as redes e o conhecimento. Agora vivemos a quarta onda, a paixão.

Nesse novo momento, cada um pode exercer sua LIBERDADE como quiser: seja numa agrovila ecológica budista no interior de Viamão; Como um executivo na Faria Lima; Com a criação de uma startup fintech no Porto Digital do Recife; Surfando na economia da paixão, tendo uma vida nômade e pegando onda para ver o que há além da arrebentação.

Sendo mais objetivo, a economia da paixão não está baseada APENAS na agricultura, ou na indústria, ou ainda no conhecimento conectado pelas redes. Envolvendo todo esse sistema complexo de produção e de vida, as pessoas começam a despertar para aquilo que é o mais importante – o interior delas mesmas.

Não que a paixão não estivesse presente, também, nos bilhões de construções e empreendimentos produzidos desde que o homem passou a andar ereto na Terra (mas nunca com essa proporção e intensidade). É aqui que vemos florescer a “era da paixão”.

Mudanças geram oportunidades

Vivemos o tempo amplo das mudanças, e essas por sua vez, trazem oportunidades. Uma delas nos provoca a aproveitarmos tudo o que temos à disposição para pensar em nós, em quem somos, no que amamos e no que podemos fazer com o melhor de cada um de nós.

O protagonista dessa economia precisa ter alguns atributos, que podem ser desenvolvidos ou fortalecidos de forma ilimitada. Cada um pode subir a montanha até a altura que quiser. Quanto mais alto, mais esforço e preparação é preciso ter para chegar lá.

Proponho o delineamento de cinco atitudes do protagonista da paixão, cada qual com diferentes características de poder (e ferramentas):

– ATITUDE 1:  Abraça a vida criativa sem medo, tem o PODER da Criatividade;
– ATITUDE 2 : Vive seu Ikigai, tem o PODER do Propósito
– ATITUDE 3: Está em busca do fluxo, tem o PODER da Resiliência e antifragilidade
– ATITUDE 4: Pratica autocuidado e sabe que é preciso aprender ao longo da vida, tem o PODER do Autoconhecimento
– ATITUDE 5: Exercita diferentes formas de pensar, tem o PODER do Design.

Textos

Podcasts sobre Economia da Paixão

E para encerrar o bloco de perguntas e respostas desse especial da Economia da Paixão trago para vocês:

– Minimalismo – Como aplicar na Economia da Paixão?

– Novo perfil do profissional da Economia da Paixão.

– Prejuízos de não se integrar à Economia da Paixão.

– A Economia da Paixão é a economia do futuro?

O episódio 173 é um especial da Economia da Paixão. Neste episódio respondo 3 perguntas enviadas pelos jornalistas Flávia Gabriela Rosa e Michael Keller sobre meu novo livro – Economia da Paixão, como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama.
1a pergunta: Do que trata o tema economia da paixão?
2a pergunta: Como ganhar dinheiro fazendo o que ama?
3a pergunta: Os empregados estão exigindo empresas que os façam felizes?

Você já ouvir falar em Economia da Paixão? Esse é o meu novo Projeto, meu novo livro!
E neste episódio “alto astral”, falo sobre como transformar sua paixão em um estilo de vida com o Psicólogo Ricardo Chaves.

Você sabia que no Brasil, cerca de 90% das pessoas estão infelizes no trabalho? É um número muito alto e com consequências ainda piores: infelicidade, noites mal dormidas, enfermidades, uso de remédios, e a sensação de que a vida está passando e você não é o dono do teu próprio destino.

Primeira entrevista de pré-lançamento do meu livro – Economia da Paixão, eu tive muita alegria de começar o ano com essa oportunidade, a entrevista aconteceu dia 05/01/2021 para o Canal Câmara de Campinas – SP.

E para espalhar esta notícia, Marcelo Pimenta participou de uma entrevista para a “Tua Rádio”, explicando o conceito e gerando muita reflexão.

Vídeos

O que é Economia da Paixão?
Economia da Paixão – Como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama
Entenda a economia da paixão e encontre o caminho do sucesso

# CONTEÚDOS PARA TE INSPIRAR PAIXÃO

Paixão por inovação na gestão | José Salibi Neto

Paixão por investimentos | Pablo Spyer

Paixão por esporte | Oscar Schmidt

Paixão por estilo | Patricia Parenza

Paixão por gerar valor | Alvaro Schocair

Paixão por bicho e planta | Ále Nahra

Paixão por favela | Preto Zezé

Paixão por diferenciação | David The Camelot

Sobre Marcelo Pimenta

Economia da Paixão Marcelo PimentaÉ o descomplicador criativo, professor, palestrante e empresário, é apaixonado por empreendedorismo, criatividade e de inovação nos negócios. Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico, consultor credenciado ao Sebrae Nacional, único representante brasileiro no Conselho Acadêmico NetExplo junto a Unesco, em Paris. Tem vinte e cinco anos de experiencia em gestão de projetos e produção de conteúdo para as mais diferentes plataformas. Acesse os vídeos do Youtube, podcasts, textos do blog e mídias sociais. No Instagram, siga @marcelopimentainovador. Saiba mais.

#PALESTRAS
#CURSOS
#WORKSHOPS

Inspire sua equipe. Renove sua criatividade. Aprenda a inovar na prática.

#PALESTRAS
#CURSOS
#WORKSHOPS

Inspire sua equipe.
Renove sua criatividade.
Aprenda a inovar na prática.

Menu
WhatsApp chat