Marcelo Pimenta

Como se desenvolver profissionalmente através de cursos gratuitos

Você quer se desenvolver profissionalmente, mas não sabe por onde começar, ou, ainda, não tem tempo ou recursos financeiros para investir em cursos ou diplomas?

Pois saiba que isso é possível. Me diga: 

Quantos executivos de sucesso, profissionais, empreendedores e empresários tiveram uma formação acadêmica precária, vieram de famílias humildes, não tiveram condições de estudar no exterior, ou ademais oportunidades, e construíram impérios empresariais?

Enquanto isso, alguns nasceram em berços de ouro, herdeiros, ambiente profissional propício e não conseguem ser grandes empresários. 

Existe um motivo para isso. E nesse post vou te ensinar sobre esse motivo e como se desenvolver profissionalmente, além de te entregar 16 cursos gratuitos, escolhidos a dedo, abordando o que há de melhor e mais relevante para não só se constituir em aprendizado e habilidades técnicas, mas em uma nova postura essencial para as demandas atuais de mercado e do futuro.

Continue lendo para descobrir o caminho do VERDADEIRO desenvolvimento!

 

A necessidade de se qualificar profissionalmente 

A taxa de desemprego no Brasil atingiu o recorde de 14,7% no primeiro trimestre de 2021. A pandemia intensificou um problema do qual o nosso país já sofre há tempos, causando falta de esperança para muitos brasileiros de todos os setores.

No entanto, apesar desse cenário assustador, há um outro dado: ao mesmo tempo que temos essa taxa de desemprego recorde, tem vagas abertas em empresas inovadoras – pois não tem pessoas qualificadas para preenchê-las! 

Esse cenário mostra a necessidade de se qualificar profissionalmente e foi até motivo de eu lançar uma iniciativa chamada “100 mil inovadores”, que tem como objetivo qualificar profissionais e formar 100 mil inovadores, através de 10 cursos  gratuitos (se você quiser saber mais sobre essa iniciativa, como participar ou apoiá-la, clique aqui). 

Mas apenas aprender novas habilidades técnicas ou adquirir conhecimento não são suficientes para que você se desenvolva profissionalmente. E é isso que veremos a seguir. 

Quais são os primeiros passos para se desenvolver profissionalmente?

O desenvolvimento da mentalidade protagonista é o primeiro passo para se desenvolver profissionalmente. É preciso conhecer o cérebro – a forma que pensamos, reagimos e como podemos controlar tudo isso em prol do nosso desenvolvimento. Feito isso, é preciso desenvolver-se em Inner, Soft e Hard Skills. 

Para entender mais sobre Inner, Soft e Hard Skills, você pode conferir meu post sobre o assunto:



Esse post visa abordar de forma completa o que é necessário para que você consiga se desenvolver profissionalmente. Ou seja, em primeiro lugar, explicarei como nosso cérebro funciona, e como você pode controlar sua mentalidade para ser um protagonista, de acordo com as mais recentes descobertas da ciência. 

Além disso, irei propor uma trilha com cursos gratuitos para que você se desenvolva profissionalmente de forma sistêmica, abrangendo mentalidade, marketing e vendas, inovação, liderança e execução. 

Preparado para começar? Então vamos lá!

Desenvolver profissionalmente: uma questão cerebral? 

Essencialmente, o desenvolvimento profissional é sim uma questão cerebral. E não é somente sobre a capacidade de aprender habilidades técnicas ou sociocomportamentais, mas também a capacidade que temos como seres humanos de captar e experimentar o mundo, interpretar, reagir, adaptar e tirar o melhor proveito disso, de forma consciente. 

É como eu sempre falo: não importam os fatos, mas como reagimos a eles. Mas será que podemos treinar o nosso cérebro para reagir da forma certa para que tenhamos melhor desenvolvimento, aproveitamento e tomarmos melhores decisões? 

A boa notícia é que, a tecnologia conseguiu chegar em um patamar onde é possível monitorar o jeito do nosso cérebro pensar. E conhecendo isso, podemos otimizar nosso cérebro em prol do nosso desenvolvimento.  

Essas descobertas são bem recentes e justificam e mostram o porque nosso comportamento, de certa maneira, se remete a nossa origem animal. 

A forma de pensar, o jeito que encaramos a realidade é uma decisão nossa. Nós temos uma fisiologia, ou seja, o jeito do cérebro funcionar, que nos permite tomar uma decisão frente a realidade e é sobre isso que vamos falar, como ter um comportamento protagonista para aproveitar essas oportunidades. 

Para que você entenda sobre isso e consiga fazer o seu cérebro trabalhar a favor do seu desenvolvimento profissional, vamos falar sobre as mais recentes descobertas sobre nosso jeito de pensar, que incluem:

  • Estrutura cerebral trina (cérebro reptiliano, límbico e neocórtex)
  • Mindset fixo e de crescimento
  • Pensamento rápido e devagar
  • Neuroplasticidade

Estrutura cerebral trina

Existem 3 grandes áreas do cérebro que são bem importantes para nossa forma de pensar: cérebro reptiliano, límbico e neocórtex. Embora separadas, elas exercem suas funções em conjunto.

Isso é algo importante para entender como funciona nossa mentalidade, nosso jeito de pensar e reagir. Convivemos com 3 formas de pensar ao mesmo tempo. São elas:

Cérebro Reptiliano

Esta é a parte mais “antiga” do cérebro e praticamente não foi alterada pela evolução. Permanece funcionando da mesma maneira desde que tínhamos nossos ancestrais répteis, e a maneira de se comportar e reagir frente ao perigo e inesperado, continua no nosso comportamento.

Todos os vertebrados compartilham essa parte do cérebro, também chamado de cérebro primitivo, que é usada para comportamentos instintivos necessários para a sobrevivência.

É esse cérebro reptiliano que faz com que o ser humano, em uma situação de perigo, aja de forma muito automática, às vezes reagindo a uma determinada situação sem pensar.

Cérebro Límbico

A segunda área importante é o chamado sistema límbico ou o cérebro emocional, responsável pelas emoções e aprendizado, e é presente exclusivamente nos mamíferos.

Essa parte do cérebro precisa ser bem controlada pelo cérebro racional para que o indivíduo opere com sucesso no mundo moderno. 

Neocórtex

O neocórtex é a parte do cérebro que nos distingue como seres humanos, que é responsável pela capacidade de raciocínio e reflexão. 

  • lógica; 
  • habilidades de raciocínio; 
  • habilidades de pensamento de ordem superior, como análise e resolução de problemas; 
  • fala e compreensão verbal; 
  • criação de significado; 
  • força de vontade; 
  • sabedoria.

Mindset fixo e mindset de crescimento

Existe um estudo da professora Carol Dweck, da universidade de Stanford, sobre mindset, abordado no seu livro “Mindset, a nova psicologia de sucesso”.

Ela concluiu, em suas pesquisas, que todos os seres humanos, sem exceção, reagem as situações de 2 maneiras distintas:

  • A primeira é chamada de mindset fixo
  • A segunda mindset de crescimento

E o que isso significa? 

Para que você entenda melhor, vou ilustrar com um exemplo:

Imagine alguém que está cozinhando em casa uma determinada receita, e, então, nota que não tem um determinado ingrediente.

Uma reação de mindset fixo, nesse caso, é a pessoa reclamar e considerar que tudo aquilo que não deu certo foi culpa dela e ela poderia estar sendo penalizada por conta disso.

“Esse ingrediente era fundamental, agora não vou conseguir fazer a receita, foi em vão.”

Já a reação de mindset de crescimento é quando a pessoa vê em qualquer dificuldade uma oportunidade para melhorar e crescer. 

“Faltou ingrediente? Então vou experimentar com outro ingrediente, quem sabe essa receita irá ficar ainda melhor, ou vou fazer uma nova receita.”

Todos reagimos assim, e o que devemos nos policiar é para buscarmos o mindset de crescimento ao invés do fixo. Isso funciona também no mundo dos negócios. 

Pensamento rápido e devagar

Outra descoberta sobre o nosso jeito de pensar vem do sociólogo israelense Daniel Kahneman, autor do livro “Rápido e Devagar”. Kahneman foi o primeiro psicólogo a ganhar o prêmio Nobel de economia.

Sua análise sobre o jeito de pensar é que as pessoas por muitas vezes tomam decisões baseadas em fatos passados e o corpo tende a se acostumar com isso. 

Para entender melhor, vamos pegar o exemplo de dirigir.  

Quando você aprendeu a dirigir, você ficava concentrado e prestava atenção em cada movimento: passar a marcha, olhar no retrovisor, conferir o cinto de segurança, olhar para os lados num cruzamento, etc. Este é o primeiro jeito de pensar, o modo devagar.

Com o passar do tempo, o corpo vai aprendendo e você começa a dirigir de uma forma a qual Daniel Kahneman chama de modo rápido, onde a pessoa instintivamente entra no carro, coloca a chave, embreagem, sai, e não pensa sobre o que está fazendo, já automatizou esse jeito de pensar. 

Isso nos mostra que tendemos a tomar decisões automáticas quando na verdade deveríamos analisá-las de forma devagar.

Imagine, por exemplo, uma situação de negócios comum: o cliente reclama do preço.

Se você automatizou a resposta (modo rápido), talvez diga ”ah, então vou dar um desconto”.

Você já deu desconto outras vezes nesta situação, e não toma um tempo para refletir que existem outras condições de argumentar, ver uma outra forma de pagamento, oferecer um produto ou serviço adicional, raciocinando um pouco mais antes de tomar uma determinada decisão (modo devagar). 

Isso pode nos trazer grandes prejuízos, pois, quando começamos a automatizar decisões que deveriam ser estratégicas, na maior parte das vezes, tomamos decisões erradas. 

Quando refletimos um pouco mais sobre as decisões, elas são mais certeiras e inovadoras. E isso é parte da mentalidade protagonista, que leva ao desenvolvimento profissional, buscando soluções mais criativas para problemas que já existiam. 

Neuroplasticidade

Hoje, sabe-se que o cérebro possui a notável capacidade de reorganizar caminhos, criar novas conexões e, em alguns casos, até criar novos neurônios – um conceito chamado neuroplasticidade, ou plasticidade cerebral.

Quando aprendemos algo novo, criamos novas conexões entre nossos neurônios. Nós reconfiguramos nossos cérebros para se adaptarem a novas circunstâncias. Isso acontece diariamente, mas também é algo que podemos incentivar e estimular.

Portanto, a neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de desenvolver áreas através do exercício.

Ser protagonista é uma escolha, e essa escolha leva ao desenvolvimento profissional

Agora que você já aprendeu como o nosso cérebro funciona, é preciso saber como usar isso ao seu favor. Vamos lá!

Voltando ao empreendedorismo e à pergunta que fiz no início deste post:

“Quantos executivos de sucesso, profissionais, empreendedores, empreendedores e empresários tiveram uma formação acadêmica precária, vieram de famílias humildes, não tiveram condições de estudar no exterior, ou ademais oportunidades, e construíram impérios empresariais?

Enquanto isso, alguns nasceram em berços de ouro, herdeiros, ambiente profissional propício e não conseguem ser grandes empresários.” 

Isso se deve, na grande maioria dos casos, à mentalidade.

E é por isso que insisto em destrinchar sobre o assunto antes de propor a trilha de cursos gratuitos para o seu desenvolvimento profissional. Afinal, não há como se desenvolver com uma mentalidade que não seja protagonista, é um esforço em vão.

Se desenvolver profissionalmente e como ser humano, muitas vezes, é sobre não se conformar sobre aquilo que lhe foi dado. É tomar uma decisão, uma atitude, ter uma espécie de rebeldia, não se importar de onde veio, mas sim onde quer chegar.

“Ah minha personalidade é assim” , “Não tenho como mudar” , “Eu não tenho como aprender inglês”, etc. – Esses são exemplos das mentiras que são ditas para nós e que (na maioria das vezes) acreditamos. 

Enquanto há, sim, de fato, pessoas que têm maior propensão a exercer determinadas habilidades, as pesquisas citadas acima mostram que é capaz desenvolver habilidades que você imaginou que não poderia, e isso tem a ver com o comportamento protagonista. 

Você não precisa adotar uma postura de vítima, achando que o mundo e fatores externos controlam suas decisões, e sim tomar para si essa capacidade decisória. Isso é uma escolha, uma possibilidade que nos é dada e cabe a nós fazer acontecer. E nos mostra que é possível nos transformarmos em quem queremos. Você não precisa nascer sabendo, mas pode aprender. E saber fazer as escolhas corretas. 

Isso é fundamental para entender que ser protagonista é uma escolha, assim como ter um negócio de sucesso é. E para isso é necessário desenvolver alguns comportamentos. Todos nós podemos aprender através do exercício de como chegar lá. 

Quais são os comportamentos do protagonista empreendedor?

1 – Lócus de controle interno vs. externo

Lócus de controle interno e externo é outro conceito que você deve entender para criar uma mentalidade protagonista e assim ter um maior desenvolvimento pessoal e profissional. 

Esse conceito é sobre aquilo que temos controle (lócus de controle interno) e sobre aquilo que não temos controle (lócus de controle externo).  

Não adianta ficar reclamando sobre algo que não temos controle (lócus de controle externo). Exemplo: reclamar que o Facebook anda lhe prejudicando sobre o número de visualizações e abrangência do conteúdo das publicações da sua empresa. O Facebook é uma empresa privada, da qual não podemos tomar decisões. 

O que podemos fazer é, em cima disso, ter uma abordagem dentro daquilo que podemos fazer (lócus de controle interno), como: melhorar a estratégia de publicações, optar por e-mail marketing, mensagem direta, utilizar o WhatsApp para chegar aos clientes, aumentar a presença off-line, etc.

O comportamento do protagonista em relação a vida é se preocupar com as coisas que tem controle. 

2 – Definir, experimentar, redefinir se necessário, mas viver o seu propósito. 

Qual sua missão aqui? Qual a contribuição que você pode deixar?

Não tem certo ou errado, nem grande ou pequeno, quando falamos de propósito de vida. Mas é necessário saber qual é ele, pois, tendo isso claro, você vai tomar decisões muito mais tranquilas e certeiras.

Já dizia o gato de cheshire na obra “Alice no país das maravilhas”:

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.”

O propósito serve para encontrar o seu caminho, inclusive nos negócios. Tendo em mente qual é o seu propósito, você tem um norte para tomar decisões.

  • Devo abrir uma outra loja ou não?
  • Trabalho no final de semana ou não?
  • Contrato um novo funcionário ou não?
  • Devo pegar um empréstimo? 

Isso tudo será muito mais fácil de ser decidido se você tiver o seu propósito definido. 

3 – Faça exercícios e cuide da sua alimentação

Você não tem hoje uma pessoa que pode ser considerada alguém de sucesso pleno se ela não tiver saúde.

Isso porque, é preciso estar em boa forma para enfrentar situações do dia a dia que VÃO acontecer, como as de lócus de controle externo: questões cambiais, concorrência, funcionário que dá problema, nova legislação, crise econômica, etc. 

Se você não tem um físico forte e saudável, você provavelmente terá problemas ao enfrentar situações de stress. Uma má alimentação, por exemplo, causa falta de energia, baixa produtividade, falta de disposição e reduz a formação de anticorpos. Você adoece, não consegue reagir da melhor forma, não consegue focar. 

Por isso, se você quer se desenvolver profissionalmente, cuide de si mesmo, da sua saúde. 

4 – Vigie e treine sua mente

Acima você já aprendeu como nossa mente funciona. Então, treine-a. Assuma controle da sua mente, aprenda a reagir da melhor forma, a controlar seus pensamentos que não fazem bem e quebre automatismos. 

A meditação é uma excelente forma de treinar a sua mente. Conto mais sobre isso neste post: Meditação criativa: será que meditar pode te deixar mais inovador?

Caso queira dar uma pausa na leitura e fazer uma meditação guiada em 10 minutos, clique aqui.

5 – Tenha metas na sua vida, e defina elas de forma S.M.A.R.T.

Seu objetivo ou meta devem ser claros e específicos, caso contrário você não será capaz de concentrar seus esforços ou se sentir verdadeiramente motivado para alcançá-los. Para isso, defina metas baseadas no acróstico S.M.A.R.T, que significa:

S (Specific)

Ao traçar seu objetivo, tente responder às 5W, que são What (o que?), Why (Por que?), Who (Quem?), When (Quando?) e Where (Onde?). Confira:

  • O que eu quero realizar?
  • Por que essa meta é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde está localizado?
  • Quais são os recursos ou limites?

Exemplo:

Um objetivo geral seria “Quero aumentar minhas vendas”. 

Um objetivo mais específico seria “Quero aumentar minhas vendas online do produto x para o nicho y, através do nosso Instagram”.

 

M (Measurable)

É importante ter metas mensuráveis. Afinal, se você não pode medir os resultados, como sabe se seus esforços estão ajudando a chegar nos seus objetivos?

Metas mensuráveis permitem o acompanhamento do progresso e também melhoram o foco, a motivação e o cumprimento de prazos. Defina como as suas metas podem ser medidas e acompanhadas e como saberá quando forem realizadas. 

Exemplos do que pode ser medido: quantidade, qualidade, prazo e custo.

 

A (Attainable)

Como eu disse acima, as metas devem ser alcançáveis, realistas, mas ao mesmo tempo desafiadoras. 

Para tal, você pode refletir em cima das perguntas:

  • Como posso conseguir atingir esse objetivo?
  • Quão realista é a meta, com base em outras restrições, como fatores financeiros?

 

R (Relevant)

Por que isso é importante para o seu negócio? Como essa meta ajuda no seu objetivo de longo prazo? Repita essas perguntas várias vezes seguidas. 

Ninguém estabelece metas à toa. Deve haver um benefício real associado à ela. Qual é esse benefício?

 

T (Time Based): 

Que dia, mês e ano você vai atingir esta meta. Estabelecer limites temporais ajuda a evitar que as tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

6 – Esforço, determinação, disciplina, resiliência e humildade são fundamentais

  • Esforço: não existe caminho fácil para as coisas. Não existe você ter um negócio de sucesso trabalhando pouco.
  • Determinação: saber onde quer chegar e ter determinação para superar todos os desafios e problemas que vão chegar pela frente. 
  • Disciplina: ser líder pelo exemplo. Precisa ter disciplina de ser exemplo pro seu colaborador, cliente, sócio. 
  • Resiliência: sob tensão, poder sobreviver e voltar ao estado normal. Não desanimar nas primeiras dificuldades ou “nãos” que receber. Insistir e persistir.
  • Humildade: ser humilde para perceber se tem algo que você está fazendo errado, onde pode melhorar.

O poder da adaptação no mercado de trabalho no futuro – por Guta Orofino

Para reforçar a importância da capacidade de adaptação e de se desenvolver profissionalmente com um comportamento protagonista, peço que você leia um trecho deste post da minha amiga Maria Augusta Orofino:

“Em um programa sobre o mercado de trabalho no futuro, o Instituto Global McKinsey discutiu sobre o que será exigido dos trabalhadores. E, para se adaptar ao que virá, um dos pontos de destaque é o treinamento de novas habilidades e qualificação para atuar em novos empregos. Será preciso ajudar as pessoas a obterem habilidades mínimas necessárias para começar uma carreira em uma direção completamente nova. Entender o que está acontecendo a partir da transformação digital e vislumbrar oportunidades é o primeiro passo. A partir disso, cada profissional poderá potencializar suas capacidades para desempenhar atividades que estão sendo ou serão exigidas em um futuro próximo.

Pensando nisso, há três pilares que podem ser desenvolvidos para aumentar o poder de adaptação ao mercado de trabalho no futuro. São eles:

  • Inovação: a inovação pode englobar diferentes aspectos, e todos eles importantes, como a inovação aberta, a transformação digital, os negócios exponenciais e as lean startups. Para isso, será fundamental compreender a inovação dentro de um ambiente que motive, inspire e engaje em um ritmo de rápidas mudanças. Também entram novos modelos de gestão, formação de equipes de alto desempenho, conhecimento de mercado e os novos negócios que estão surgindo a partir de startups.
  • Design driven: design thinking, business design e design de serviços formam a tríade do design no mercado de trabalho no futuro. O que significa compreender a transformação dos próprios negócios, pessoas e necessidades. Com isso, ampliando a visão a partir do pensamento do design e a criação de novos modelos de negócios.
  • Design your life: com as mudanças acontecendo em um ritmo sem precedentes, entender onde o profissional está inserido ou poderá crescer em uma nova carreira é essencial. Dentro disso, procura-se aprender sobre propósito de vida, autoconhecimento, modelo de negócio pessoal e planejamento.”

16 cursos gratuitos para se desenvolver profissionalmente

Agora que você já entendeu que o primeiro passo para se desenvolver profissionalmente é se desenvolver pessoalmente e adquirir um comportamento protagonista, finalmente te apresento uma trilha de cursos gratuitos que, com certeza, irão melhorar as suas habilidades. 

Os cursos estão separados em 4 áreas principais: Mentalidade, Marketing e Vendas, Inovação e Liderança e Execução, abrangendo tudo aquilo que é esperado do profissional do futuro, como vimos acima. 

Confira a trilha, e abaixo, mais detalhes sobre cada um dos cursos. Para acessá-los, basta clicar no nome do curso:

MENTALIDADE 

Comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg

Precisamos ter coragem de transformar nosso jeito de nos comunicarmos. Esse é um ótimo começo.

Uma jornada dentro de si para entender como ser melhor para si mesmo e para os outros, focada em transformar o mundo pela linguagem.

Essa é a proposta desse curso de nove aulas de Marshall Rosenberg, psicólogo americano e criador do método comunicativo chamado Comunicação Não-Violenta (CNV), que serve de guia para resolução de conflitos em mais de 65 países ao redor do mundo.

Rosenberg viajou o mundo para mediar conflitos e levar programas de paz por regiões de guerra como Sérvia – Croácia e Ruanda, mas o seu método se estende também para podermos encerrar as batalhas verbais do nosso cotidiano, pregando que a maneira como falamos e ouvimos o outro é a chave para as desavenças.

 

Ikigai, por Marcelo Pimenta

Baseado na filosofia japonesa de Okinawa, local no qual as pessoas são mais felizes, vivem em média mais de 100 anos e com alto nível de propósito, esse curso te auxilia a resignificar sua vida, encontrando seu propósito, independente de qualquer religião ou crença. 

 

Mentalidade Protagonista, por Marcelo Pimenta

Neste curso você verá mais a fundo temas tratados neste post, sobre como desenvolver a atenção da maneira de ver o mundo e processar a realidade influencia nas decisões do empreendedor e os resultados dos negócios, e como desenvolver uma mentalidade protagonista, através da neurociência e exercícios de pensamento.

 

Reaprendizagem Criativa, por Murilo Gun

Criatividade é uma ferramenta fundamental para solucionar problemas. E todo mundo tem problema. Então todo mundo precisa reaprender a ser criativo. 

Esse curso do Murilo Gun vai te ensinar a eliminar os bloqueios para despertar a sua capacidade de resolver problemas de forma criativa.

 

Técnicas de criatividade, por Murilo Gun

Se você deseja uma maneira de aumentar sua produtividade, criar, gerenciar e executar suas ideias, as habilidades criativas são o seu próximo passo. Neste curso, Murilo Gun compartilha suas ferramentas para ajudá-lo a maximizar seu potencial criativo.

 

MARKETING E VENDAS

Planejamento de Marketing – SEBRAE RS 

Você só saberá realmente o que vende quando conhecer quem compra, por quê, e em que circunstâncias. Descubra ferramentas para satisfazer o comprador em cada etapa da jornada até o seu produto ou serviço.

O curso apresenta três ferramentas: Persona, Jornada do Usuário e Funil de Vendas, e explora teoria e prática com exemplos e exercícios de cada ferramenta, que buscam ajudar a melhor definir quem é seu cliente e melhorar as estratégias de vendas para atendê-lo.

 

Vendas descomplicadas, por Marcelo Pimenta

Você vai aprender aqui que vender é entender as necessidades, as dores do seu cliente em específico e mostrar para ele que você tem todas as condições de entregar uma solução e ajudá-lo a decidir pela compra.

O vendedor é aquele que resolve os problemas das pessoas. Por isso o arquiteto precisa ser vendedor, o dentista precisa ser vendedor, o artista precisa ser vendedor e o empresário precisa ser vendedor.

 

Desconstruindo apresentações, por Murilo Gun

Este é um curso provocativo e estimulante para aprender técnicas sobre postura, criação de slides, storytelling, persuasão e muito mais.

 

Tendências 2021, por Marcelo Pimenta

O curso busca traçar um panorama de algumas tendências em 2021 para superar a pandemia, a partir de diferentes fontes:

  • Relatórios de pesquisas internacionais;
  • Atendimento direto a empreendedores de pequena empresa e dirigentes de grandes empresas;
  • Contato com alunos de cursos de MBA, in-company e em plataformas livres;
  • Análise de entrevistas, leitura de livros e artigos.

INOVAÇÃO

Descomplicando o Design Thinking, por Marcelo Pimenta

O design thinking, ou design centrado no usuário, é uma das abordagens mais eficazes para quem deseja inovar – seja num produto, processo ou departamento. Isso porque ele consiste em pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.

 

Descomplicando a inovação, por Marcelo Pimenta

Geralmente, quando se fala em inovação pensamos em tecnologia, porém inovação é uma mentalidade.

É um jeito de ver que é possível gerar valor atendendo um mercado, ou seja, só é inovação se o mercado o considera como tal.

A invenção é uma nova ideia. Dessa forma, a inovação é uma invenção que vira sucesso. A inovação é o instrumento dos empreendedores, pois estes querem sempre ir além, procuram descobrir algo novo, procuram a mudança e não se contentam com a mesmice.

Aprenda a inovar de forma descomplicada através deste curso!

 

Planejamento para inovar – SEBRAE RS

O curso explora teoria e prática com exemplos e exercícios das 03 ferramentas a seguir: o canvas do modelo de negócio, a curva de valor para criação de oceano azul e o SCAMPER, para geração de ideias.

 

Canvas – Modelos de negócios, por Marcelo Pimenta

O Canvas do Modelo de Negócios já faz parte da vida de muitos empreendedores (ou, pelos menos, deveria fazer).

Com ele é possível visualizar a estrutura da empresa de forma sintetizada e determinar quais são os pontos chave para gerar valor perceptível ao cliente e cumprir o propósito do negócio de maneira única.

 

Modelos de negócios pós pandemia, por Marcelo Pimenta

Entenda quais são os desafios da economia sem contato para cada segmento de negócio.

Veja exemplos de empresas que estão se reinventando em várias partes do mundo: hotéis, restaurantes, padarias.

Saiba o que fazer para se inspirar e identificar oportunidades frente às adversidades.

 

BÔNUS Criando crianças criativas, por Murilo Gun

Aprenda a como não bloquear – e passar a nutrir – a criatividade natural das crianças.

Um curso online para pais, mães, tios, tias, avós, avôs, padrinhos, madrinhas, educadores e qualquer outra pessoa que ame crianças.

 

LIDERANÇA E EXECUÇÃO

Liderança Criativa

Planejamento para fazer acontecer – SEBRAE RS

Conheça as ferramentas indispensáveis para a gestão do seu negócio.

Descubra quais as técnicas de gestão que vão facilitar o seu dia a dia e apoiar a expansão do seu negócio.

Aprenda PDCA, 5W2H e Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa ou Espinha de Peixe) e explore teoria e prática com exemplos e exercícios.

Para se desenvolver ainda mais: 

O aprendizado deve ser contínuo! 

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Postado por Marcelo Pimenta

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