Marcelo Pimenta

15 inovações 2021 para ficar de olho

Quais são as melhores inovações 2021 que podem mudar o rumo da sua vida e negócios? Hoje vim aqui trazer as 15 inovações 2021 para ficar de olho segundo relatório da NetExplo para inovar no Mundo BANI.

A NetExplo é um observatório global da UNESCO que identifica as inovações tecnológicas e sociais prestes a afetar os negócios e mudar o mundo. 

O Observatório Netexplo sempre olhou para a tecnologia em termos de como ela é usada, seja ela desenvolvida por um estudante em um país emergente quanto em um aplicativo desenvolvido por uma multinacional.

O único critério é se essa tecnologia é algo que pode mudar vidas. Para uma pessoa, uma família, um bairro, uma cidade, um continente ou o mundo.

O NetExplo sempre foi um apontador de tendências, por isso vale ficar de olho nessas 15 inovações 2021 no mundo BANI

Para quem não sabe, eu sou o único representante brasileiro da NetExplo, e venho trazer em primeira mão essa seleção de inovações que mudam o mundo por parte do comitê do NetExplo.

Portanto, aproveite sem moderação!

 

15 inovações 2021 que mudam o mundo (NetExplo)

 

1. Abakus (Argentina)

Uma plataforma de troca digital para ajudar os agricultores a lidar com os preços voláteis e 

os efeitos da inflação.

A Argentina é uma potência agrícola, produzindo 40% da soja mundial, por exemplo. No entanto, os agricultores são atingidos por uma alta inflação e taxas de câmbio incontroláveis.

Abakus, uma startup argentina de fintech, e Coreledger, uma empresa suíça especializada em arquitetura blockchain, estão lançando uma carteira digital e um aplicativo para ajudar os agricultores a lidar com isso, com uma criptomoeda lastreada por ativos físicos como a soja e que pode ser trocada por outros bens ou pesos argentinos. 

Em um contexto de incerteza econômica global, esta solução oferece uma alternativa às finanças convencionais.

Para saber mais: Coreledger | CoinTelegraph | Forbes

2. Alphafold 2 – Reino Unido

Com base no sucesso no Xadrez e no jogo Go, a IA do Deepmind resolve um desafio de 50 anos: prever o enovelamento de proteínas para impulsionar o progresso médico. Uma revolução na pesquisa médica. 

Uma poderosa inteligência artificial pode prever esse comportamento das proteínas em 3 dimensões, um processo extremamente complexo no centro de inúmeros processos biológicos. 

A estrutura de uma proteína determina sua função. Uma vez que essa estrutura é determinada, seu papel dentro das células pode ser compreendido, criando novos tipos de tratamentos e terapias.

Para saber mais: Deepmind blogEconomist | Nature

3. Dall-E – EUA

Uma rede neural que pode produzir ilustrações de alta qualidade a partir de uma simples

descrição. Dall-E é baseado em uma versão do GPT-3, uma IA que pode escrever como humanos. 

Outra evidência de que a IA está se ramificando em áreas artísticas que antes se pensava serem exclusivamente humanas. 

Para saber mais: Open AI blog | CNBC | Wired

4. GiveDirectly Togo – Togo

GiveDirectly, uma ONG que alivia a pobreza por meio de ajuda direta incondicional, começou a usar um algoritmo desenvolvido na Universidade de Berkeley para atingir as pessoas mais necessitadas.

O algoritmo, que   usa dados de operadoras de telecomunicações, identificou os indivíduos mais vulneráveis ​​a partir dos dados de consumo de telefone para fornecer ajuda financeira incondicional.

O primeiro lançamento foi em parceria com o governo do Togo, onde 90% da população tem um telefone celular.

Para saber mais: GiveDirectly | AllAfrica | Fast Company

5. GPT-NEO – Global

Os modelos de linguagem de IA mais poderosos do mundo estão nas mãos dos gigantes da tecnologia. Então por que não faz uma réplica em código aberto?

EleutherAI, uma comunidade de pesquisadores, está criando uma réplica do GPT-3, um modelo de IA com 175 bilhões de parâmetros desenvolvido pela OpenAI e licenciado exclusivamente para a Microsoft. O coletivo planeja tornar o algoritmo público para que todos possam usar ou desenvolvê-lo. 

O GPT-Neo é baseado na linguagem de programação Mesh TensorFlow.

Para saber mais: EleutherAI | Venture Beat | Open Data Science

6. Jiuzhang – China

O principal grupo de pesquisa quântica da China, uma equipe do USTC liderada por Jian-Wei Pan, desenvolveu uma nova tecnologia fotônica que foi integrada a um computador chamado Jiuzhang. 

O sistema fez em alguns minutos um cálculo que os supercomputadores binários mais poderosos levariam 2 bilhões de anos, na mais clara demonstração da vantagem da computação quântica sobre sua contraparte clássica.

O computador quântico pode revolucionar muitos campos. Isso poderia permitir mais rapidez e precisão em diagnósticos médicos, desenvolvimento de moléculas terapêuticas ou criação de novos medicamentos.

Para saber mais: Science | Wired | South China Morning Post

7. Lilia – Canadá

Uma plataforma digital simples que capacita as mulheres a serem proativas na fertilidade e não limitadas por seu relógio biológico.

Um “concierge de congelamento de óvulos” para qualquer pessoa com ovários que queira filhos mais tarde na vida. 

Como as escolhas de vida são adiadas devido à pandemia, Lilia é uma plataforma que ajuda as mulheres a manterem suas opções em aberto. 

Por uma taxa anual, mulheres podem fazer testes de fertilidade em casa, além disso, a plataforma conecta mulheres com especialistas, fornece aconselhamento individual, comparações de médicos e clínicas e descontos para membros em serviços de congelamento de ovócitos.

Para saber mais: Lilia | Forbes | Elle

8. Biblioteca sem censura do Minecraft – Suécia

Um contorno surpreendente em torno da censura: compartilhar documentos dentro de um jogo de sucesso. 

A ONG “Jornalistas sem Fronteiras” montou uma biblioteca virtual dentro do Minecraft, o videogame mais vendido da história. 

A biblioteca, composta por mais de 12 milhões blocos, contém milhares de artigos censurados em vários países. Para visitar a biblioteca, os jogadores só precisam entrar no jogo e se conectar ao Servidor da ONG.

Para saber mais: Uncensored Library | The Verge | Popular Mechanics

9. Decifração Neural – EUA

Uma IA que decifra línguas extintas e mostra como as culturas estão relacionadas.

Dezenas de línguas antigas permanecem sem decifrar porque não sabemos outro idioma ao qual estão relacionados e os textos não separam palavras. 

Graças a IA e com base nos princípios da evolução linguística, os pesquisadores podem agora decifrar uma língua perdida mesmo sem saber suas origens. 

O algoritmo também pode confirmar relacionamentos com outras línguas conhecidas.

Para saber mais: Paper | MIT Technology Review | TheNextWeb

10. Nofence – Noruega

A Nofence desenvolveu um sistema de cerca virtual para gado. Os animais são equipados com um colar GPS recarregável por movimento. 

No aplicativo Nofence, o proprietário do rebanho desenha a zona a ser cercada. Quando um animal atinge a cerca virtual, ele recebe um choque elétrico e o fazendeiro é notificado. 

Mas antes que o choque seja disparado, o colar toca uma melodia. O animal aprende a ficar dentro da cerca virtual por meio de um reflexo pavloviano.

Além do uso óbvio para gado, o sistema poderia criar corredores de biodiversidade para proteger espécies.

Para saber mais: Nofence | Guardian | Norselab

11. Projeto Dastaan – Índia / Paquistão

Essa é uma das inovações 2021 para te deixar mais humanizado: a realidade virtual que ajuda a reconciliar duas nações dilaceradas pela história.

A partição da Índia em 1947 levou à maior migração forçada da história. 

Aproveitando o potencial da realidade virtual como uma “máquina de empatia”, Sparsh Ahuja criou o Dastaan, um projeto que faz vídeos 360 ° dos lugares onde os participantes expatriados idosos cresceram para preservar suas memórias. 

Dastaan também inclui um documentário envolvente que mostra os dramáticos eventos históricos através dos olhos de um migrante. O objetivo é reconectar as famílias com seus locais de origem e promover o entendimento mútuo entre a Índia e o Paquistão.

Uma aplicação humanística e tangível de realidade virtual além dos campos usuais de jogos ou cibersexo.

Para saber mais: Project Dastaan | Reuters | The Hindu

12. Rift – França

Tornando as finanças mais sustentáveis por meio de um aplicativo para o consumidor, o aplicativo Rift foi lançado pela Lita, uma plataforma de investimento responsável.  Os investimentos e as poupanças podem ter tanto impacto no desenvolvimento sustentável quanto os gastos. 

O Rift permite que os usuários saibam como os bancos usam seu dinheiro. O aplicativo indica os produtos financeiros que se adaptam melhor às prioridades do usuário (mudanças climáticas, direitos humanos, etc.) para que os consumidores possam reduzir o impacto negativo de suas economias nas questões que mais importam para eles.

O objetivo da Rift é democratizar as finanças sustentáveis e permitir que os consumidores reduzam seu impacto ambiental por meio de investimentos sustentáveis.

Para saber mais: Lita | Les Echos | Figaro

13. Smashboard – Índia

Uma rede social alternativa: uma comunidade feminista que fornece às mulheres informações essenciais e apoio para acabar com a violência patriarcal.

Concebido como um aliado digital sem fins lucrativos para destruir o patriarcado, o Smashboard é baseado em princípios feministas interseccionais. 

Além de postagens, artigos e podcasts, o Smashboard tem recursos especiais para vítimas e sobreviventes de abuso. Os usuários podem armazenar notas e evidências de seu caso de assédio, com confidencialidade e autenticidade garantida pelo blockchain. 

O Smashboard aproveita a mídia social e o blockchain para apoiar o feminismo por meio de uma comunidade autossuficiente.

Para saber mais: Smashboard | CoinTelegraph | YourStory

14. IA para provas de crime de guerra  – Reino Unido

Para acelerar os procedimentos legais e evitar traumas para os investigadores, este projeto usa IA para verificar evidências de crimes de guerra.

A triagem de uma grande quantidade de documentação digital sobre conflitos para investigar possíveis crimes leva muito tempo e pode ser uma experiência perturbadora para os investigadores. 

Uma iniciativa baseada em machine learning está sendo testada em tribunais do Reino Unido. Liderado pela Swansea University, o projeto está se concentrando em alegados crimes de guerra no Iêmen.

O princípio é usar o machine learning para filtrar o material de crowdsourcing e, neste caso, identificar qualquer uso de armas proibidas.

O machine learning pode ajudar a levar criminosos de guerra à justiça com mais rapidez e, assim, deter crimes futuros, ao mesmo tempo que reduz a carga psicológica para investigadores humanos.

Para saber mais: Nesta | MIT Technology Review | GLAN

15. Worm Brain Driver – Áustria

Inspirando-se nos cérebros minúsculos dos vermes, os pesquisadores desenvolveram um sistema de IA frugal capaz de controlar um carro que dirige sozinho. 

Usando apenas 19 neurônios no circuito de controle e apenas 75.000 parâmetros, o sistema dirigiu um veículo com sucesso. 

Ao usar a natureza para melhorar o deep learning, a equipe acredita que seu novo método pode reduzir o tempo de treinamento e possibilitar a implementação de IA em sistemas relativamente simples.

Uma rede neural frugal que pode realizar tarefas complexas significa que os projetos de inteligência artificial estão ao alcance de um grupo mais diversificado de desenvolvedores do que apenas gigantes da tecnologia, uma das inovações 2021 que realmente pode mudar o rumo das coisas!

Para saber mais: TU Wien | Synced Review | Medium

Quer ser disruptivo e inovador?

Inovação é tudo, e para quem não inova, só resta a irrelevância. Não fique de fora nas inovações 2021, faça o meu curso na Udemy das tendências de 2021 e saia na frente da concorrência!

Quer ainda mais do que isso?

Então solicite a minha palestra “Mentalidade futurista – inovações que mudam tudo” – é só clicar aqui para saber mais! 

Postado por Marcelo Pimenta

 

Artigos Relacionados :

Clique para falar agora com nossa equipe

Clique para falar agora com nossa equipe