Marcelo Pimenta

Design Thinking

O Design Thinking como ferramenta de geração de valor ao cliente

O jeito de pensar do design, design thinking (o design centrado no ser humano) é uma abordagem que reúne cultura mais ferramentas que, baseadas em pilares como a empatia, a colaboração e a experimentação, possam gerar produtos e serviços que sejam desejados pelos clientes, tecnicamente possíveis e financeiramente lucrativos para os empresários e acessíveis pelos cliente.

Tudo sobre design centrado no ser humano em um só lugar

Marcelo Pimenta é professor na ESPM de Design Thinking e vem desenvolvendo e inspirando profissionais e estudantes por todo o país para ter uma mentalidade de designer e criar uma estrutura centrada no cliente.

O que é o Design Thinking?

design thinking, ou design centrado no usuário, é uma das abordagens mais eficazes para quem deseja inovar – seja num produto, processo ou departamento. Isso porque ele consiste em pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.

Essa abordagem está baseada em três pilares: empatia, colaboração e prototipação – ou experimentação.

 
Confira tudo o que já foi desenvolvido sobre design centrado no ser humano pelo Professor Marcelo Pimenta!

Acesse nossa página para saber mais sobre o tema: O que é Design Thinking? Definição, aplicação e livros

 

Confira quais são as 4 etapas do Design Thinking para aplicar em seu negócio e nos seus projetos.

Textos

Indicações de outros textos sobre Design Centrado no Ser Humano

Estudo: empresa focada nos princípios do design tem receita 32% maior - bluevision

Estudo da McKinsey com 300 empresas analisou 100 mil ações de design e 2 milhões de pacotes de dados financeiros. Compromisso com design aumenta receita

The business value of design

How do the best design performers increase their revenues and shareholder returns at nearly twice the rate of their industry counterparts?

This McKinsey study of 300 companies reveals what every business needs to know about design for 2019

In a sweeping study of 2 million pieces of financial data and 100,000 design actions over five years, McKinsey finds that design-led companies had 32% more revenue and 56% higher total returns to shareholders compared with other companies.

Baixe o Manual de Ferramentas Visuais para Estrategistas

Neste livro totalmente gratuito fizemos uma coletânea de 17 ferramentas de negócios para te ajudar a inovar usando recursos visuais, dentre elas, você vai conhecer um pouco mais da utilização do Design Thinking para colocar o cliente no centro das operações da empresa.

Livros sobre Design Thinking

desing thinking

Podcasts sobre Design Thinking

Neste episódio contamos com a participação de Manoel Carlos Junior. Ele é consultor e palestrante, pioneiro do marketing de experiência e autor do 1º livro sobre o tema no Brasil, uma das maiores referências em Customer Experience do país e criador do método experiencialize!

Você sabe qual o segredo do sucesso da Netflix? Ela é um típico exemplo de empresa focada em toda a jornada do cliente, em suas experiências e como atender cada um de maneira personalizada e única.

Descubra muito mais neste episódio!

Neste episódio podemos perceber o design como forma de ver o mundo: Design thinking, design de serviço, design como estilo de liderança.

Como entender esse novo conceito do design aplicado ao modo de pensar? Eu conto um pouco também do porquê desse assunto se tornar cada vez necessário para todas as empresas e profissionais. E listo sete livros que ajudam a entender essas relações.

Criar produtos e serviços que os clientes adoram está cada dia mais difícil. Se por um lado, o consumidor está mais exigente, a pressão pelo controle dos custos é cada vez maior.

Pra tornar o desafio mais complexo, o ambiente de negócios e a tecnologia se transformam diariamente, tornando tudo efêmero e urgente. Como sobreviver nesse cenário? Só o design salva.

Não há mais espaço para negócios sem diferenciação. O mundo não precisa de mais uma padaria, mais uma papelaria, mais uma lavanderia, mais um blog que seja igual aos que já existem.

É preciso fazer diferente! E com um foco específico num segmento de clientes. Esse é o conceito do design thinking, ou design centrado no ser humano: um processo colaborativo, empático e experimentador que visa criar formas inovadoras de atender ou superar o desejo do cliente. E, para isso, é preciso recuperar nossa confiança criativa. Veja como neste novo episódio da série “Inovação na prática – como criar negócios inovadores no centro de São Paulo”, feita em parceria com o hub de criatividade A Vida no Centro.

#QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS VISUAIS MAIS ADEQUADAS

A seguir, você vai conhecer algumas referências que podem te ajudar a identificar mais as ferramentas que você vai utilizar para montar seu roteiro. Todas podem ser úteis, mas você precisa avaliar caso a caso:

#CONTEÚDOS PARA TE INSPIRAR

David Kelley – Como recuperar a confiança criativa

Clarissa Biolchini – TEDxLaçador O Modelo Mental do Designer

Curso Criatividade e Design Thinking (ESPM) – Depoimentos

Cursos com Marcelo Pimenta

Fundamentos
Aprenda design thinking para criar produtos e serviços que os clientes querem.

Você aprenderá:
– Por que hoje é fundamental inovar com foco no usuário
– O que é design centrado no ser humano
– Porque design thinking é uma abordagem e não uma ferramenta

– Os pilares do design thinking

 
workshop de Design Thinking

TREINAMENTO – Workshop de Design Thinking

O Workshop de Design Thinking é a forma que criamos para  desenvolver de forma colaborativa a cocriação de soluções criativas e viáveis para rápida implementação. É um treinamento “on the job”, dinâmico e divertido. Desenvolve a capacidade criativa e o espírito de trabalho em conjunto, capacitando a equipe e utilizar a abordagem em seu dia-a-dia, trazendo os melhores resultados para a empresa, área ou negócio.

Saiba mais.

Este módulo faz parte do Track de Inovação da ESPM e aborda os seguintes assuntos:

– Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário
– Casos de empresas que utilizaram ou utilizam as ferramentas do Design Thinking
– Como utilizar o Design Thinking para a inovação em diferentes segmentos
– Contextualizar diferentes autores, abordagens e referências para quem quer aprofundar-se no assunto
– Prática de aproximadamente vinte ferramentas entre elas a matriz CSD, painel colaborativo, mapa da empatia, jornada do usuário, SCAMPER, entre outras.

O que os alunos falam sobre o curso

Como o Design Thinking mudou a minha vida

Design centrado no ser humano em vídeos

Design Thinking – o que é, para que serve, quem deve usar

Criatividade e design centrado no ser humano

Curso Criatividade e Design Thinking (ESPM) – Depoimentos

Sobre Marcelo Pimenta

É o descomplicador criativo, professor, palestrante e empresário, é apaixonado por empreendedorismo, criatividade e de inovação nos negócios.

Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico, consultor credenciado ao Sebrae Nacional, único representante brasileiro no Conselho Acadêmico NetExplo junto a Unesco, em Paris.

Tem vinte e cinco anos de experiência em gestão de projetos e produção de conteúdo para as mais diferentes plataformas. Acesse os vídeos do Youtubepodcaststextos do blog no Instagram, siga @marcelopimentainovador

#PALESTRAS
#CURSOS
#WORKSHOPS

Inspire sua equipe. Renove sua criatividade. Aprenda a inovar na prática.