O mindset inovador não deve ser visto como algo exclusivo para a liderança ou alguns setores, mas sim uma competência do negócio como um todo.
A inovação está se tornando uma prioridade para as empresas: 79% dos executivos afirmam que ela está entre as três principais iniciativas de negócios.
Nesse ponto, a maioria das empresas está plenamente ciente de que é fundamental para sua sobrevivência, em um mundo competitivo, buscar ativamente a inovação e cultivar uma mentalidade inovadora em sua organização.
O verdadeiro desafio está em saber como criar uma cultura de inovação em que os indivíduos, e a equipe como um todo, sejam motivados e inspirados para impulsionar a empresa.
Tendo isso em mente, falaremos sobre como recrutar e gerenciar equipes inovadoras, que é a peça que faltava na nossa série de posts sobre inovação. Vamos concluir mais essa etapa?
O que é mindset inovador?
Um mindset inovador é o processo de pensar de forma diferente, disruptiva, sair do senso comum e do óbvio, além de buscar respostas e soluções novas para problemas antigos, atuais e futuros.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender bem o que é um mindset inovador, pois ele é a peça fundamental para toda inovação.
Inovação é uma questão de mentalidade, e criar essa mentalidade precede toda atitude que você pensa em tomar.
Já o Mindset vem justamente de ‘’mentalidade’’ e é usado para definir a forma que uma pessoa enxerga o mundo. Seus pensamentos, valores, crenças, como recebe, interpreta e retorna toda informação a qual é exposta (inclusive as situações profissionais).
É do mindset de uma pessoa que surgirão os caminhos a serem seguidos, suas soluções e suas ações.
Empresas de sucesso buscam contratar pessoas com atributos e inteligência emocional requeridas para inovar e melhorar os negócios.
Quais as vantagens de ter uma equipe com mindset inovador?
- Maior competitividade;
- Uso mais eficiente de todos os recursos;
- Melhor retenção de equipe;
- Abordagem proativa aos negócios;
- Maior atração de novos clientes;
- Maior satisfação de clientes existentes.
A grande pergunta é: como conseguir montar uma equipe com essa mentalidade inovadora? É o que vou tratar a seguir!
Como montar uma equipe inovadora?
Processo seletivo
Tudo começa na contratação, mas antes de falarmos sobre perfis que devem ser buscados, vamos começar a fazer o dever de casa e agir de acordo com o que pregamos.
O que quero dizer com isso? É preciso ser criativo e inovador na forma de recrutar seus colaboradores!
Então veja como você pode formular um processo de seleção inovador – as chances de encontrar perfis compatíveis com o que procura aumentam só com essa ação!
Algumas ideias para descomplicar:
- Programas de indicação;
- Parcerias com universidades e afins;
- Divulgação em redes sociais que tenham a ver com o negócio e com o que é desejado do profissional;
- Solicitar material dos candidatos, como gravar um vídeo ou um podcast, por exemplo;
- Desafios e Jogos: apresentar um problema para os candidatos e convocá-los a trazer o seu ponto de vista e soluções para este problema.
Quais as qualidades que se deve buscar na hora de contratar?
Para se contratar bons profissionais é preciso ir além de apenas conhecimentos técnicos.
É de muita importância analisar o perfil comportamental do candidato: maturidade, equilíbrio emocional, motivação, compatibilidade com a empresa e seus valores.
Já abordei aqui que as habilidades do agora são de soft skill, e apresentei também quais são as habilidades para o futuro, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial 2019, que mostra que as habilidades mais desejadas são aquelas que tem a ver com: Resolução de problemas, Autogestão, Trabalhar com Pessoas e Tecnologia.
Esses dois posts já dizem muito sobre o que você precisa saber na hora de contratar pessoas, e recomendo que os leia!
Algumas outras características igualmente importantes quando falamos de mindset inovador, são:
1 – Diversidade
Ao restringir as origens, experiências e perspectivas das pessoas em sua equipe, você está limitando o número de soluções que podem ser exploradas.
Equipes diversas são mais inteligentes, mais criativas e examinam os fatos com mais detalhes.
2 – Capacidade de aprendizagem
Uma pessoa inovadora precisa, primeiramente, ser capaz de inovar a si mesmo. O que não é inato pode ser conquistado através de treino, aprendizagem e dedicação.
3 – Capacidade de assumir riscos
Não existe almoço grátis e não existe ganho ou inovação sem risco. Portanto, é preciso estar aberto a assumir riscos – calculados, claro!
4 – Não ter medo de julgamentos
Para inovar, é preciso ter a coragem de errar, saber que pode ser julgado e mesmo assim não se acanhar. Isso tudo depende de olhar os erros e situações adversas como oportunidades de aprendizado.
Gerenciamento e Liderança
Agora que você viu alguns direcionamentos de como atrair talentos inovadores, é preciso entender que é necessário retê-los e desenvolvê-los.
Então como incentivar o mindset inovador e de crescimento? Isso tem a ver com gerenciamento e liderança.
Como falei lá no início, o compromisso com a inovação tem que ser de todos da empresa, mas o líder é o primeiro exemplo.
Nada adianta ter uma equipe inovadora se não há estímulo ou abertura para que eles possam inovar.
Recomendo que leia o artigo “Cultura de Inovação: 5 passos para construir a sua”. Lá, eu explico mais sobre a importância da cultura de inovação e liderança. Mas de forma breve, aqui estão os 5 pontos mais importantes para o gerenciamento numa cultura de inovação:
- O líder tem que permitir que a inovação aconteça.
- Escute! Abra espaço para que seus colaboradores e clientes possam falar.
- Tenha um ambiente propício à inovação que seja tolerante a erros.
- Explore as ferramentas que auxiliam a inovação.
- Tenha humildade.
Indico também esse outro post: 10 passos para ter uma mentalidade inovadora – para ler e não pecar nesse aspecto tão importante para conseguir montar uma equipe inovadora!
Treinamento
Ofereça treinamento aos colaboradores que inspire novos pensamentos e abordagens para o negócio. Eles ganharão experiência adicional e a empresa se beneficiará de possíveis novas ideias e abordagens que foram aprendidas.
Tem dúvidas sobre como treinar sua equipe? Então aqui está um post para te ajudar com isso: Por onde começar o treinamento de uma equipe?
Agora o mindset inovador só depende de você!
Esses são os principais passos para conseguir montar uma equipe com mindset inovador.
Mas a inovação nunca para e, para que os seus negócios não parem também, é preciso continuar sempre se atualizando!
Nesse post já te entreguei muito conteúdo, mas eu quero saber que você vai sair daqui com capacidade de ser o seu melhor. Por isso, ofereço agora a cereja do bolo: O guia da Mentalidade Inovadora – gratuitamente!
Acesse agora mesmo, e compartilhe com os seus colaboradores para que todos possam somar forças no mindset inovador que transforma negócios e vidas para melhor!
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=eeB6rC0uxQI[/embedyt]
Postado por Marcelo Pimenta