Marcelo Pimenta

Como fazer um workshop online de sucesso em 10 passos

Depois da pandemia, há cada vez mais equipes dispersas, com muitas empresas em home office. Fazer um workshop online se tornou cada vez mais necessário e se confirmou apropriado. 

Um workshop é um período de discussão ou trabalho prático sobre um determinado assunto no qual um grupo de pessoas compartilha seu conhecimento ou experiência.

Esse tipo de conteúdo é cada vez mais comum estrategicamente, ajudando a ampliar a presença das marcas no mercado, conectar e capacitar colaboradores, além de estimular a criatividade de equipes. O workshop online é uma ótima forma de profissionais treinados compartilharem seus conhecimentos. 

Além disso, ser capaz de fazer isso remotamente significa que você pode alcançar pessoas em todo o mundo, com a disponibilização de ferramentas de ensino aberto e a distância (EAD), agora é possível realizar um workshop por meio de plataformas digitais, por exemplo.

Quer realizar o seu workshop online mas ainda não sabe como? Nesse post eu vou ensinar como fazer um workshop online, com dicas da expert no assunto, Martha Terenzzo, autora do livro “O Guia Completo do Storytelling” – livro referência, número 1 no Brasil sobre esse tema!

Quais são os objetivos de se fazer um workshop online?

Um workshop online ajuda em várias competências, principalmente a integrar as pessoas, a sua equipe e alinhar melhor metas e objetivos. Confira alguns objetivos de se fazer um workshop online:

  • Integrar pessoas
  • Alinhar metas e objetivos
  • Captar melhores ideias
  • Dar senso de pertencimento às decisões
  • Cultura de inovação e colaboração na prática
  • Resolver problemas de forma inovadora

Vendo esses pontos, se torna mais compreensível a importância de realizar workshops. Vamos verificar como executar essa tarefa então, nos próximos tópicos.

Como fazer um workshop online? Cuidados e premissas

Quando você quer saber como realizar um workshop online de sucesso, alguns cuidados são necessários. Quando falo sobre cuidados, digo aquilo que é necessário para que as pessoas saiam do seu workshop satisfeitas, sentindo que valeu a pena ter participado.

Vejamos:

Todos devem poder contribuir e interagir: um workshop não é uma palestra nem uma aula teórica e muito menos deve passar a impressão de uma reunião chata. Então, estimule a interação entre os participantes, convide-os a contribuir compartilhando conhecimentos, experiências e dúvidas. 

Um workshop online deve: 

  • Ser leve
  • Ser dinâmico
  • Ser útil

Por último, o seu workshop online deve gerar entusiasmo e motivação, o que gera a sensação de satisfação. Você quer que as pessoas falem e recomendem o seu workshop, não é mesmo? Então é seu dever estimular isso nelas!

Passo a passo de como fazer um workshop online

A seguir veremos quais são os passos de um Workshop de sucesso em detalhes, com dicas para você executá-los melhor. Trataremos o seguinte:

1- Defina o tema 

O primeiro passo de como fazer um workshop online de sucesso é definir o tema, o que vai ser tratado no evento. A dica aqui é ser específico, mas de forma que não fique engessado ou genérico demais. 

Se você não especificar essa parte de acordo com a sua audiência, você corre o risco de ter a dispersão. 

No entanto, ao mesmo tempo que é necessário pontuar o problema, é preciso que você tenha um universo de possibilidades para poder expandir. 

Especifique, deixe claro e alinhe com a sua audiência.  Entenda uma dor, uma necessidade, um desejo do público alvo, suas melhores competências e niche o tema, de forma que não fique algo muito restrito.

Exemplo:

“Como vender mais?” Não é um bom tema, pois é muito amplo e genérico, o que cria certa distância de comunicação.  Ao invés disso, prefira:

  • Como vender mais na filial de Barueri?
  • Como vender mais alimento para pets?
  • Como vender mais às segundas-feiras?

Evite, no entanto, restringir demais, como eu disse. Isso aqui é o que você deve evitar:

  • Como vender mais na filial de barueri usando o whatsapp
  • Como vender mais alimentos para pets através de descontos
  • Como vender mais às segundas-feiras pelo telefone


Transforme seu tema em um desafio

Definir um desafio é uma boa forma de trabalhar o seu tema, identificando desejos ou problemas do público alvo do workshop, definindo o tema que vai ser tratado, e apresentando ele na forma de um desafio atrativo e relevante para a sua audiência.

Mas tenha cuidado, pois essa tarefa não é tão fácil quanto parece. Isso porque muitos se perdem na hora de definir o foco do desafio:

  • Se você o faz muito estreito e já o condiciona à solução, você acaba perdendo a oportunidade de desenvolver situações criativas que você ainda não tinha pensado. 

A dica que dou nesse tópico é que ao desenvolver o desafio, faça com que ele seja específico o suficiente, mas que ele não delimite totalmente as condições criativas. 

A Martha Terenzzo ainda complementa: pense em seu objetivo. 

“O desafio te ajuda a pensar em como você vai fazer parte deste dia, desta reunião, deste workshop. Eu incluo as pessoas nesse momento para trazer a sua contribuição. Então é preciso deixar claro que tipo de desafio temos neste workshop. Por exemplo: “vamos sair daqui com uma determinada habilidade” – então a ideia é trazer esse desafio para esse dia a dia.

Tente também deixar esse desafio tangível, que não deixe a sua audiência desconfortável. 

2. Defina o formato, os papéis e as responsabilidades da equipe organizadora

O formato e o número de participantes é uma das primeiras decisões.

O formato define se haverão grupos ou não, pois essa decisão interfere diretamente no número de participantes.

Se você quer diferentes ideias para o mesmo desafio, formar grupos é uma ótima opção, pois cada grupo pode sugerir sua visão. Neste caso,o ideal é que os grupos tenham de 5 a 7 participantes, número que permite que todos possam contribuir, dividindo tarefas.

Mas é possível que você queria construir uma única visão, exemplo, planejamento de vendas para 2022. Neste caso o ideal é que você tenha um único grupo que deve ter no máximo 11 pessoas (mas eu já fiz workshops em que o grande grupo tinha mais de 20 pessoas, lembre tudo depende de seu objetivo).

Definido o formato, é necessário definir quem vai estar na equipe de coordenação pois ninguém faz nada sozinho e ter um time de gestão vai fazer com que o seu Workshop Online obtenha os resultados desejados.

Alguns papéis comuns são:

Sponsor: Aquele que vai ser beneficiado com o resultado do workshop. Identificar quem é essa pessoa e o que ela espera de entrega é fundamental para que você não faça um grande esforço em vão.

Facilitador: O facilitador é a figura mais importante em um Workshop. É ele quem é responsável por liderar a entrega do workshop para quem participa, garantir a produtividade e o foco.

É importante ressaltar que o facilitador não pode impor as ideias dele, mas sim fazer com que o grupo dê o seu melhor. Ele faz a  mediação, estimula, provoca.

Líder (ou líderes) de cada grupo:  Havendo grupos, é importante ter alguém que coordene o(s) grupo(s), para ver se todo mundo está entregando o necessário, para colocar o tempo necessário. Se você está trabalhando em uma plataforma online, como por exemplo, o Zoom, você vai precisar dividir em grupos para realizar as tarefas. Mas lembre-se: liderança não é impor. O papel do(s) líder(es) de grupo é unir, mediar.

Assistente: pessoa para ajudar, auxiliar nessa dinâmica, anotar coisas do chat, para que eu não esqueça de responder para as pessoas, para uma maior organização. Ajudar na convocação, confirmação e alinhamento do que se espera de cada participante (passo 4).

Redação: Ajudar a registrar, a entender insights que podem ser explorados depois, reunir pautas e colaborar com o roteiro

3 – Convide os participantes

Com o tema definido, o desafio desenhado, e a equipe de trabalho definida, você já pode convidar os participantes e alinhar as expectativas.

Na hora de escolher quem convidar, diversidade é ouro! Seja para a inovação, seja para o time de vendas, seja para o seu workshop online.

Portanto, considere ter visões diferentes, de áreas que podem não ter relação direta com o desafio, mas que podem trazer outras constribuições. Mescle diferentes opções de gênero, de idade, de tempo de casa.

 

Visões diferentes, vivências diferentes, experiências diferentes agregam valor ao seu workshop e isso o torna mais atrativo. 

A Martha ainda fala sobre a possibilidade de trazer alguém de fora para enriquecer o entendimento do desafio: 

“Além dos líderes de grupo e o facilitador geral, você pode trazer alguém de fora para colaborar com esse processo. Convidar para que faça uma palestra ao estilo  TED e fazemos um talk show, respondendo perguntas.

Considere, também, dependendo do desafio, ter a participação de clientes, de fornecedores e outros colaboradores que achar interessante. Eles amplificam a visão e melhoram a entrega da experiência do workshop, além de ser um “plus” na sua relação com eles!

Avalie a melhor forma de convidar, se por email, por telefone, por mensagem individual. A mensagem desse convite deve ser clara, demonstrando o objetivo do workshop e também explicitando os motivos pelo qual essa pessoa foi convidada a estar no time.

4 – Alinhe as expectativas

Ao fazer o convite deixe claro como tudo será  e o que se deve esperar de cada um no workshop. 

Nada pior do que ter algum participante sair com o sentimento de “não imaginava que era isso; poderia ter me preparado”.

Portanto, para cada participante, assim como para a equipe de coordenação, as expectativas tem que estar clara. E alinhar expectativas não é só falar, é também ouvir e verificar o que cada um espera do workshop (e então conferir se ambos estão alinhados).

Os próximos passos!

Agora você já definiu a estrutura básica do seu Workshop Online.

Mas calma, ainda temos muito serviço pela frente! Agora é hora de montar o como deve ser o Workshop em si, e eu vou te ajudar nisso também!

No próximo post sobre como fazer um workshop online, veremos mais a fundo os próximos pontos necessários para que você tenha sucesso na sua aplicação. 

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Caso tenha ficado com dúvidas em algum dos pontos abordados aqui, ou precise de alguém para ser o facilitador do seu Workshop Online, entre em contato comigo – estou aqui para te ajudar a desempenhar essa tarefa com excelência!

Postado por Marcelo Pimenta

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