O empreendedorismo é uma excelente forma de ter autonomia, fazer o que ama e gerar fonte de renda. Isso você já sabe. Por isso, identificou o que ama fazer e está disposto a abrir um negócio, mas existem algumas coisas que as pessoas não te contaram.
Apesar da carreira empreendedora ser boa, é preciso ter claro algumas competências e tarefas que você precisará saber para minimizar os riscos do fracasso.
Se mesmo assim, você está disposto a começar um negócio, veja aqui 10 coisas que precisa saber antes de dar mais um passo:
1. Você vai trabalhar muito
Nos primeiros anos você vai ultrapassar a antiga jornada de trabalho de 40 horas e receber menos que seu antigo salário. Isso porque você precisa estruturar a empresa, errar, aprender e lidar com todos os desafios do início de um negócio. No início há muito mais despesa do que receita.
2. Você deve gostar da arte de solucionar problemas
Empreender é a arte de resolver problemas, sejam eles problemas de clientes, sejam os próprios problemas do negócio, que já são inúmeros: Impostos, entrega, prazos…
E isso tem relação com o desenvolvimento do Mindset Empreendedor. Você precisará ter a capacidade de lidar com criatividade nessas situações.
3. Você vai ter que aprender a aprender
As mudanças e novidades acontecem a todo instante. Por isso, é necessário que você tenha mente aberta para aprender rapidamente como as coisas passam a funcionar. Um outro ponto é a necessidade de aprender a DESaprender também, pois existem muitas crenças, técnicas, fórmulas que não funcionam mais. Ou seja, será preciso desapegar do velho para se abrir às novas oportunidades.
Um exemplo é o caso do empreendedor que costumava fazer as vendas somente em loja física e, com a mudança do comportamento do cliente, precisa migrar para a loja virtual.
4. Você precisa saber vender
Não adianta você ter o melhor produto, o melhor atendimento, a melhor equipe… Se você não souber vender, seu negócio terá muito mais dificuldade de crescer. E vender é solucionar problemas, por isso é tão importante entender a dor do cliente para oferecer a melhor solução, apresentando-a como ela merece.
5. Terá de focar no Marketing Digital
Lembre-se que o cliente é digital, por isso você precisa saber ligar com o Marketing Digital em todas as suas esferas. Identifique as principais redes sociais onde o seu cliente está e como você irá trabalhar a mensagem. Não publique somente banners de venda, mas gere conteúdos que ajude seu cliente e crie um relacionamento próximo com ele.
Por isso a necessidade de ter claro o perfil dele, ou seja a definição da persona, aquele avatar que representa seu público.
6. Você deverá controlar custos
Por melhor que a empresa esteja, o controle financeiro é fundamental sempre. Se você não é familiarizado com números, saiba que não tem para onde correr quando se é empreendedor.
Não deixe tudo nas mãos do sócio ou de um colaborador. Sempre é bom que tenha duas ou mais pessoas dialogando, discutindo e controlando os investimentos e os resultados da empresa.
7. Você vai precisar de uma rotina administrativa, controle e planejamento
Esses pontos também fazem parte da vida do empreendedor. Como a frase da estória Alice no País das Maravilhas, “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Por isso a necessidade de estabelecer metas e prazos e, a partir daí, definir toda estratégia de comunicação, vendas e projetos que tenham relação com os valores e propósitos da empresa.
Com isso, será preciso estabelecer rotinas administrativas e processos que deem condições das metas serem atingidas.
8. Você terá que aprender a ser líder
Um bom líder, primeiramente de tudo, precisa ser exemplo. Por isso será importante que você seja uma referência aos colaboradores: ser o primeiro a chegar, motivar e energizar a equipe, ser otimista, consistente e íntegro. Os colaboradores precisam dessa referência em você. Seja a onda de boas energias para sua equipe.
9. Além disso, você continua tendo uma vida pessoal
O empreendedorismo exige muito do dono, mas não deixe sua vida pessoal abandonada. Além de todos os problemas da rotina empresarial, você continuará tendo de cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, sair com os filhos, comemorar o aniversário de 40 anos de casado dos pais. Saiba que não é fácil, mas também não é impossível. Você precisará ser um pouco malabarista para conciliar tudo.
Pessoas bem-sucedidas, são as bem-sucedidas inteiramente. Elas são disciplinadas, persistentes e conseguem equilibrar vida e carreira. Como a quantidade de desafios são infinitas, você precisará estar preparado, emocionalmente, fisicamente e mentalmente.
10. Você vai se realizar como pessoa
Mesmo com tantos tropeços e desafios, você, no fim das contas, vai ver sentido em tudo isso, porque você é responsável por algo grandioso, que ajuda pessoas a conseguirem empregos e clientes a alcançarem seu sonhos. O resultado que o seu negócio oferece é um bem à sociedade que vale à pena todo esforço.
Empreender não é fácil, mas todos os percalços valem a pena, pois você está cumprindo uma missão, deixando um legado para a sociedade e fazendo dela um pouco melhor. Então… Colocando na balança, o que você vai decidir?
Este texto foi escrito com base na palestra de Marcelo Pimenta para o SEBRAE de Maringá e que virou Podcast. Escute aqui tamabém!
Então… Pronto para dar o próximo passo rumo ao seu negócio de sucesso? Os criadores do Protagonistas podem ajudá-lo nessa jornada. Conheça a Academia do Protagonista de Sucesso: Este curso irá desenvolver sua mentalidade empreendedora para criar um negócio de sucesso usando o design centrado no cliente e as mais modernas metodologias para evitar erros e validar um modelo de negócio que seja sustentável e lucrativo. Acesse aqui as informações!