Um dos pontos altos do Digitalks 2016, na minha opinião, foi a palestra de Eric Siu, CEO da SingleGrain, uma das agências mais focadas na geração de retorno sobre investimento em mídia digital nos Estados Unidos. E ele não apenas impressionou pela segurança e objetividade, mas pela representação máxima do profissional de marketing nerd, deixando a “frieza dos números” mostrarem sua importância na decisão do investimento de marketing. O tema de sua palestra, “6 effective paid advertising tactics for 2016”, foi rápida, cheia de números e dicas que comprovam que no marketing, cada vez mais, não basta ser criativo – tem que gerar resultados mensuráveis.
E isso ficou claro já num dos primeiros slides (este abaixo), onde ele mostra que apenas sete serviços de internet /software conseguem ter mais de um bilhão de usuários: MS Windows, Google Search, Facebook, MS Office, Youtube, Android e Chrome. “Se você quiser crescer rápido, talvez não vá anunciar diretamente no Windows ou no Office, mas provavelmente precisa estar de alguma forma encontrável no Google, Facebook e YouTube” defende ele.
Das seis estratégias de marketing pago mais relevantes para 2016, destaco duas que mais me chamaram a atenção na palestra.
Dar a devida atenção a publicidade no YouTube
– O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo (só perde para o pai Google);
– Ainda não está saturado;
– Tem disponível seis diferentes formatos de anúncio;
Alguns dos diferentes formatos de publicidade disponíveis no YouTube. Veja todas aqui.
– Você pode anunciar a partir de um CPV (Custo Por Visualização) por R$ 0,01 (isso mesmo, um centavo). Claro que a partir do monitoramento dos resultados e do produto que está sendo promovido, talvez você precise aumentar sua verba por visualização mas são preços muito mais competitivos do que no Google AdWords.
– Você tem várias opções de segmentação de público incluindo idade, localização, gênero, interesses, palavras-chave, devices…
Você já pensou em anunciar no Gmail?
Anunciar no Gmail é uma estratégia relativamente nova e que, segundo alguns cases que Eric Siu apresentou, pode ser muito rentável. Caso você ainda não tenha percebido, os anúncios no Gmail permitem que o usuário possa ler um email (que pode ser salvo ou encaminhado para amigos), a partir do clique no anúncio. Como abaixo, clicando na campanha da Stock Car feita pela Tickets for Fun,
Você verá um anúncio como esse, que permite não só a compra dos ingressos, mas que a mensagem seja salva na caixa de entrada ou encaminha a quem o usuário desejar.
“Há casos de clientes que estavam gastando US$ 150,00 dólares no CPA e hoje estão operando com valores na casa dos US$ 7,00” falou, sem citar o nome do cliente ou qual foi o contexto da campanha. Se você quiser saber mais sobre como anunciar no Google, Eric criou um passo a passo onde ele mostra como conseguir esses resultados, incluindo custos por click por menos de US$ 0,10.
Se você ficou interessado em saber mais sobre a palestra e sobre os testes e pesquisas que ele vem realizando no sentido de ver como é possível fazer “marketing de resultados”, unindo mensuração e maneiras criativas de adquirir clientes no mundo digital, vale acompanhar seu podcast – GrowthEverywhere – onde Eric entrevista empreendedores de classe mundial que conseguem um crescimento rápido, de forma disruptiva. Ele também mantém, em parceria com Neil Patel, o Marketing School Podcast, onde eles trocam ideias sobre estratégias não convencionais de marketing digital.
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– Esse post foi redigido para publicação no Portal Digitalks
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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