Sabe você o que é estar curtindo o Masterchef na TV e na hora que você mais quer descobrir quem será eliminado você é interrompido por comerciais?
Ou, noutra situação, você está de carro, curtindo uma trip, uma super paisagem no clima on the road,música bacana no rádio e pimba: dupla interrupção. A paisagem fica poluída por um grande outdoor que não combina com a estrada e a música no rádio é substituída pelos reclames do varejo local.
Mais uma situação: churrasco da família, domingão de sol e chuveirão. Spotify na vitrola e o telefone toca: é a moça da operadora do celular oferecendo pela décima vez uma promoção do plano de TV por assinatura que você já tem.
Chega!!!
O marketing de interrupção (outbound marketing) já está superado. Ele servia numa época em que existia escassez de produtos e serviços.
Hoje vivemos numa nova era, onde o poder está efetivamente nas mãos do cliente. Agora, com um smartphone nas mãos, o cliente tem um superpoder: não é mais apenas um consumidor passivo diante da realidade, mas um provedor de informação – opina, curte, reclama, xinga, posta e compartilha.
E o marketing para essa nova situação vem sendo chamado de marketing de atração (ou inboundmarketing). Nesse contexto, a marca oferece conteúdo – e não propaganda. E está disponível para atender o cliente quando ele assim quiser. O marketing para o novo consumidor deve ser omnichannel, ou seja, estar disponível para se relacionar com o cliente da forma como ele preferir.
Newsletteres, e-books, webinars, hangouts, infográficos fazem parte desse novo “arsenal” de marketing que vem complementar as mídias sociais e também os tradicionais meios de comunicação.
Um exemplo de marca que vem se apropriando desse conceito é a Sadia, que recentemente fez alguns filmes de conteúdo com o chef Rodrigo Oliveira, de um dos restaurantes mais descolados da atualidade em São Paulo, o Mocotó. Num dos documentários, ele vai conhecer uma granja de criação de porcos em Concórdia. E neste, que você confere abaixo, você vê ele cozinhando como se fosse um músico de orquestra.
SADIA PRESUNTARIA – FILME RECEITAS from LiveAD on Vimeo.
E não se engane que inbound marketing é coisa de grande empresa. Tem muito pequeno negócio criando seu canal de vídeo no YouTube, organizando sua lista de e-mail de clientes, oferecendo encontros de degustação e treinamento de clientes em sobre como melhor usar seus produtos e serviços. Lembre-se, era da propaganda pura e simples já passou. Vivemos hoje o momento do marketing de conteúdo, de acessar o serviço quando eu quiser. Seja muito bem-vindo!
Publicado originalmente no nossaconexão
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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