Ler é maravilhoso, abre a cabeça, te leva a universos que você não imaginava e isso pode acontecer em qualquer lugar, no metrô, na rede, no elevador, na mesa, na cama.
Esse infográfico acima mostra algumas das vantagens de ler, porém acho que ele deixa de lado um: o favor de você poder anotar e colocar post-its.
E vou aqui citar alguns livros que podem te ajudar nessa jornada de inovação.
O Poder da Inovação: como alavancar a inovação na sua empresa – Luiz Serafim – Editora Saraiva, São Paulo, 2011. Já escrevi um post que destaca um trecho desse livro. Conta a história da inovação na 3M (no mundo e no Brasil) e também outras histórias sobre as empresas mais inovadoras do País (Natura, IBM, Petrobrás, Fiat…).
A Arte da Inovação: Lições de Criatividade da IDEO – Tom Kelley com Jonathan Littman – Futura, São Paulo, 2001. Esse, para mim, é um dos mais importantes livros sobre inovação. Apesar de ser relativamente antigo para um tema que se atualiza tão rapidamente, ele é consistente. Conta a história da IDEO, desde quando ela era uma pequena startup no Vale do Silício, em 1978. E revela os erros e acertos da descoberta de um método (compreender, observar, visualizar, avaliar e implementar) para inovar na prática. A história é contada por um dos líderes dessa que hoje talvez seja a maior empresa de design do mundo. Até onde sei, esse livro está esgotado nas editoras, se você conseguir colocar a mão em um, aproveite!
Aproveite para visitar https://br.pinterest.com/EdValentina/
Marcelo Pimenta é professor e palestrante especialista em descomplicar a inovação. Sempre prensando fora da caixa, ele consegue apresentar novas formas de observar o mundo à volta e criar. Saiba mais sobre ele aqui.