Marcelo Pimenta

A Barraca Vermelha faz pé-de-moleque unindo tradição e inovação desde 1936

Muita gente quando ouve falar em Piranguinho (MG)  já lembra de pé-de-moleque. O doce originário das Arábias chegou no Brasil em meados do século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martim Afonso de Sousa.  Mas foi a pequena cidade mineira que se tornou a capital brasileira dessa iguaria, sendo a responsável pela festa nacional do pé-de-moleque (em junho). E muito do sucesso do doce (na cidade e na região) se deve a iniciativa de Dª. Matilde Cunha Torino que, para ajudar no orçamento doméstico, começou a fabricar o doce caseiro para vender pela janela de quem parava na estação de trem.

A visão empreendedora da filha de Matilde, Alcéa Cunha Torino, viu a oportunidade, quando da construção da BR-459, de ampliar o negócio e abrir uma barraca às margens  da rodovia – e passou a vender ali os doces feitos pela família. Para chamar atenção, pintou de vermelho o estabelecimento, que ganhou fama em todo o Brasil pelo seu sabor e qualidade. Os doces fizeram tanto sucesso que inspirou outras quituteiras a também produzirem seus doces – e a criarem suas barracas – a amarela, azul, a laranja – e fortalecerem a região como maior produtora da iguaria no Brasil.

A Barraca Vermelha hoje está na mão da Sonia Torino, sobrinha de Alcéa (neta de Matilde), que vem profissionalizando o negócio com a ajudas da quarta geração de empreendedoras: três filhas – que decidiram ampliar e diversificar o negócio.

barraca-vermelha

 

Tradição e inovação convivem em perfeita harmonia. O tradicional pé-de-moleque hoje tem novas companhias: o pé-de-moça, com chocolate e até a versão gourmet, com leite condensado. E uma linha de amendoins salgados – que são sucesso de venda. Tudo vendido pela Internet – que já significa importante fonte de receita para o negócio.  A única coisa que não munda é a qualidade dos ingredientes e a preparação artesanal. Passando pela região, consegui uma entrevista com a Sonia, que conta com as próprias palavras essa história – de um patrimônio gastronômico brasileiro que é inspiração para qualquer empreendedor.

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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