Imagine um zooplancton que tem o poder de transformar em matéria orgânica o plástico que está poluindo os oceanos.
Ou uma pulseira que gera energia a partir do movimento do corpo humano.
Ou ainda um aplicativo que permite o diagnóstico do vírus Ebola.
Há também o caso de uma colher que facilita a alimentação para quem tem mal de Parkinson.
E de um papel “conectado”, onde tudo que é impresso nele pode ser instantaneamente transferido para um dispositivo digital (por exemplo, se você vê um artigo impresso numa revista feita com esse papel, você pode só clicar na página e o conteúdo passa diretamente para seu computador).
Se você acha que essas invenções fazem parte do novo episódio dos Jetsons, está enganado. Todas fazem parte da lista de inovações que estão já disponíveis, ou em protótipo, que foram identificadas por alunos do MBA em Marketing Digital da ESPM como sendo algumas das mais promissoras num futuro próximo. Vejam alguns vídeos nesse post – e também a lista completa das inovações eleitas pelos brasileiros no final desse texto – com links para mais informações sobre eles.
Criado em 2009 para identificar as inovações tecnológicas que impactam a sociedade, o NetExplo é um observatório internacional de analisa as tendências que afetarão o cotidiano. Criado em parceria pela Unesco, Governo da França, SENAT e Universidade HEC Paris, o NetExplo mantém uma rede universitária que realiza anualmente um levantamento de todas as principais inovações em todo o mundo. Atualmente professores de doze países integram a rede, incluindo EUA (Columbia University e MIT), China (Shangai University), África do Sul (Cape Town University), entre outras. No Brasil, fui o escolhido para trabalhar com meus alunos do MBA de Marketing Digital da ESPM a identificação das inovações que serão debatidas no Fórum de 2015, que acontece de 3 a 5 de fevereiro, na sede da Unesco, em Paris.
Sessenta estudantes da pós -graduação, ao longo do mês de outubro, pesquisaram ao todo 187 inovações e, na semana que passou, escolheram as 33 inovações que foram enviadas à NetExplo para compor o levantamento que está sendo feito de forma simultânea em todos os países. O processo de escolha foi um exercício de inovação aberta, onde os alunos trabalham em grupos para eleger aquelas de maior impacto e abrangência em diferentes áreas.
Do Brasil destacam-se o Fiat LiveStore (que promete revolucionar o varejo de automóveis), o WaterAir (que permite transformar ar em água) e o PinMyPet (dispositivo que facilita a localização de animais domésticos). Veja a lista completa abaixo. Obrigado aos alunos que se dedicaram a fazer esse levantamento – que é inspirador para mostrar o que vêm por aí no mundo digital.
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação: Cláudia Dias Perez Machado
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação : Cláudia Dias Perez Machado
A wearable thermoelectric generator fabricated on a glass fabric
País de origem do projeto: Coréia
Nome do Estudante que identificou a inovação: Ricardo Gandara Crede
País de origem do projeto: Estados Unidos e Suíça
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
País de origem do projeto: Espanha
Nome do Estudante que identificou a inovação: Tiago Augusto Da Silva
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
País de origem do projeto: Canadá
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Raphael Ruiz Amorim
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Mariana Cossolin Dos Anjos
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Tatiana Botelho Fernandes
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luciana Hamassaki
País de origem do projeto: Coréia do Sul
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luciana Hamassaki
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Dalton Eiji Miura
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Lamounier Clemente
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Lamounier Clemente
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renato Guirra
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação: Pedro Victor Godoy
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luís Otávio Matos Daher Ferreira
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: William Vidal
País de origem do projeto: Netherlands
Nome do Estudante que identificou a inovação: Gabriela Gomes
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Silva Oliveira Migliavada
País de origem do projeto: United States
Nome do Estudante que identificou a inovação: Artur Tilieri
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação : Arthur Verechi
País de origem do projeto: Canadá
Nome do Estudante que identificou a inovação: Mariano Dantas
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Fernanda Teixeira Gouveia Lima
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Larissa Lima De Sá
País de origem do projeto: Hong Kong
Nome do Estudante que identificou a inovação: María Alejandra Pupo
Google Contact Lens to assist people with Diabetes
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Silva Oliveira Migliavada
País de origem do projeto: Reino Unido
Nome do Estudante que identificou a inovação: Isabelle Albuquerque Pinheiro
País de origem do projeto: Suécia
Nome do Estudante que identificou a inovação: Robson Silva
Unificado de Carteira de Vacinação
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Lígia Gomyde
País de origem do projeto: Inglaterra
Nome do Estudante que identificou a inovação: Fernanda Teixeira Gouveia Lima
:: VÍDEOS ::
Zooplanton
Nixie
Ampy – Movimento gerando energia
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.