“Queremos cobrir a emergência do que estamos chamando de Nova Economia Brasileira – a conjunção do empreendedorismo criativo (dos novos negócios mais ligados aos serviços, à mídia, ao design, à tecnologia, …) com o empreendedorismo social (das B-companies, das empresas de impacto, dos novos negócios ligados ao mundo da sustentabilidade e da responsabilidade social) com o universo da startups (o mundo das aceleradoras e dos fundos de venture capital). Vivemos no Brasil um momento único – nunca tivemos tantas boas ideias em busca de capital, nem tanto capital em busca de boas ideias. O Draft quer ser uma referência para esse novo mundo que está nascendo pelas mãos da inovação e do empreendedorismo, quer consolidar um marketplace que, ao contar as histórias desses novos empreendedores, instrumentalize e inspire outras pessoas a empreender também.”
As palavras do e-mail de resposta às minhas perguntas à Adriano Silva sintetizam muito do propósito da plataforma do projeto Draft, lançada essa semana em São Paulo. “Nunca no Brasil tantas boas ideias e tantos empreendedores se lançaram à tarefa de mudar o mundo – começando pela sua própria rua. E de mudar o modo como vivemos – começando pela reinvenção de suas próprias carreiras, do seu jeito de olhar as coisas e de lidar com elas.” O projeto surge como um catalisador da história de QUEM ESTÁ FAZENDO – os erros, os acertos, as aprendizagens, os sucessos, os bastidores dos negócios dos makers brasileiros – para inspirar outros a fazer também. A iniciativa de Adriano Silva que tem como sócios Eduardo Vieira e Ricardo Cesar.
O vídeo manifesto lançado no Youtube fala por si só. E vale a pena.
Questionado sobre como o Draft se sustenta, Adriano conta que o modelo de negócio é baseado em “native advertising” ou seja, marcas parceiras, que tenham interesse em se posicionar diante da Nova Economia e em dialogar com esses novos empreendedores. A primeira delas, patrocinadora do projeto antes dele mesmo acontecer, é a Natura. “Não queremos anunciantes“ diz Silva, que anuncia que essa fase de geração de conteúdo é só a primeira – “Nossa visão é crescer para educação, eventos e consultoria”.
Welcome Draft!
Fico feliz quanto surgem iniciativas como essa, que fomentam e contribuem para o incentivo à cultura do empreendedorismo e da inovação. Sinceramente acho que quanto mais tivermos disponível, em português, conteúdos de qualidade, em mutiplataforma (textos, vídeos, podcasts), estaremos municiando de inspiração jovens de todas as idades – e esse recurso é um combustível imprescindível para continuarmos acreditando que sonhos podem virar realidade.
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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