Marcelo Pimenta

Cinco estratégias para inovar de forma descomplicada

A inovação é para as organizações o que a evolução é para os organismos: é como elas se adaptam às mudanças no ambiente e se tornam melhores. Por isso, não contar com o acaso e realmente criar estratégias para a inovar é tão importante.

Governos, instituições e empresas que inovam têm maior probabilidade de prosperar e resistir ao teste do tempo; aqueles que não conseguem fazê-lo ficam para trás de seus concorrentes e sucumbem às mudanças ambientais e de mercado.

No entanto, quando falamos sobre estratégias para a inovação, “54% das empresas inovadoras lutam para preencher a lacuna entre a estratégia de inovação e a estratégia de negócios.” (PwC’s Innovation Benchmark 2017)

Isso mostra que para inovar não basta apenas a vontade; é necessário ter cultura e estratégia. Sem estas, fica desorganizado, não se sabe onde vai ou como vai.

Existem várias estratégias para a inovação. E você pode lançar mão delas em diferentes situações, dependendo do que está acontecendo. 

Neste post você vai conhecer algumas delas, mas é importante ressaltar:

Não existe estratégia pior ou melhor: é como um cardápio que você pode escolher. O importante é inovar todo o dia.

Continue lendo para descobrir 5 opções simples de estratégias para a inovação e não se perder no processo!

O que são estratégias para a inovação?

Estratégia é fazer escolhas entre uma série de opções viáveis ​​para ter a melhor chance de “vencer”. Já a inovação trata da criação de um novo valor que as pessoas estão dispostas a usar e pagar. 

De acordo com as estatísticas, 96% dos executivos definiram a inovação como uma prioridade estratégica.

No entanto, a falta de uma estratégia de inovação clara é um problema fundamental, especialmente para empresas estabelecidas, quando a otimização dos negócios existentes se torna uma prioridade.

Para esclarecer, estratégias para a inovação não são sobre táticas de inovação, como definir um desafio de ideia, elas têm mais a ver com o mapeamento da missão, visão e proposta de valor da organização para mercados de clientes definidos. 

Ela define limites para suas expectativas de desempenho de inovação, simplificando e estruturando seu trabalho de inovação para alcançar o melhor resultado possível.

Vamos então conhecer algumas estratégias para a inovação que podem te ajudar nos seus negócios!

Lembrando que, se você quer conhecer mais estratégias para a inovação e ver o que melhor se adapta ao seu negócio de forma profunda, você pode dar uma olhada nos meus cursos pela ESPM, na Fast Track de Inovação.

 

Cinco estratégias para a inovação

1 – O Canvas do Modelo de Negócio

O Canvas do Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão estratégica para definir e comunicar de forma rápida e fácil uma ideia ou conceito de negócio.

É um documento de uma página que trabalha os elementos fundamentais de um negócio ou produto, estruturando uma ideia de forma coerente.

Ele divide seu modelo de negócios em segmentos de fácil compreensão: 

  1. Principais Parceiros;
  2. Principais Atividades;
  3. Principais Recursos;
  4. Propostas de Valor;
  5. Relações com o Cliente;
  6. Canais;
  7. Segmentos do Cliente;
  8. Estrutura de Custo;
  9. Fluxos de Receita.

Ao se aprofundar nesses elementos da sua empresa, você pode reconhecer e agir em áreas que podem ser melhoradas. Ele também revela caminhos claros para construir sua estratégia de inovação organizacional.

Dica para aplicar: Tenho tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia e também fontes de acesso gratuitas para criar o seu próprio Canvas. É só conferir: Modelo de Negócios.

 

2 – Biomimética

Biomimética é aprender com a natureza e imitá-la, observando de que forma podemos resolver os problemas do dia a dia como a própria natureza resolve.

Sua base como estratégia é o entendimento que a natureza sempre trabalha num modelo de alta eficiência e baixo desperdício, e tem um ambiente de “pesquisa e desenvolvimento” do que dá certo ou não de 3,8 bilhões de anos.

Dicas de como aplicar: Para começar a utilizar a Biomimética como uma das estratégias para a inovação, você deve estudar o que já foi feito com ela, através de exemplos práticos.

A partir disso, é possível uma maior compreensão de como ela pode te ajudar e então buscar entender como a natureza resolve problemas e de que forma você pode adaptar isso aos seus problemas.

Tenho um post sobre isso com exemplos que podem te ajudar. Para conferir, acesse: Biomimética: imitar a natureza é inspiração para inovar.

 

3 – Cocriação

Co-criação é quando diferentes partes trabalham juntas para produzir um resultado mutuamente valioso.

Ela tem a ver com ações que buscam incorporar o consumidor e os stakeholders no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. É um tipo de inovação aberta, onde a empresa cria mecanismos para que indivíduos de fora da empresa possam contribuir.

As empresas devem manter seus olhos e ouvidos abertos ao colaborar com os clientes e devem sempre pensar sobre as aplicações potenciais mais amplas além das linhas de produtos individuais.

Dicas de como aplicar: A melhor maneira de co-criar valor é focar nas experiências de todos os stakeholders.

Para saber mais sobre essa estratégia, acesse: ‘Cocriação’: estratégia para inovação aberta

 

4 – SCAMPER

Esse método é semelhante ao Design Thinking e coloca o problema, seja ele qual for, no centro.

SCAMPER refere-se a uma série de pensamentos ou provocações que o ajudam a inovar em um produto, serviço ou situação existente, olhando através de diferentes lentes. Ele é acrônimo para:

 

SCAMPER

 

Com esse método, você pode criar soluções alternativas para seus produtos ou serviços, gerenciamento de equipe, marketing e muito mais.

Dicas para aplicar: 

Primeiro, pegue um produto, ideia ou serviço existente que você deseja melhorar ou que pode ser um excelente ponto de partida para desenvolvimento no futuro.

Em seguida, simplesmente percorra a lista e faça perguntas sobre cada um dos sete elementos.

Exemplos:

  • Substituir : O que posso substituir para que isso se torne melhor? Como posso substituir algum elemento (pessoas envolvidas, regras, materiais, processos, cor, etc)?
  • Combinar:  Posso combinar ou mesclar isso ou aquilo com outros objetos? O que posso combinar para maximizar o número de utilizações?

Para saber mais sobre esse método, acesse: SCAMPER: seu aliado para pensar diferente e gerar inovação

SCAMPER

 

5 – Serendipidade

A Serendipidade pode ser definida como a habilidade de fazer descobertas ao acaso, “acidentalmente”, especialmente quando o foco da atenção não é em objetos diretamente relacionados à descoberta. 

Ou seja, é uma manifestação de criatividade na qual a inspiração vem de fora.

Tudo no universo possui o conhecimento potencial, ou seja, algo que se pode observar e transformar em conhecimento adquirido. 

Para tal, existem dois aspectos:

  1. Chances: conjunto de condições inesperadas.
  2. Aptidão: capacidade cognitiva para transformar a chance inesperada em um insight inovador.

O cientista Louis Pasteur (1822-1895) resume isso a uma frase: “o acaso só favorece a mente preparada”.

Algumas descobertas atribuídas a Serendipidade são: a penicilina, o band-aid, o microondas, a fita crepe. 

Dicas de como aplicar: 

  • Não faça apenas o óbvio, premeditado e calculado. Seja observador e aprecie o contato com pessoas diferentes e formas de fazer diferentes. 
  • Quando um experimento não produz o resultado esperado, não o descarte imediatamente. 
  • Observe as pessoas enquanto usam seu produto ou invenção. Esteja preparado para descobrir oportunidades inovadoras se vir pessoas usando seus produtos de uma maneira que você nunca sonhou. 
  • Observe como as pessoas usam ou tratam as coisas comuns de uma maneira inovadora. Aplique uma mentalidade semelhante ao seu negócio.

Se quiser saber mais sobre essa estratégia, clique aqui.

É preciso conhecer o seu negócio

conhecer-o-seu-negocio 

Utilizar estratégias para a inovação consiste em fazer uma escolha mais bem fundamentada entre uma série de opções viáveis. 

Para ter sucesso no desenvolvimento da melhor estratégia de inovação possível para você, é preciso identificar e mapear suas melhores escolhas estratégicas possíveis necessárias para vencer.

No entanto, fazer essas escolhas é apenas metade da batalha, pois é igualmente importante testar e validar sua abordagem.

Para que sua estratégia de inovação funcione, o alinhamento estratégico e a integração perfeita com as formas de trabalho são a chave. 

A comunicação clara, bem como as métricas de apoio no nível da empresa e do indivíduo, ajudarão você a fazer da inovação uma prática contínua.

Para expandir ainda mais suas fronteiras e aprender quais são as melhores soluções para você e seu negócio, te ofereço ainda o meu Guia GRATUITO da Mentalidade Inovadora.

Ele é gratuito exatamente para que eliminar qualquer motivo de você não poder construir um destino melhor a partir de agora! Chega de desculpas, baixe agora o material e aprenda a pôr na prática o que é apenas teoria para a maioria das pessoas.

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Postado por Marcelo Pimenta

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