A cultura startup entende que o erro faz parte do processo de aprendizagem. É do teste com o cliente que o empreendedor sabe onde está acertando – e o que precisa ser ajustado para criar um produto ou serviço com uma proposta de valor única. Faz parte desse contexto meu primeiro post, experimentar é o novo planejar. Só a experimentação fornece subsídios concretos para análise, baseados na vida real. No momento de verdade com o cliente. E o erro, nesse momento, serve para facilitar o diagnóstico do que precisa ser ajustado.
Recentemente, tratando desse tema na aula do MBA em Marketing Digital da ESPM, um aluno sugeriu esse vídeo para ilustrar o assunto – vários dos nossos ídolos falharam redondamente em suas vidas – e isso não impediu (talvez até tenha incentivado) que eles se tornassem as pessoas extraordinárias que se tornaram.
Vejam que legal. (Clique na imagem para ver o vídeo)
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.