Marcelo Pimenta

Livros recomendados que incentivam criatividade, inovação e pensamento visual

Continuando nossa série de 40 livros para quem quer inovar e empreender, essa semana reuni obras sobre três temas que tem muito em comum: criatividade, inovação e pensamento visual. Primeiro, sobre criatividade, escolhi livros que julgo bastante úteis para quem quer praticar e desenvolver novas formas de imaginar e criar. Sobre inovação, diante de uma bibliografia tão vasta, escolhi apenas dois livros – essenciais. E aproveitei para completar a lista com novidades em uma área ainda pouco explorada no Brasil: o pensamento visual. Enjoy!

1. Como Ser Um Explorador Del Mundo: Museo de Vida Portátil – Smith Keri – FCE, Cidade do Mexico, 2012. A edição que tenho é a mexicana. Mas o livro foi editado originalmente nos Estados Unidos (How to be an explorer of the world). Um manual com 59 atividades cotidianas propostas para provocar que você veja/viva o mundo com outros olhos/emoção. As tarefas são desde catalogar as cores existentes numa loja, descobrir faces formadas pela arquitetura urbana ou testar formas inusitadas de improvisar ferramentas para escrever. Para desenvolver criatividade na prática.

2. Steal Like Na Artist – Austin Kleon – Workman, New York, 2012. – Esse livro também é prático. Ele tem como mote o fato de que nada é original. Sempre criamos a partir daquilo que já existe. A originalidade é o plágio não detectado. Se a cópia e a imitação estão em tudo, melhor então termos bom gosto e “roubar como um artista” (onde o autor parafraseia a famosa frase de Pablo Picaso: “arte é roubo”).

3. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente – José Predebon – Pearson, São Paulo, 2013. Em 1986, Predebon iniciou suas atividades como professor na ESPM. Muito do conhecimento acumulado ao longo desses 40 anos de docência estão nesse livro. Ele é um dos precursores do estudo e o ensino da criatividade no Brasil e continua na ativa, inclusive tendo sido TEDxSpeaker recentemente. Esse livro já está na 8ª edição e foi recentemente relançado. Fiz um curso de férias com ele no ano passado. Com seus 83 anos, ele combina uma sabedoria lapidada pela vida em sala de aula com um variado acervo intelectual acumulado em anos de leituras e prática de criação publicitária. “Nossa verdadeira viagem é em direção à felicidade. A criatividade é só uma estrada”.

4. Ingenium: um curso rápido e eficaz sobre criatividade – Tina Seelig – Da Boa Prosa, São Paulo, 2012. O curso que Tina Seeling ministra na d.school, prestigiosa escola de criatividade e inovação da Universidade de Stanford, está sempre lotado. Porém, seu conteúdo hoje está compartilhado nesse livro onde ela descreve as principais atividades e dinâmicas de seu programa. Além de apresentar a Máquina da Inovação, modelo hexagonal onde ela identifica as partes que precisam estar equilibradas para que a inovação aconteça: conhecimento, imaginação, atitude, recursos, habitat e cultura.

5. O Poder da Inovação: como alavancar a inovação na sua empresa – Luiz Serafim – Editora Saraiva, São Paulo, 2011. Já escrevi um post sobre esse livro. Conta a história da inovação na 3M (no mundo e no Brasil) e também outras histórias sobre as empresas mais inovadoras do País (Natura, IBM, Petrobrás, Fiat…).

6. A Arte da Inovação: Lições de Criatividade da IDEO – Tom Kelley com Jonathan Littman – Futura, São Paulo, 2001. Esse, para mim, é um dos mais importantes livros sobre inovação. Apesar de ser relativamente antigo para um tema que se atualiza tão rapidamente, ele é consistente. Conta a história da IDEO, desde quando ela era uma pequena startup no Vale do Silício, em 1978. E revela os erros e acertos da descoberta de um método (compreender, observar, visualizar, avaliar e implementar) para inovar na prática. A história é contada por um dos líderes dessa que hoje talvez seja a maior empresa de design do mundo.  Até onde sei, esse livro está esgotado nas editoras, se você conseguir colocar a mão em um, aproveite!

7. The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas with Pictures – Dan Roam – Portfolio, New York, 2008.Não é à toa que o método da IDEO, descrito no livro anterior, coloca no centro do seu método a visualização. A imagem dá vida à ideia. E esse é o motivo pelo qual esse livro é um dos marcos do pensamento visual dos negócios. Nele, Dan Roam mostra e comprova que, às vezes, um diagrama desenhado num guardanapo pode ser o melhor aliado para a criação de uma solução realmente inovadora. É o fundamento do pensamento visual nos negócios (em português foi traduzido como “Desenhando Negócios”).

8. The Sketchnote Handbook: the illustrated guide to visual note taking – Mike Rohde – Peachpit Press, San Francisco, 2013. Conhecia o trabalho de Rohde desde que ele foi responsável pelo projeto gráfico de Rework (que faz parte da primeira parte dessa série). Em 2013 tive a oportunidade de conhece-lo no SXSW, em Austin e em 2014 fiz um workshop com ele no mesmo festival (o material desse workshop está disponível aqui). Ele desmistifica a afirmação de que só artistas desenham. E ensina na prática como cada um de nós pode se expressar usando a linguagem visual.

9.  The Doodle Revolution: Unlock the Power to think Differently – Sunni Brown –  Portfolio, New York, 2014.Doodle é uma palavra que significa esboço. Se popularizou através do uso, pelo Google, de doodles comemorativos (você já deve ter ido fazer uma pesquisa e se deparou com o logotipo do Google escrito de uma forma diferente – tem vários exemplos aqui). Esse novo jeito de se expressar, no estilo de infográfico, vem causando uma revolução nas formas como nos comunicamos. Essa é a tese da autora, considerada uma das 100 pessoas mais criativas dos Estados Unidos. O livro é uma mistura de dicas, boas práticas e exercícios para você usar rabiscos e desenhos como ferramenta para cocriação e inovação.Na próxima semana, encerramos a série com os livros escolhidos para startups e modelos de negócios inovadores. Até lá.

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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