Marcelo Pimenta

O que Podemos Aprender sobre Empreendedorismo com as Escolas de Samba?

O que Podemos Aprender sobre Empreendedorismo com as Escolas de Samba?

O Carnaval, considerado a maior festa brasileira, para as ruas e diversas empresas, mas por outro lado, movimenta centenas de negócios. Trata-se de uma festa que carrega consigo também muitas opiniões diversas: Há quem aguarde por esses dias com entusiasmo e euforia e há quem acredite que o país tem mais com o que se preocupar. Opiniões à parte, no que se refere ao empreendedorismo, o Carnaval tem algo a nos ensinar. E este texto tem o intuito de apontar o que podemos aprender com as Escolas de Samba.

Vamos lá!

Missão

Toda escola de samba possui um tema, que irá nortear todo o trabalho, desde o samba enredo, até as alegorias. A fidelidade para cumprir a missão da escola é fundamental para o sucesso.

Assim como as escolas, as empresas também precisam ter claro qual a sua missão, seu propósito. Assim todas as ações que serão executadas, vão partir desse princípio. Ou seja, a coerência e o compromisso em cumprir com o propósito será decisivo para o negócio prosperar.

Criatividade

Não é preciso explicar muito sobre este ponto. A Criatividade é a peça chave para que as escolas tenham destaque, entreguem algo inusitado e impressionem os jurados e a platéia. Ser criativo faz com que seu negócio não seja visto como mais um e desperte nos outros a atenção e o interesse.

 

Escolas de samba

 

Planejamento

Assim como qualquer negócio, as escolas de samba, nunca param de trabalhar. Ao fim de um Carnaval, elas já iniciam a preparação para o ano seguinte. Tudo isso exige organização e um planejamento estratégico. Isso sem contar da etapa prévia à folia, que é essencial para manter tudo de pé: as vendas, seja para os clientes diretos, que vão participar da festa, seja para os patrocinadores, que vão investir nela em troca de exposição de marca.

Liderança

Essa é uma palavra que, em princípio, não parece combinar muito com Carnaval, mas, pelo menos nos bastidores, não é assim que as coisas funcionam. Para que tudo saia bem, é preciso um grande esforço de trabalho em equipe. E tudo isso sob o comando de uma liderança eficiente para unir todos os pontos e criar algo único e com muita harmonia, literalmente.

Persistência

Baseando no fato de que as escolas de samba estão em uma competição, elas passam por momentos de vitórias e derrotas. A persistência e força para ganhar faz com que elas sempre estejam fortes, enfrentando as competições ano após ano com muita determinação e vontade. Assim também precisa ser um empreendedor: se for derrotado, erga a cabeça e recomece; se for vitorioso, não se acomode, pois a competição não acaba por aí.

Busque sempre ser inovador, perspicaz e apresentar algo diferente e criativo. Una-se das pessoas certas que vão lhe ajudar a cumprir a sua missão, com planejamento e organização. O resultado será uma bateria de notas 10!

Inspirado no texto publicado no Blog do MeuSucesso.com.

 

Artigos Relacionados :