Hoje vamos falar de algo muito almejado: sucesso. Vivemos num mundo onde muitos relacionam o sucesso ao seu objetivo de vida e, para alcançar essa meta, tentam copiar a receita de alguém que consideram um referencial de vida.
Mas o que é sucesso para você?
É ter o carro do ano?
Ter as contas pagas?
Conhecer Paris?
Chegar num restaurante e poder escolher um prato sem se preocupar com o preço?
Sucesso é poder viver sem trabalhar?
Ou sucesso é ter uma agenda cheia de compromissos?
Sucesso tem a ver com os sonhos e desejos de cada um. Como somos únicos, é natural que cada um tenha sua própria definição de sucesso e, por consequência, seu próprio caminho para chegar até ele.
Um aspecto que vale reflexão é que algumas pessoas, como meu amigo Benício José, que tive a oportunidade de entrevistar num episódio dos Diálogos Fantásticos (disponível tanto aqui no podcast quanto no youtube), acreditam que o sucesso não se mede; afinal, ele tem um significado diferente para cada um. Enquanto algumas pessoas valorizam muito ter uma casa, um carro do ano e dinheiro para comprar coisas, outras preferem paz interior, tranquilidade, ter a oportunidade de conhecer pessoas e lugares novos.
No entanto, algo que é praticamente consenso é que sucesso só é sucesso mesmo se tivermos harmonia entre a vida profissional e pessoal. Porque não adianta sermos donos de uma empresa que lucra bilhões, se nossa saúde, por exemplo, não está legal.
Ou se você tem a consciência pesada.
Ou se não tem tempo para a família. Ou não se tira férias há anos.
É preciso buscar estabelecer um equilíbrio, um sucesso em cada área de nossa vida, para que nossa caminhada seja sempre cheia de felicidade e aprendizado.
Agora, vamos tratar da seguinte questão: eu quero sucesso, mas ele me parece inatingível.
Veja que a busca pelo nosso sucesso é pautada:
- Primeiro, por desejo,
- Segundo, a ação e
- Terceiro, a dedicação.
Começando do começo. Podemos definir o desejo como um sonho. Algo que queremos, que temos vontade de alcançar. E chegamos num ponto que, na minha opinião, é fundamental para determinar, ou não, sua capacidade de alcançar o sucesso.
Esse sonho precisa ter um forte significado pessoal.
Pois sem ele, os obstáculos poderão ser maiores que o desejo, nessa trajetória em busca do sucesso.
Mas continuando como nosso raciocínio, do desejo passamos para a realidade, ou seja, quando traçamos um caminho para atingir o almejado sucesso. Esse caminho precisa ser detalhado em um plano, e esse plano vai desencadear as ações.
E é aí que mora o perigo. Muitas dessas ações não são simples, nem fáceis, nem sempre prazerosas.
Por exemplo, se você deseja morar em Paris, você precisa ser fluente em francês. E aprender francês não é uma tarefa normalmente simples, principalmente para adultos.
Poderia dar muitos outros exemplos: você sabe o quanto treina um atleta olímpico? Você sabe qual a rotina de um pop star como Mike Jagger ou Ivete Sangalo?
E aí é que entra a dedicação. O sucesso exige comprometimento.
Um artista de 1ª linha tem uma dieta regulada, faz pelo menos 2 horas de exercícios físicos todos os dias, treina voz, dança, sem falar nos ensaios, atender a imprensa e, muitas vezes, coordenar todo um novo show.
Um atleta olímpico treina, pelo menos, por 10 anos, entre 8 e 12 horas por dia, sem nunca ter a alimentação, por exemplo, liberada. Tem acompanhamento médico, psicológico, físico, técnico.
E um executivo de uma multinacional?
Um empreendedor bem-sucedido, você sabe quantas horas ele trabalha por dia?
Resiliência. Superação. Esforço. É isso que chamamos de dedicação.
E, mais uma vez, retornamos ao primeiro ponto: apenas se você tem realmente um significado pessoal importante é que você vai conseguir superar as dificuldades para sentir o desejado gosto do sucesso, e ter a disciplina necessária para chegar lá.
Portanto, é fundamental que seu desejo esteja estreitamente ligado a um forte propósito pessoal.
Visto isso, talvez fique a questão: e o que tem a ver sucesso com inovação?
Vamos lá.
Inovação, por definição, é quando um produto, uma ideia, uma campanha gera valor, ou seja, atende uma expectativa do cliente, do usuário, do consumidor. Logo, inovar pode ser o caminho para o sucesso! E sucesso tem tudo a ver com inovação.
Então, para finalizar, temos uma última questão: por onde eu começo?
Segue minha dica:
Comece pelo que você já tem, comece sendo grato. E, a partir daí, comece a ver o que pode fazer diferente para melhorar o que deseja. Sabendo que bens materiais podem ser importantes, mas que é ainda mais importante valorizar quem está ao seu lado, e as lições que você já recebeu da vida. A gratidão vai te impulsionar, te dar forças para continuar batalhando pelo seu negócio, pela sua família, por você mesmo; ela te dará forças para inovar, para enxergar novas soluções, mesmo em períodos difíceis.
Até a próxima!
Caso você não concorde ou queria complementar essa reflexão, aguardo seu comentário.
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.