Você já ouviu falar da ilha Yas? Localizada a 30 minutos de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, ela é conhecida pelo entretenimento de luxo. Tive o privilégio de participar, entre 20 e 25 de janeiro, de uma missão técnica naquele país, que incluiu um dia de adrenalina e muita diversão em Yas.
Uma das atrações mais famosas por lá é o Ferrari World Abu Dhabi, o primeiro parque temático da Ferrari no mundo. O lugar, com certeza, é um paraíso para os amantes da velocidade, que podem curtir, por exemplo, a montanha-russa mais rápida da Terra. Chamada Formula Rossa, ela atinge nada menos que 240 km/h, em poucos segundos. É uma experiência incrível!
Além da velocidade, também me chama a atenção o fato de uma empresa que começou como loja de carros apostar, atualmente, num parque de diversões temático. No fato de existir, também em Abu Dhabi, um palácio que hoje se tornou um hotel, uma área de visitação. Porque nesta cidade, assim como na era do conhecimento em que vivemos, é comum encontrar velocidade aliada a mudanças profundas.
E, apesar de nós, seres humanos, termos dificuldade para mudar, muitas vezes a transformação é necessária. O mundo mudou; a forma de fazer negócios, de conquistar e fidelizar clientes, de vender, tudo está se transformando. O Governo de Abu Dhabi entendeu isso, se colocou no lugar do cliente e identificou um desejo por mais entretenimento no Oriente Médio. A partir de 2007, a ilha de Yas começou a ser construída, seguida por outras opções de diversão.
O resultado? Uma década depois, os Emirados já figuram na quinta posição em quantidade de visitantes no mundo. Tudo porque, um dia, decidiram mudar sua filosofia e diversificar os investimentos para muito além do petróleo.
Fica aí um modelo no uso da empatia nos negócios, acompanhada pela colaboração e experimentação – três pilares do Design Thinking, uma forma de pensar que tem levado transformação para empreendimentos em todo o mundo. Como as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido, não perca tempo! Experimente você também se colocar no lugar do seu cliente, calçar os sapatos dele, descobrir suas dores, necessidades e desejos. Seu negócio deve entregar novas soluções para esses problemas, mesmo que sejam antigos.
Quer conhecer mais inovações, direto de Abu Dhabi? Acompanhe outras novidades que vou postar aqui e nas redes sociais!
Facebook | Instagram | Linkedin
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.