Numa de suas últimas entrevistas antes de morrer, o filósofo e escritor italiano Umberto Eco disse uma frase histórica: as redes sociais deram voz a legião de imbecis. Ele justificou que tanto o vencedor do Nobel quanto qualquer idiota dividem o mesmo espaço. Se isso é bem verdade, é também que muita coisa vem sendo publicada sem que a fonte seja devidamente verificada. Os dados e informações são “maquiados” para justificar a opinião do editor. Para que você não caia nessa cilada, fizemos uma pequena lista de fontes de dados e informações, apenas como exemplos, que podem ser úteis para qualquer pessoa que preserve sua credibilidade.
O mundo começa onde você vive. Seu município, estado e país dispõem de acesso livre às informações sobre eles, garantido por lei. Os portais de transparência – recursos, justiça, polícia, legislação – são fontes de dados e informações para acesso livre a qualquer cidadão. São úteis inclusive para a verificar se o que você leu está fundamentado em dados confiáveis.
O IBGE é uma fonte de dados indispensável. As informações demográficas, a geociências e a economia reunidas em suas bases de dados são orientadoras para as decisões governamentais e referências para bases de dados internacionais. Há resumos, tabelas prontas e bases de dados para acesso às pesquisas de seu interesse.
A CIA – Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos dispõe de uma base de dados sobre a história, as pessoas, o governo, economia, energia, geografia, comunicações, transporte e informações militares para todos os países do mundo, incluindo tabelas de comparações entre eles.
O Banco Mundial, também em inglês, tem dados sobre todo o mundo. Uma boa parte de dados e comparativos estão traduzidos para o português na plataforma do Google.
O Google mostra, quase em tempo real, como está o mercado de ações, notícias de jornais mundiais sobre o mercado e pesquisa por setores da economia.
O DataViva, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) oferece ao usuário acesso a um grande conjunto de dados públicos. Você pode definir seu perfil, consultar rankings, formatar pesquisas.
No Banco Central do Brasil você acessa todos os indicadores econômicos consolidados, em planilhas para baixar em seu computador e analisar com calma: conjuntura econômica, moeda e crédito, mercado financeiro e de capitais, finanças públicas, balanço de pagamentos e economia internacional.
Sobre micro e pequenos negócios o Sebrae tem uma série de estudos e um portal de dados DataSebrae com a possibilidade de geração de gráficos com informações sobre micro e pequena empresa.
Os dados estão aí. Agora é pesquisar, checar e analisar antes de falar 🙂
Por Márcia Matos. Jornalista, especialista em educação a distância, estudiosa do mundo digital, com muita experiência em Tecnologia da Informação, consultora e palestrante, com vários artigos publicados. Ex- funcionária do SEBRAE e atualmente, na equipe do Laboratorium, é coautora do TREM – Trilha de Referência para o Empreendedor.