A criatividade nunca foi tão necessária para o varejo, quanto agora. A crise do Coronavírus acelerou processos que já eram tendências de uma forma que as empresas, independentemente do porte, tiveram de se reiventar em uma velocidade record e ainda sob uma pressão intensa de segurança pública.
No cenário atual, a regra do contato zero prevalece. E aí vem o desafio: Como manter o relacionamento com o cliente que está distante (mesmo se pensarmos nos estabelecimantos físicos que estão abertos), se adequando aos multicanais disponíveis e oferecendo as garantias que eles esperam (segurança, conveniência, rapidez etc.)?
E neste caso, o Trade Marketing pode fazer muito pelo seu negócio.
Abrindo um parênteses: O que é Trade Marketing?
O trade marketing cuida da ativação dos canais para posicionar produtos e serviços de forma estratégica nos pontos de venda e está presente tanto no atacado quanto no varejo.
Não é de hoje que sabemos a importância do Trade Marketing para os negócios. Mas agora em que ficou mais evidente que os pontos de venda podem ser físicos ou online, ele ganha ainda mais relevância para que todas as decisões e medidas criativas sejam realizadas de forma estruturada e estratégica.
Este texto foi inspirado na conversa que tive com minha colega de Profissão na ESPM, Tania Zahar Miné, e vou compartilar aqui alguns exemplos criativos aplicados no varejo devido à pandemia do coronavírus e qual a participação do Trade Marketing neles.
Continue por aqui.
Exemplos de criatividade no varejo
Padaria com esteira
Uma padaria tornou a experiência de venda, não só “contactless”, mas também inusitada. O processo de compra é assim: O cliente pede o pão, faz a leitura do QR code para pagar pelo celular e na sequência o pão vem escorregando por uma esteira até a sua mão. Solução muito criativa.
Farmácia com ponto de desinfecção:
Existem farmácias que, logo na entrada, instalaram um ponto de desinfecção, abastecido de álcool em gel para proteger seus clientes.
O que acontece é que os clientes acabam tendo aquele local como uma referência e, muitas vezes, podem não estar precisando necessariamente comprar algo na farmácia. Mas ao passar por perto e tendo a possibilidade de desinfectar as mãos, acaba sendo atraído por algum produto e realiza a compra.
Loja de materiais de construção com Drive Thru
Estive recentemente na Telhanorte, pois precisei comprar alguns materiais para a reforma do apartamento em São Paulo e fui surpreendido pelo atendimento.
Logo na chegada havia a indicação de onde podia estacionar e uma vendedora veio até o carro, anotou meu pedido e fez todo o atendimento, retornando à loja algumas vezes até que conseguísse todos os produtos que eu precisava, sempre muito atenciosa.
Ao final, nem sequer precisei levar os produtos no carro. Uma equipe da empresa fez à entrega.
Então essa experiência, sem dúvidas, me deixou confortável, seguro e atendeu às minhas necessidades.
Compra online, retirada no supermercado
O processo da Dalben é um pouco parecido com o da Telhanorte. Só que, neste caso, o consumidor faz toda a encomenda pelo site do supermercado e, quando disponível, ele vai até a loja e retira o que já comprou sem sair do carro. O pagamento pode ser feito pelo aplicativo ou no ato da retirada.
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Mas exitem também outras soluções práticas e criativas de entrega de conteúdo pela internet para, neste momento, criar experiência e relacionamento com os clientes em casa. Um exemplo são as lives de receitas, em que o cliente encontra opções para cozinhar em casa. Uma solução simples e muito eficaz.
Você pode assistir ao vídeo ou ouvir no formato de podcast essa conversa completa!
Outros exemplos, eu compartilhei no Caderno de Ideias, que está disponível para download grátis!
Um deles é a rede de restaurantes Leon, no Reino Unido, que, por conta da quarentena, se transformou em “mini mercado”, com venda de ingredientes de seus fornecedores especializados em comida orgânica e natural. Acesse pelo link abaixo.
Este guia inédito foi criado para incentivar que empreendedores e profissionais possam superar a crise através de ações criativas que gerem inovação. Sem precisar investimento e com boa vontade já é possível fazer muito. Veja como empresas brasileiras – e chinesas, holandesas, japonesas – de todos os portes e tamanhos estão usando a pandemia para se reinventar.
Neste período de quarentena, minha missão tem sido ajudar empreendedores a superarem as dificuldades com inovação e criatividade.
Seja no blog, na criação de guias online, no Podcast ou nos meus canais do Youtube, já compartilhei diversos conteúdos. Dá uma conferida e depois me conta se colocar algumas das ideias em práticas. Vou ficar feliz em saber que funcionou.
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