Marcelo Pimenta

Os Atributos do Canvas do Modelo de Negócios Pós-Coronavírus

Canvas do Modelo de Negócios

Os modelos de negócios inovadores, como Canvas do Modelo de Negócios, foram os que estavam melhor preparados para enfrentar a pandemia.

Porém, a grande maioria dos negócios foi pega de surpresa e passados 60 dias da pandemia no Brasil, já é possível apontar atributos importantes para os modelos que vão sobreviver.

Se você acompanha o blog Mentalidades ou minha carreira como professor, sabe que eu uso o modelo Canvas como ferramenta para mapear, construir e planejar inovações nos modelos de negócios desde 2001 (inclusive eu tenho um curso grátis na Udemy sobre Canvas).

Porém, com o cenário atual, não basta inovar, tem que se reinventar. Por isso, tomei coragem de apontar atributos que precisam ser considerados para atualizar seu modelo de negócios frente à nova realidade que já chegou.

Canvas do Modelo de Negócios

No que se refere ao Segmento de Cliente, hoje é preciso ver o Perfil do Cliente individualmente.

  • Precisa olhar o cliente a partir de uma singularidade, pois cada pessoa demonstra neste momento uma dificuldade distinta. É preciso olhar cada caso.
  • Compreender o contexto a situação de cada cliente e não querer generalizar.
  • O cliente está buscando cada vez mais uma oferta singular.
  • Por outro lado, existem grupos com necessidades em comum, por exemplo, donos de cães e gatos que não podem dar a devida atenção aos pets, idosos que não podem fazer compras, pais que não sabem lidar com a rotina das crianças em casa.
  • Como você pode sanar essas necessidades específicas?

No bloco da Proposta de Valor, vemos que o cliente está mais exigente.

  • Fique atento em oferecer conveniência, ou seja, o que for mais fácil e prático para o cliente.
  • O preço vai estar vinculado muito mais ao valor do que do atributo objetivo do produto.
  • A segunda palavra de ordem, neste bloco, é a segurança, a noção de cuidado.
  • Como seu cliente percebe os cuidados que sua empresa está tendo neste cenário?
  • Incorpore o cuidado na sua proposta de valor.

No que se refere aos Canais, pode-se dizer que a ideia de multicanal toma uma grande proporção.

  • A empresa precisa estar atenta à ideia de multicanal – físicos e principalmente os digitais.
  • O cliente encontra o produto pelo Facebook, acessa o site, faz a compra, recebe a confirmação pelo Whatsapp e depois vai até a loja só para retirar o produto. De forma bem simplificada, esta é a ideia do omnichannel que ganha força neste período de quarentena.
  • Embora seja mais difícil a implementação internamente, para o cliente é uma conveniência grande.

Sobre o Relacionamento com o Cliente, mais do que nunca são necessárias empatia e compaixão.

  • Neste momento delicado, o relacionamento a partir dos canais deve ser de maior cuidado, em que você se coloca no lugar do cliente e apresenta uma solução ao problema dele.
  • A compaixão é um atributo exclusivo dos seres humanos. Desde quando nascemos temos alguém que cuida e nós enquanto não somos capazes de sobreviver sozinhos. Ao contrário dos animais. A empresa que demonstra compaixão, ganha mais do que uma venda. Ganha clientes fiéis.

No bloco Fontes de Receita, vamos pensar como um Escambo de valor.

  • Pense em novas formas que não limite somente a troca de produto por dinheiro, como por exemplo, utilização de vouchers para compras futuras.
  • Além disso, este é o momento de colocar em prática a parceria e a confiança com aqueles que sempre estiveram com você.

No que se refere aos Recursos, eles passam a ser, cada vez mais compartilhados e colaborativos.

  • Os recursos são melhor utilizados e reciclados de forma compartilhada por todos.
  • Os parceiros são colaborativos e cada um com sua parte contribui para a construção do todo.

As Atividades são mais distribuídas.

  • Cada um em seu lugar de maneira isolada faz sua parte das atividades para um objetivo em comum.
  • O isolamento vai exigir mais colaboração e contribuição por parte de cada membro da equipe.

No bloco das Parcerias-Chave, entram aspectos como solidariedade e responsabilidade social.

  • A ideia de compromisso com a sociedade e a lealdade devem ser pontos importantes entre os parceiros de negócio.
  • Fortaleça o relacionamento com seus fornecedores, oferecendo apoio. E quando o momento de crise passar, estar junto de quem sempre te apoiou.

Na Estrutura de Custos, a palavra de ordem é Racionalizar.

  • É preciso saber quais são os custos importantes que não podem ser substituídos.
  • Utilizar melhor os dinheiro que você tem.
  • Se for o caso, pausar projetos que não sejam prioritários.
  • O que merece sua atenção é aquilo que faz parte da sua reinvenção Pós-coronavírus. E os recursos devem ser destinados a isso.
  • Talvez você tenha custos que sejam para arcar os outros blocos do Canvas do Modelo de Negócios, por exemplo, para cumprir com a lealdade com o fornecedor ou para garantir o relacionamento com o cliente.
  • Ou mesmo investir em um novo projeto deste momento que tenha potencial de surfar a onda.

Tudo o que precisa saber sobre Canvas de Modelo de Negócios, você encontra aqui:

Se você quer aprofundar o tema, então minha proposta é você fazer meu curso na UDemy de Modelos de Negócios Pós-coronavírus.

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Neste livro totalmente gratuito fizemos uma coletânea de 17 ferramentas de negócios para te ajudar a inovar usando recursos visuais. Baixe grátis e comece aplicar agora mesmo as ferramentas nos seus projetos pessoais e com a sua equipe.

Podendo ser simplificada como a capacidade de gerar valor, a inovação sempre foi uma palavra de ordem para qualquer negócio. Quem não inova, não se adapta e não gera mais valor aos olhos dos consumidores, quebra. Vai à falência. Morre.

A pandemia do coronavírus tornou esse processo muito mais rápido. Novas necessidades que precisavam de um tempo recorde de resposta foram criadas, enquanto muitas empresas ainda estavam em modelos antigos. 

E hoje, mais de 1 ano depois do início da pandemia, vários negócios e profissionais ainda sofrem com essa adaptação. 

Para ajudar esses negócios e profissionais, apresento o Método Canvas do Modelo de Negócio, uma ferramenta para mapear, construir e planejar inovações nos modelos de negócios, adaptada para o contexto pós coronavírus, para VOCÊ, que precisa se adaptar a esses novos tempos.

Com o cenário atual, não basta inovar, tem que se reinventar. Por isso, tomei coragem de apontar atributos que precisam ser considerados para atualizar seu modelo de negócios frente à nova realidade que chegou e veio para ficar.

Aprenda de forma descomplicada como planejar um modelo de negócios inovador através desse método e, assim, encontrar novas oportunidades de negócio.

Continue lendo!

O Método Canvas do Modelo de Negócio

O Método Canvas do modelo de negócios é uma ferramenta de gestão estratégica para definir e comunicar de forma rápida e fácil uma ideia ou conceito de negócio, usada para quando você deseja iniciar ou aprimorar um negócio, produto, proposta de valor, captação de novos clientes, etc. 

Esse método canvas se apresenta como um resumo de uma página que descreve os detalhes estratégicos de alto nível necessários para colocar um negócio (ou produto) no mercado com sucesso, é um mapa visual que trabalha os elementos fundamentais de um negócio ou produto, estruturando uma ideia de forma coerente.

Nesse mapa visual, você tem 9 blocos pré-formatados. São eles: 

  1. As propostas de valor do produto ou negócio  (o que ele faz e promete)
  2. Segmentos de clientes (para quem é)
  3. Atividades (as etapas que a equipe deve concluir para ter sucesso)
  4. Recursos (a que pessoal, ferramentas e orçamento a equipe terá acesso)
  5. Canais (como a organização irá comercializá-lo e vendê-lo)
  6. Relacionamento com o cliente (como a equipe apoiará e trabalhará com sua base de clientes)
  7. Parcerias-chave (como terceiros se encaixam no plano)
  8. Estrutura de custos (quanto custa construir o produto, bem como como vendê-lo e apoiá-lo)
  9. Fonte de receita (como o produto fará dinheiro)

As ideias representadas nos nove blocos formam uma conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definir seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Por que usamos o método Canvas do Modelo de Negócio

– Para desenhar rapidamente o que a ideia envolve.

– Isso nos permite entender o seu negócio e passar pelo processo de fazer conexões entre o que é sua ideia e como transformá-la em um negócio.

– Ele examina quais tipos de decisões do cliente influenciam o uso de seus sistemas.

– Isso permite que todos tenham uma ideia clara de como será o negócio.

Mas como fica esse modelo no mundo após o coronavírus?

Iremos ver a seguir, mas primeiro, é necessário entender o que é esse “mundo após o coronavírus”. 

Contextualização do mundo pós coronavírus

O nosso mundo está em constante mudança. 

Na década de 80, estrategistas militares da United States Army War College (USAWC) desenvolveram um conceito para explicar a mudança do mundo após a guerra fria, o definindo através do acrônimo V.U.C.A., que significa:

V – Volátil: falta de estabilidade e previsibilidade

U – Incerto: falta de capacidade de prever quais mudanças importantes podem vir

C – Complexo: o mundo se movendo de maneiras que os especialistas nunca viram antes

A – Ambíguo: problemas em entender qual é o melhor curso de ação

Então, por algumas décadas, tivemos  um desenvolvimento nessa base V.U.C.A. e isso gerou consequências:

– A volatilidade, a rapidez de mudanças, deu lugar à estruturas Frágeis.

– As Incertezas se tornaram tamanhas, que nos tornamos mais Ansiosos. 

– A Complexidade deu lugar à Não-linearidade – não sabemos de onde as coisas chegam e para onde elas vão. 

– A Ambiguidade, a dúvida do que é ou não é, passa a se tornar Incompreensível. 

À essa nova configuração, damos o nome de mundo B.A.N.I. (e se você quer saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui), que, aliado ao desenvolvimento tecnológico, mudou nossa forma de pensar, agir e demandar, baseado na nossa proximidade com a tecnologia na era digital. 

A necessidade de adaptação à tecnologia e novas formas de fazer negócio já eram necessárias devido a essa configuração. Com a pandemia do novo coronavírus, esse processo foi acelerado, causando um impacto maior naqueles que ainda estavam em passos lentos para se adaptar a essas novas demandas. 

Foi necessário a adaptação ao home office, à modelos digitais e cuidados no trato devido a desconfiança e receio das pessoas em relação ao vírus, implementando protocolos especiais. 

O cliente está mais exigente, demanda por soluções rápidas, práticas e distribuídas de novas formas e em novos canais. Necessidades específicas derivadas do advento da pandemia foram criadas e precisam ser supridas. 

Essas mudanças vieram para ficar. Portanto, adaptar-se é obrigatório. 

Toda mudança, porém, traz novas possibilidades e oportunidades, e esta não é diferente. Para poder explorar essas possibilidades e torná-las em oportunidades, é que você vai utilizar o método canvas do modelo de negócio adaptado pós pandemia. E é ele que vou mostrar logo a seguir!

E para garantir que você esteja preparado para essa nova configuração de mundo que estamos vivendo, também disponibilizei gratuitamente o meu curso de Modelos de Negócio pós-Pandemia, que indico que você faça. É só clicar aqui para se inscrever!

Vamos ao método canvas, agora?

Atributos do Canvas do Modelo de Negócio Pós Coronavírus

Segmento de Cliente

No que se refere ao Segmento de Cliente, hoje é preciso ver o Perfil do Cliente individualmente. Confira:

– O cliente está buscando cada vez mais uma oferta singular.

– Precisa olhar o cliente a partir de uma singularidade, pois cada pessoa demonstra neste momento uma dificuldade distinta. Logo, é preciso olhar cada caso.

– Compreender o contexto da situação de cada cliente e não querer generalizar.

– Por outro lado, existem grupos com necessidades em comum, por exemplo, donos de cães e gatos que não podem dar a devida atenção aos pets, idosos que não podem fazer compras, pais que não sabem lidar com a rotina das crianças em casa.

Como você pode sanar essas necessidades específicas?

Proposta de Valor

No bloco da Proposta de Valor, vemos que o cliente está mais exigente. Portanto:

– Fique atento em oferecer conveniência, ou seja, o que for mais fácil e prático para o cliente.

– O preço vai estar vinculado muito mais ao valor do que do atributo objetivo do produto.

– A segunda palavra de ordem, neste bloco, é a segurança, a noção de cuidado.

– Como seu cliente percebe os cuidados que sua empresa está tendo neste cenário?

Incorpore o cuidado na sua proposta de valor.

Canais

No que se refere aos Canais, pode-se dizer que a ideia de multicanal toma uma grande proporção.

– A empresa precisa estar atenta à ideia de multicanal – físicos e principalmente os digitais.

– O cliente encontra o produto pelo Facebook, acessa o site, faz a compra, recebe a confirmação pelo Whatsapp e depois vai até a loja só para retirar o produto. De forma bem simplificada, esta é a ideia do omnichannel que ganha força neste período de quarentena.

– Embora seja mais difícil a implementação internamente, para o cliente é uma conveniência grande.

Confira aqui dicas para vender mais pelo WhatsApp: Como vender mais pelo WhatsApp – Entenda de forma descomplicada

Relacionamento com o Cliente

Sobre o Relacionamento com o Cliente, mais do que nunca são necessárias a empatia e a compaixão.

– Neste momento delicado, o relacionamento a partir dos canais deve ser de maior cuidado, em que você se coloca no lugar do cliente e apresenta uma solução ao problema dele.

– A compaixão é um atributo exclusivo dos seres humanos. Desde quando nascemos temos alguém que cuida e nós enquanto não somos capazes de sobreviver sozinhos, ao contrário dos animais. A empresa que demonstra compaixão, ganha mais do que uma venda: ganha clientes fiéis.

Fontes de Receita

No bloco Fontes de Receita, vamos pensar como um Escambo de valor.

– Pense em novas formas que não se limitem somente à troca de produto por dinheiro, como, por exemplo, utilização de vouchers para compras futuras.

– Além disso, este é o momento de colocar em prática a parceria e a confiança com aqueles que sempre estiveram com você.

Recursos

No que se refere aos Recursos, eles passam a ser cada vez mais compartilhados e colaborativos.

– Os recursos são melhores utilizados e reciclados de forma compartilhada por todos.

– Os parceiros são colaborativos e cada um com sua parte contribui para a construção do todo.

Atividades 

As Atividades são mais distribuídas.

– Cada um em seu lugar de maneira isolada faz sua parte das atividades para um objetivo em comum.
– O isolamento vai exigir mais colaboração e contribuição por parte de cada membro da equipe.

Parcerias-Chave

No bloco das Parcerias-Chave, entram aspectos como solidariedade e responsabilidade social.

– A ideia de compromisso com a sociedade e a lealdade devem ser pontos importantes entre os parceiros de negócio.

– Fortaleça o relacionamento com seus fornecedores, oferecendo apoio. E quando o momento de crise passar, esteja junto de quem sempre te apoiou.

Estrutura de Custos

Na Estrutura de Custos, a palavra de ordem é Racionalizar.

– É preciso saber quais são os custos importantes que não podem ser substituídos.

– Utilizar melhor os dinheiro que você tem.

– Se for o caso, pausar projetos que não sejam prioritários.

– O que merece sua atenção é aquilo que faz parte da sua reinvenção pós-coronavírus. E os recursos devem ser destinados a isso.

Talvez você tenha custos que sejam para arcar os outros blocos do Canvas do Modelo de Negócios, por exemplo, para cumprir com a lealdade com o fornecedor ou para garantir o relacionamento com o cliente.

Ou mesmo investir em um novo projeto deste momento que tenha potencial de surfar na onda.

Como utilizar o Canvas do Modelo de Negócios na prática?

Ainda tem dúvidas sobre como utilizar corretamente o Canvas do Modelo de Negócio?

Para ajudar você nessa adaptação necessária, estou oferecendo o meu curso de Canvas na Prática – agora gratuito! Não deixe de se inscrever para aproveitar esta oportunidade!

Você ainda pode saber mais sobre o Canvas do Modelo de Negócio clicando aqui.

E se você quiser se preparar para inovar no cenário pós-pandemia, independente do seu tamanho de negócio, você ainda pode conferir as palestras que tenho, assim como a imersão de inovação. 

É só clicar nos links abaixo para conferir mais detalhes:

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