Inovação e criatividade são os assuntos mais recorrentes aqui no blog. Se quisermos acompanhar o mundo, é um requisito ser criativo e inovador. Mas apesar dessas palavras andarem juntas, elas não são a mesma coisa.
Enquanto a criatividade está relacionada à “imaginação”, a inovação está relacionada à “implementação”.
A principal diferença entre criatividade e inovação é que a primeira se refere a conceber uma nova ideia ou plano, enquanto a última implica em iniciar algo novo para o mercado, o que não é apresentado antes.
Você pode obter uma melhor compreensão dos dois tópicos, suas diferenças e qual a relação entre inovação e criatividade no post de hoje.
Vamos lá? Continue lendo!
Entendendo qual a relação entre Inovação e Criatividade
Se você for criativo, você gosta de um bom desafio. Você pode criar novos conceitos rapidamente. Você abraça a mudança.
Mas todas essas coisas o tornam inovador?
Embora a criatividade e a inovação sejam frequentemente usadas de forma intercambiável, existem algumas diferenças notáveis entre as duas. É importante entender essas distinções.
Para que possa ficar bem claro qual é a relação entre inovação e criatividade, vamos primeiro definir cada uma, diferenciá-las e relacioná-las.
O que é criatividade?
A criatividade é a capacidade ou ato de ser criativo, conceber algo original ou incomum, criar, inventar. É a qualidade relacionada a quem possui ideias originais ou a capacidade de propor novos enunciados.
Naturalmente, todos temos o potencial criativo dentro de nós, mas ela não deve ser vista apenas como um talento, mas sim como uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida e aperfeiçoada. É a competência mais importante do profissional do século XXI!
O fator chave para o nosso tema, é que a criatividade continua sendo uma ideia por si só, e ainda não é uma realidade.
“A criatividade é um caminho para os corajosos, mas não para os destemidos, e é importante reconhecer a distinção.”
A Grande Magia – A Vida Criativa Sem Medo”, de Elizabeth Gilbert
O que é inovação?
Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente.
Inovação é a implementação ou criação de algo novo que agrega valor para os outros. A inovação é percebida de forma mais vívida na forma de uma ferramenta, benefício físico ou auxílio que resolve um problema ou cria uma vantagem.
Como disse, a criatividade sendo uma ideia que ainda não é realidade, a inovação é a realidade dessa ideia.
As diferenças entre criatividade e inovação
Criatividade não é necessariamente inovação. Se você tem uma reunião de brainstorm com dezenas de novas idéias, então você demonstrou criatividade, mas não há inovação até que algo seja implementado.
A principal diferença entre criatividade e inovação é que a primeira se refere à concepção de uma nova ideia, enquanto a última envolve a conversão dessa ideia em uma mercadoria comerciável.
Criatividade é o ato de conceber algo novo, seja uma variação de um tema existente ou algo totalmente original. Inovação é o ato de colocar esse conceito em prática. É a diferença entre sugerir a ideia de que uma aeronave poderia voar pelo espaço e realmente construir um foguete que os astronautas podem usar para chegar à lua.
Descomplicando: A criatividade está para a idealização assim como a inovação está para a implementação que tem sucesso. Criatividade não tem que necessariamente gerar resultado, é algo individual, já a inovação é algo coletivo e sempre gera valor.
Nas palavras de Sandro Magaldi:
“Inovação não é sinônimo de invenção. Toda invenção bem sucedida em uma empresa é uma inovação, porém nem toda inovação é uma invenção. O Cirque Du Soleil não inventou o circo. Na realidade seu fundador, o canadense, Guy Laliberté observou uma mudança no comportamento das pessoas em relação a esse modo de entretenimento e criou uma experiência diferenciada, multisensorial, quebrando um paradigma ao não utilizar animais em cena.”
Então, qual a relação entre inovação e criatividade?
A partir desse ponto você já pode dizer qual é a relação entre inovação e criatividade: criatividade e inovação não são a mesma coisa, mas complementam. Criatividade inspira a inovação, e para inovar é preciso ser criativo.
A criatividade permite que você pense em novos objetivos a serem alcançados, e a inovação permite que você alcance esses objetivos e encontre novos.
Veja essa explicação do Murilo Gun sobre o assunto:
“Criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas.
Inovação é a criatividade empacotada para oferecer ao mercado.
Ou seja, Inovação é a imaginação aplicada para resolver problemas, que foi empacotada para resolver o problema de um grupo de pessoas (mercado).
A criatividade vira inovação quando você adiciona uma marca e uma “embalagem”.
A criatividade vira inovação quando você adiciona uma estratégia de marketing e um plano de vendas.
A criatividade vira inovação quando você adiciona um modelo de negócios e uma base de clientes.
A criatividade vira inovação quando você transforma uma solução criativa num empreendimento criativo.
CRIATIVIDADE * EMPREENDEDORISMO = INOVAÇÃO.”
Por que você precisa de criatividade e inovação nos negócios?
Tanto a criatividade quanto a inovação desempenham papéis importantes em qualquer empreendimento. Afinal, as práticas padrão e os modelos de negócios estão em constante mudança, tornando-se obsoletos.
Os empreendedores de sucesso percebem isso e se destacam na busca de novas oportunidades. Eles são solucionadores de problemas por natureza e estão sempre buscando novas soluções para os problemas do dia a dia.
Não podemos enfatizar o suficiente a importância da diferenciação. E se você deseja diferenciar seu produto ou serviço, a criatividade e a gestão da inovação são fundamentais.
As ideias mais criativas são geradas conectando pontos que a maioria nem pensaria em conectar, impulsionada por uma compreensão apurada do que os consumidores realmente desejam e precisam.
É por isso que há uma demanda crescente por habilidades como criatividade, pois os problemas estão se tornando cada vez mais complexos e temos que ser ainda mais criativos para resolvê-los.
Como ser mais criativo e inovador?
Muitas pessoas dentro das organizações pensam que não são criativas, ou ainda, que não estão na empresa para criar coisas novas e que devem deixar essa tal inovação para a equipe de Marketing ou Pesquisa & Desenvolvimento, por exemplo.
Mas a boa notícia é que todos nós somos criativos, sim! O jeito é despertar e incentivar a criatividade, pois o problema é que ela está “adormecida”. Você pode baixar gratuitamente o Guia da Mentalidade Inovadora.
Para gestores de empresas, gerentes de marketing, curadores de eventos, minha experiência mostra que palestras com essa temática ajudam a resgatar nas pessoas o potencial criativo que todas elas têm, despertando, treinando e criando uma confiança na criatividade nata, através de inspirações, cases, neurociência e tantos outros assuntos – e eu posso te ajudar com isso!
Conheça agora mesmo mais sobre as minhas palestras:
Você pode ver vários depoimentos de pessoas que já participaram dos meus cursos e eventos em que palestrei clicando aqui.
Postado por Marcelo Pimenta