O IBGE divulgou recentemente sua pesquisa nacional por amostra de domicílios de 2013. Dentre os inúmeros dados revelados, e que apontam insights para os empreendedores, quero destacar hoje o avanço do telefone celular na vida de todos – e seus possíveis impactos nos negócios. Os dados são de 2013, mas mostram tendências importantes, principalmente que estamos caminhando para a universalização do celular. Ou seja, amanhã ou depois todo o indivíduo, desde a criança até o idoso, vai estar conectado.
Vejam alguns números que comprovam isso: Em 2013, três em cada quatro brasileiros já tinham seu celular. O dispositivo foi o meio de acesso à Internet declarado por 53,6%. 17,2% disseram usar o tablet.
A região Norte apresentou o maior percentual de domicílios que utilizavam o telefone móvel como meio para acesso à Internet (75,4%), superando o acesso através do microcomputador (64,8%). Na comparação entre 2005 e 2013, o percentual de acesso a celular no Tocantins variou de 27% para 74,6%. Na Paraíba o crescimento foi de 26,2% para 73%. O Distrito Federal lidera o uso da tecnologia: 89,4% da população tem um aparelho no bolso.
Hoje já se usa o celular para:
– comprar / vender / alugar
– jogar / brincar / se divertir
– assistir filmes / séries / bobagens
– encontrar namorado (a) ou algo mais
– traçar rotas / evitar trânsito / encontrar / visitar lugares
– pesquisar estacionamento / pagar pedágios
– chamar táxi / pedir pizza / encontrar serviços e fornecedores
– cobertura de eventos / congressos / feiras
– selfies / recordações / memórias- ensinar / aprender
– o que você quiser… A lista é infinita e será assim cada vez mais.
Escolhi quatro exemplos para mostrar que este é um caminho sem volta:
Na Estônia, a identidade digital do cidadão é um chip. É com ele que a pessoa agenda uma consulta médica, usa o transporte público, envia o imposto de renda ou mesmo paga o tempo de uso de um parquímetro. Para muitos dos serviços sequer é preciso o uso do smartphone, muita coisa funciona com o bom e velho SMS mesmo.
Já o Photomath, um dos aplicativos premiados no NetExplo 2015, revoluciona o ensino da matemática. Não é mágica, o celular lê a fórmula e resolve o problema – mostrando passo a passo como chegar na solução.
O uso do WhatsApp vem gerando aumento de receitas para as micro e pequenas empresas. Apesar de não haver um número consolidado, há inúmeras evidências disso. O Sebrae Goiás, por exemplo, registrou um incremento de vendas nas empresas dos segmentos de agência de viagem e corretagem de imóveis. Também são conhecidos casos de pizzarias, manicures e site de comércio eletrônico que vendem mais com o uso desse novo canal de relacionamento.
Por fim, os alagoanos criadores do HandTalk, aplicativo que permite que o simpático Hugo ajude quase 10 milhões de deficientes auditivos a melhor se comunicar através da tradução automática de texto e áudio para Libras, a língua de sinais. E de graça. O aplicativo brasileiro já foi premiado pela ONU como o mais importante aplicativo social em 2013 – reconhecido como um das mais importantes tecnologias para inclusão de portadores de deficiência auditiva.
Poderia citar mais e mais exemplos, mas acredito que esse já são suficientes para que você se questione e pense como pode tornar sua empresa mais inovadora com o uso do celular. Inspiração não falta, portanto mãos à obra!
Marcelo Pimenta (menta90) é professor de inovação da ESPM e fundador do Laboratorium e escreve toda segunda-feira no Blog do Empreendedor. Encontre mais conteúdo curtindo www.facebook.com/menta90
Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
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