Já ouviu falar em microlearning? Essa nova abordagem promete revolucionar o mundo da educação nos próximos anos, pois soluciona alguns problemas comuns das pessoas que desejam se capacitar, como falta de tempo e dificuldades para deslocamento. Isso porque o microlearning transforma conteúdos educativos em pequenas pílulas de conhecimento, de forma que cada um possa estudar diariamente, por pouco tempo e de qualquer lugar.
O microlearning chega como uma alternativa, uma resposta para aquela pessoa que quer se capacitar, mas não tem tempo e está cansada do formato tradicional – que exige regularidade, com dias e horários estabelecidos. Esse novo jeito de estudar oferece ao aluno flexibilidade e controle, já que ele escolhe a hora e o contexto em que quer se dedicar às atividades do curso.
A nova modalidade só existe combinada à tecnologia, que tornou possível o EAD (Ensino à Distância). Mas o microlearning tem ido além de formatos mais tradicionais, chegando a utilizar ferramentas como o WhatsApp para levar capacitação e, ao mesmo tempo, criar um canal de comunicação direto, simples e prático entre alunos e professores. De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile de dezembro de 2017, o aplicativo tem amplo alcance no país; está presente na tela inicial do celular de 66% dos brasileiros.
A WebAula criou um ebook muito bacana, que ajuda a entender o conceito e as aplicações do microlearning. Você pode baixa-lo aqui
Microlearning é tendência
Como aponta o site RHBizz, microlearning é uma grande tendência para os próximos anos, principalmente após a entrada dos millennials no mercado de trabalho. De acordo com estudos, esta geração tem tempo médio de atenção de apenas 90 segundos – ou seja, maior aderência a formatos curtos de conteúdo. A utilização de vídeos, definição clara de objetivos e valorização da qualidade – fatores presentes nas pequenas pílulas de conhecimento – também contam na hora de atrair a atenção dos millennials.
Capacitação pelo WhatsApp
Desde que percebi o potencial do microlearning, em 2017, tenho criado soluções educacionais que utilizam o WhatsApp. A primeira experiência, idealizada junto à empreendedora, coach e palestrante Paola Tucunduva, é o uso que fazemos nos Protagonistas (https://protagonistas.co/), que já está em sua 4ª turma e tem gerado resultados positivos. No Protagonistas, o WhatsApp não é o principal meio, mas ele é parte integrante da metodologia direcionada a empreendedores que buscam aperfeiçoar e obter sucesso com seus negócios. A iniciativa envolve uma série de mentorias, encontros online e conteúdos diversificados (as inscrições para a quarta turma já estão abertas).
Depois dessa primeira experiência, realizei, junto à Universidade Secovi, o curso “Negócios imobiliários: inove ou morra”, entre março e o início de maio deste ano. O conteúdo foi dividido em quatro módulos que abordaram tendências de mercado, o perfil do novo consumidor, inovação no setor imobiliário e como ter atitude proativa em relação às mudanças e obter melhores resultados. No total, foram 20 horas de aula, distribuídas de segunda a sexta-feira, por 60 dias, com atividades semanais, eventos ao vivo e discussões no próprio grupo. O curso teve uma ótima repercussão, como você pode conferir aqui.
A repercussão vem sendo tão positiva, que, agora também estamos promovendo uma nova versão do curso com o Secovi-RS.
Recentemente, entre 14 e 25 de maio, ministrei também o curso “O uso do WhatsApp para conquistar clientes e vender mais” (veja detalhes aqui: https://www.informativo.com.br/estado/sebrae-rs-inova-e-lanca-capacitacao-por-whatsapp,273702.jhtml), que fez parte da programação da Semana do MEI do Sebrae RS. As pessoas que participaram da capacitação recebiam, diariamente, mensagens em formato de texto, áudio e vídeo com informações e práticas, para acessarem no momento mais adequado. Também tiraram dúvidas pessoalmente sobre os temas do curso, entre os dias 14 e 25 de maio.
Atualmente, venho priorizando novas iniciativas que utilizem este canal como ferramenta de educação, motivação, engajamento e vendas.
Se você deseja pensar soluções criativas usando o WhatsApp, conte comigo! Podemos pensar num projeto personalizado para você, seu negócio ou empresa.
Saiba um pouco mais sobre:
Marcelo Pimenta
Menta é um dos pioneiros da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. Atua como professor universitário desde 1996; desde 2011, é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. Edita diversos livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores.
É consultor credenciado ao Sebrae nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e local, em quase todos os estados brasileiros. Também representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos, as principais inovações digitais que afetam a sociedade.