Para especialista em gestão da inovação e criatividade, é preciso ressiginificar experiências e emoções no processo de venda
Não de pode mais ignorar que a possibilidade de pesquisar a reputação dos produtos e mensurar a experiência de compra do cliente foi alterada pela interação com os meios digitais. Com o poder de decidir nas mãos, pesquisar rapidamente em diversos sites e ainda, se amparar na opinião de compra de outras pessoas, tornaram os clientes mais exigentes.
Nesse sentido, não se pode ignorar que a decisão final de aquisição do produto não se dê apenas pelo valor agregado oferecido. A experiência do cliente nesse processo se torna fator fundamental para quem não quer perder clientes e vendas.
“O cliente está cada vez mais exigente. Se a experiência de compra oferecida presencialmente ele compra pela internet. As lojas perdem sentido de existir quando não correspondem às expectativas do cliente”, explica o professor e especialista em inovação e criatividade, Marcelo Pimenta.
Para ele, que viaja o mundo propondo e refletindo o papel da inovação e criatividade na elaboração de projetos e processos, liderança de equipes e criação de produtos, o novo comportamento de consumo muda o modus operandi do processo de compra, em todas as suas esferas.
“É preciso colocar o elemento experiência do cliente no eixo central dos negócios. Somente se atentando aos pontos de interação com o consumidor, é possível avaliar sua percepção com o produto ou serviço. Se você não oferece o suporte que ele precisa, certamente ele vai buscar outro que o atenta”, enfatiza.
Experiência e Emoção – Pautados nessa preocupação, empresários de todos os ramos têm se atentado a essa questão. É o caso de um grupo de empresários de shoppings de Recife e região, que resolveram se preparar para os novos paradigmas no processo de compra e venda.
Promovida pela Associação Brasileira dos Shoppings Centers, uma palestra-treinamento será desenvolvida para 12 empreendimentos locais, das cidades de Recife, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Olinda, no próximo dia 5 de março.
Marcelo Pimenta encara a crise dos últimos tempos, que fecha anualmente milhares de lojas, algo que precisa ser enfrentado com criatividade e conexão pelos donos de negócios, bem como suas equipes, e jamais deve ser ignorada.
“A experiência do cliente não precisa custar caro. Às vezes pequenos gestos no comportamento de venda conectam as pessoas. É preciso criar experiências únicas. Experiências vendem e emoções encantam”, explica.