Marcelo Pimenta

China: negócios, cultura, mindset que estão dominando o mundo

China: negócios, cultura, mindset que estão dominando o mundo

A China é um país para nos ensinar e inspirar a fazer melhores negócios e a viver melhor. Pois, como sabemos, esse país continental é um dos que mais cresce economicamente no mundo atualmente.

E por isso eu trago para vocês uma série de conteúdos que, para quem já tem os seus olhos voltados para os negócios com o chineses, vai ser muito útil e com certeza vai agregar muito na sua mentalidade inovadora. Para quem possibilidades.

Como empreender e inovar como um chinês?

Primeiramente, eu conversei com In Hsieh, co-fundador e CEO da Chinnovation, empresa criada para desenvolver negócios entre o Brasil e a China. Ele é um empreendedor com um histórico excelente e nos explica como nós, brasileiros, podemos aprender a pensar, empreender e inovar como um chinês, já que a cultura milenar deles é muito forte.

O que o In Hsieh nos explica é que a concorrência no Brasil é relativamente fácil, pois dificilmente aqui uma empresa tem mais de dez concorrentes diretos. É o contrário da China, onde qualquer negócio que você abre, tem que lidar com muita pressão da concorrência. Sendo assim, os chineses têm um nível de competitividade muito acima dos brasileiros. E isso somado à quantidade de talentos no mercado, mais disponibilidade de capital e um território faz com que se torne possível empresas. Sem contar que eles não têm muito apego a um projeto e se não dar certo, logo tentam outro mais viável.

Durante a conversa, In Hsieh nos deu algumas informações sobre Hangzhou, a cidade dos empreendedorismo, onde um a cada quatro moradores são empreendedores. E depois, nos contou sobre Shenzhen que é a capital dos eletrônicos, onde começaram os testes de abertura dos negócios da China para o mundo, e que é responsável provavelmente por mais de 60% da produção de smartphones no mundo – E essas devem ser umas das principais cidade para conhecer no país, para quem se interessar em negócios.

Então a questão cultural da China e a questão de mindset da população de lá, favorecem sim, e muito, para um ambiente hiper-competitivo e hiper-produtivo como podemos ver. Pois está enraizado na vivência dos chineses a dedicação ao trabalho, qualidades que já vem de família e da educação.

Oportunidades de negócios com a China

Depois disso, continuando a série de entrevistas sobre a China, eu conversei com José Ricardo dos Santos Luz Júnior sobre as oportunidade de negócios com esse país que tanto vem crescendo em inovação em todo o mundo.

O José Ricardo é CEO da Lide China, uma plataforma de negócios fundada em 2013 com o objetivo de unir os empresários da China e Brasil, com o respaldo dos governos desses dois países e em parceria com a CCPIT (Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional).

Ele conta que o interesse dele por negócios na China vem desde um pouco antes de 2007, quando trabalhou lá e viu que muito empresários se interessavam em investir em negócios no Brasil.

E a partir dessa colocação do José Ricardo, comentei com ele sobre o “apetite” que  tem em desenvolver negócios com o Brasil e ele confirmou pois não há só um interesse ou ideia, mas um efetivo investimento em negócios com os brasileiros.

E diante disso, uma informação importante que ele nos deu foi que a China é a maior parceira do Brasil desde 2009. Ou seja, já estamos passando mais de dez anos de parceria comercial com os chineses. E o fluxo de ramos de negócios entre nossos países é bem variado, pois vai desde commodities e tecnologia, até bancos chineses.

Falando em números, se compararmos os negócios Brasil-China com Brasil-EUA em 2018 (ainda não se tem dados de 2019), na primeira relação temos um número recorde de US$ 100 bilhões, e na segunda US$ 58 bilhões. Ou seja, entre os dois maiores parceiros comerciais do Brasil há uma diferença US$ 42 bilhões em importação e exportação.

O ramo da agricultura no Brasil é bem interessante à China. E hoje uma das grandes oportunidades é a abertura do mercado para exportação do melão especificamente, mas claro que também outras frutas.

Segundo o G1, a China é o maior mercado consumidor de melões no mundo – consome cerca de metade da produção mundial, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017. Se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar.

Para a área de serviços, especificamente na área da educação, José Ricardo indica investir em cursos extracurriculares como aulas de danças e músicas típicas brasileira, além de aulas de português. Pois isso conta muito para os jovens que querem entrar numa universidade chinesa.

E para encerrar, a dica final que o José Ricardo dá para quem quer fazer negócio com os chineses é começar pelo começo e planejar muito bem, ou seja, ter um plano de negócios bem elaborado e definido e entender bem o mercado que você irá atuar. Depois é bom analisar bem os custos e ter uma boa assessoria de contratos e relações com o parceiro.Além de país para conhecer de perto como funciona os negócios por lá.

A China é um país que , principalmente relacionados a inovação em negócios, por isso vou deixar disponíveis as duas conversas completas que eu tive com o In Hsieh e José Ricardo que estão no meu podcast para que você possa ouvir e .

 

  • COMO EMPREENDER E INOVAR COMO UM CHINÊS, COM IN HSIEH:

  • OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM A CHINA, COM JOSÉ RICARDO LUZ JÚNIOR:

Depois me conta o que você achou desses bate-papos. Vamos nos conectar pelo Linkedin e continuamos a conversa por lá. Vai ser um prazer. Até mais!

 

E se desejar, aqui no Blog Mentalidades você encontrará muitos outros conteúdos práticos com dicas para montar seu negócio do zero, sem complicações.

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