Marcelo Pimenta

As 10 leis do Ikigai para o Empreendedor

As 10 leis do Ikigai para o Empreendedor

Ikigai é a sua razão de viver. É o motivo que faz você acordar todos os dias.”

Não existe uma tradução concreta para o termo. O mais próximo que se pode chegar é a descrição feita por Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz (Astral Cultural, 2018). Segundo ele “Ikigai é a sua razão de viver. É o motivo que faz você acordar todos os dias.”

Primeiramente, é importante dizer que cada pessoa é única e possui seu Ikigai, algo que a faz ser especial diante de todas as outras. A diferença é que a maioria de nós não descobriu ainda qual é o seu propósito. Os estudiosos no assunto estimam que cerca de 90% das pessoas não descobriram seu Ikigai.

A partir do famoso diagrama apresentado aqui, pode-se dizer que Ikigai é o conjunto das mais profundas reflexões, sentimentos e dons que cada ser humano possui. O que você ama fazer? + O que você é bom em fazer? + O que você pode ser pago para fazer? + O que é bom para o mundo?. Conseguindo dar respostas à essas questões, você encontrará sua paixão, sua missão, sua profissão e seu talento. Ao passo que você consegue reunir estes 4 pontos, finalmente terá encontrado seu Ikigai.

Então, para o Empreendedor, descobrir seu ikigai é a chave para criar uma empresa forte, embasada em princípios e valores que fazem sentido para sua missão no mundo. E isso faz toda diferença.

No site Capital Social há um artigo que fala sobre o alinhamento do seu negócio ao seu propósito de vida. Segundo o portal, ter um negócio alinhado ao seu Ikigai é a chave para o sucesso. Sucesso portanto, não deve ser apenas visto como ganhar muito dinheiro ou enriquecer em pouco tempo. Sucesso nesse sentido, significa trabalhar naquilo que ama, trabalhar em algo que esteja alinhado à sua essência, aproveitando ao máximo as suas capacidades e como consequência, garantindo a satisfação de outras pessoas também.

Então, o primeiro passo que todo empreendedor deve seguir na criação de um negócio que leve em consideração seu Ikigai, é responder à pergunta: Qual contribuição meu negócio pode oferecer para o mundo?

Pensando em como contribuir para que mais negócios tenham um propósito claro e ofereça valor aos clientes e ao mundo, compartilhamos no Blog MENTALIDADE PROTAGONISTA as reflexões que Marcelo Pimenta fez a partir da leitura do livro Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz.

.

Conheça as 10 leis do Ikigai para o empreendedor:

.

1. NUNCA SE APOSENTE

Quem abandona aquilo que ama e sabe fazer, perde o sentido da vida. Um empreendedor deve ser uma pessoa que não sonha com a aposentadoria, ou seja, não espera se ver livre do trabalho, pois aquilo faz sentido para sua vida. Ainda que você se afaste dos compromissos rotineiros e preocupantes de um negócio, é necessário manter a mente ativa, realizando algum serviço voluntário, praticando exercícios, cuidando de uma horta, fazendo artesanato, escrevendo para um blog… As possibilidades são infinitas para não se aposentar.

2. TENHA CALMA

A pressa é inversamente proporcional à qualidade de vida. Com todas as exigências e as influências que a tecnologia gera aos negócios, parece um pouco anacrônico dizer para um empreendedor ter calma. É preciso sim, muitas vezes parar, refletir, pensar antes de tomar certas atitudes. Pequenos passos são melhores do que nenhum. Pense nisso.

3. NÃO COMA ATÉ SE ENCHER

Para preservar a  saúde por mais tempo, é preciso comer um pouco menos do que a fome que sentimos. Essa regra tem total relação com a saúde e o empreendedor, sem sombra de dúvidas, deve ser uma pessoa que equilibra saúde financeira e física. Mas também ela nos ensina a ter cuidado com os exageros, não só na alimentação, mas também nos negócios.

4. RODEIE-SE DE BONS AMIGOS

Eles são o melhor elixir para dissolver as preocupações. Seja por meio de uma boa conversa, seja por trocar anedotas, eles tornam a existência mais leve. Em sua empresa, certifique-se de que contará com pessoas que confiam e contribuem para seu Ikigai. Faça parcerias com profissionais e empresas cujos valores estejam alinhados aos seus. Dedique também um tempo à seus amigos e colegas para conversar sobre outros assuntos e se divertir um pouco.

5. COLOQUE-SE EM FORMA PARA O PRÓXIMO ANIVERSÁRIO

A água que se move, flui fresca e não pára. Esta lei nos trás 2 ensinamentos muito valiosos. Primeiro, o fato de você ter uma meta (Coloque-se em forma). Segundo, ter um prazo para conclusão (o próximo aniversário). Isso mostra o quanto o empreendedor deve ter clareza naquilo que deseja alcançar e quando deverá atingir.

6. SORRIA

Uma atitude afável atrai amigos e relaxa a própria pessoa. Não é de hoje que sabemos sobre o poder de um sorriso sincero. Um sorriso vai bem para todo mundo, para quem dá e para quem recebe. Um sorriso abre portas, fecha contratos e multiplica valores!

7. RECONECTE-SE COM A NATUREZA

A natureza traz uma qualidade de vida única. Ainda que você more em uma cidade super agitada, você pode visitar mais parques, viajar mais e sentir todo o poder que a natureza traz para sua vida como uma recarga de energia.

8. AGRADEÇA

Agradeça a tudo que ilumina sua rotina e faz você se sentir feliz por estar vivo. A gratidão é algo de extrema importância para o empreendedor alcançar sucesso. Reconhecer o papel da equipe e ser grato por cada pequena conquista maximiza os resultados e oferece uma cultura de compartilhamento e celebração conjunta.

9. VIVA O MOMENTO

Viva cada instante, intensamente e inteiramente. Dedique-se exclusivamente a uma coisa de cada vez e se concentre para que este momento seja vivido de verdade, sem a sensação de estar no piloto automático, apenas seguindo o fluxo.

10. SIGA SEU IKIGAI

Esteja sempre em busca do seu Ikigai, viva sua missão, com paixão e faça de seu talento seu negócio. Conte com os Protagonistas nessa descoberta!

E-book Mapa do Protagonista de Sucesso

 

 

 

Artigos Relacionados :

Clique para falar agora com nossa equipe

Clique para falar agora com nossa equipe