Empresas renovam produtos, lançam novos serviços e promoções. E como profissional de marketing inovador, as empresas me procuram para dar dicas e inspirar na hora de fazer esse novo lançamento.
Cada vez mais é preciso ser criativo, saber usar os meios corretos, cumprir prazos com recursos cada vez mais limitados.
Neste texto abordo alguns pontos que trato na palestra/seminário “Como fazer o melhor Lançamento Possível” e tem como meta apresentar a você, que pretende lançar um novo produto, os conceitos e passos para um lançamento memorável.
Regra zero – Não necessariamente é o primeiro a ser lançado que vira líder. Sempre hã espaço para quem propõe algo diferente
1. Mate seu próprio negócio
O seu negócio se sustenta hoje. Mas e amanhã? A Netflix é um ótimo exemplo para este caso: A empresa entendeu que em pouco tempo, seu negócio ia morrer. Então ela matou seu próprio negócio e construiu um novo, porque teve o entendimento de que era necessário pensar no futuro.
2. Foco no ser humano
É preciso pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.
3. Era da experiência
Vivemos a era da experiência e a empresa que entender que é preciso proporcionar momentos memoráveis, estará muito à frente da concorrência.
4. Atenção ao storytelling
Quem conta uma boa história, cria empatia e envolve o cliente para o que está por vir. Seja a história do empreendedor ou da criação do produto, sempre é uma boa ideia compartilhar.
5. Esteja preparado
Um lançamento de um novo produto não é tarefa fácil, pois tudo o que é novo traz riscos. Por isso é preciso se planejar e estar preparado para este momento. Se munir das ferramentas ideais e preparar as equipes.
6. Mais e melhores feedbacks
Quando o produto está para ser lançado, colher feedbacks de uma amostra pré-determinada ou mesmo dos earlier adopters é uma boa sacada. Assim você já coloca o produto em teste e colhe os feedbacks de maneira rápida e organizada.
7. Persistência e perseverança
Essas são palavras fundamentais para tudo o que é novo. O lançamento de um produto traz consigo medo, insegurança e muitos outros fatores, pois você ainda não tem a certeza da aceitação do público. Por isso persistência e perseverança.
8. Coragem e protagonismo
Uma equipe de coragem se une para que esse desafio seja ultrapassado e o produto seja lançado da melhor forma possível. Seja o protagonista desta transformação e foque o objetivo em comum.
Mas como realizar o melhor lançamento possível?
Sua empresa vai lançar um novo produto? Prepare suas equipes para este desafio.
Contrate Marcelo Pimenta para levar esta mensagem para a sua empresa!
Ele vai apresentar exemplos práticos de lançamentos bem sucedidos e desvendar o segredo para fazer o melhor lançamento da história.
Marcelo Pimenta tem formação em jornalismo, marketing e é mestre em planejamento estratégico.
Com 25 anos de atuação em projetos inovadores, é professor de inovação e design thinking na pós-graduação da ESPM, consultor do Sebrae Nacional e representante brasileiro em Paris junto ao NetExplo – fórum acadêmico da UNESCO que identifica as inovações que mudam o mundo.
Contrate a palestra “Como fazer o melhor lançamento da história”, com Marcelo Pimenta.
Nela, ele:
- descomplica o lançamento de produto
- apresenta bases teóricas e práticas sobre lançamentos
- mostra casos de empresas que fizeram lançamentos memoráveis
- dá dicas práticas de como as equipes podem realizar um lançamento de sucesso
- inspira e motiva para o desafio a seguir