Marcelo Pimenta

Como ter uma cultura de inovação simples? Dicas do professor

cultura de inovação

Criar uma cultura de inovação é o combustível para você e sua equipe se renovarem a todo momento.

A inovação pode parecer algo desafiador quando pensamos nela atrelada a criar essa cultura em uma empresa gigante e em mercados super tecnológicos. Exemplos: NASA, Laboratórios Farmacêuticos, Nanotecnologia, Robôs ou empresas gigantes de setores que mudam rápido (ex bancos).

Mas ela pode ser simples e atender pequenas empresas, negócios, empreendedores, profissionais liberais e fazê-los crescer e aumentar sua produtividade e qualidade dos negócios. 

Independente do seu tamanho ou recursos, é preciso entender: melhor construir essa cultura com ações simples do que não fazer.

É pensando em você, que entende que empresa que não inova morre e procura formas simples de inovar que escrevi neste post. Continue lendo para aprender como ter uma cultura de inovação descomplicada!

Inovação é gerar valor

Em primeiro lugar, precisamos desmistificar a ideia de que inovação é só sobre tecnologia. Não é só sobre tecnologia, é sobre o jeito de pensar.

Maria Augusta Orofino, na aula ao fim desse artigo, cita que o principal é: “A autonomia de saber que hoje temos tecnologia que pode fazer um bom serviço.”

Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. 

Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente. 

Para ter inovação e gerar valor, é preciso cultivar em si mesmo e nos seus colaboradores uma cultura de inovação.

“A cultura é a forma como a gente pensa e conduz a nossa forma de agir. Essa cultura é sutil, é tácita, ela não se pega, mas se transmite.” – Guta Orofino

Cultura de inovação não é só para “gente grande”

A segunda coisa a se entender é que ter uma cultura de inovação não é só para grandes empresas. Qualquer um pode e DEVE inovar, pois inovar é o que mantém as empresas relevantes e vivas. 

A inovação tem o poder de levar até as menores empresas ao sucesso e não precisa de grandes equipes. Digo mais: ela pode ser SIMPLES e caber direitinho no seu negócio e realidade. Pois, como estabelecemos, inovar é gerar valor.

Valor: a importância, o valer a pena ou utilidade de algo. 

É criar algo que seu cliente diga ‘’poxa, está melhor assim!’” “Ficou mais fácil” “Isso me ajuda, me serve, melhor”. 

Descomplicando: você não precisa criar algo completamente novo, nunca visto antes, cheio de tecnologia. Você tem simplesmente que gerar valor para o SEU público. 

O Uber gerou valor por ser uma opção com melhor atendimento e apresentação, por exemplo, pois já existia app para pedir táxi.

Então, mude sua maneira de pensar e enxergar o mundo e entenda o que realmente é inovação. 

Self service de sorvete, por exemplo, não é nada novo, mas se não tem na sua cidade, no seu bairro, na área que você atende e isso é algo que as pessoas gostariam, é uma inovação. Não grande, é algo simples, mas que gera valor. 

A inovação pode estar em um atendimento diferente, uma apresentação diferente, uma forma de entrega diferente ou até um método de pagamento diferente. 

Você aceita Pix, (que é um serviço gratuito) ou pagamento por QR Code, por exemplo? Já procurou saber se as pessoas que compram de você utilizam ou poderiam se beneficiar disso? 

Se você entendeu até aqui, deve estar se perguntando ‘’ok, mas como faço para descobrir como gerar valor?’’.

Você sempre pode buscar ferramentas, metodologias e muitas outras formas de inovar que eu falo aqui, e também estar sempre visando o aprendizado (indico inclusive dar uma olhada na Fast Track de inovação da ESPM e não ficar por fora de nada)

Mas pode ser mais simples que isso! Com 3 atitudes: Diversidade, aprendizado constante, escutar e promover a mentalidade inovadora e aprendizado constante. Entenda!

Diversidade

Essa é uma tecla que você sempre me vê batendo e na entrevista com a Guta Orofino, falamos ainda mais sobre isso.

Quando falamos, por exemplo, sobre design thinking, se você olhar a fundo, é uma metodologia para estimular criatividade e abrir portas para o livre pensamento e diversidade de ideias.

A diversidade é MUITO importante para inovação. Mesmo que você tenha um público-alvo definido, pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes, experiências diferentes, logo, uma forma também diferente de ver o mundo.

Pode ser que uma dessas pessoas veja uma nova forma de utilizar o seu produto ou serviço que você nunca pensou antes – isso acaba sendo muito bom para o resto de seus clientes ou para atrair novos, por exemplo.

Enquanto você não tiver pessoas diferentes pensando, você vai ter sempre e somente a sua visão prevalecendo. De só um que sabe e o resto obedece. 

É isso que tira de você todo um mundo de inovação e até melhorias de relacionamento entre os seus colaboradores e produtividade. 

Mas não basta apenas ter diversidade ao seu redor, é preciso estimular ela para gerar ideias! Pessoas que não são abertas à diversidade e dar autonomia a colaboradores não são abertas à inovação.

Diversidade de pessoas, de conexões e até do próprio pensamento. É tirar da cabeça a idéia de ”sempre fiz dessa forma, porque vou mudar?” Se abrir para o novo foi uma das dicas de ouro da professora Maria Augusta.

cultura de inovação


Não adianta tudo isso se o exemplo não vir de cima

Você precisa entender que criar uma cultura de inovação simples é algo que vale tanto para grandes empresas quanto para médias ou pequenos negócios.

A implementação da cultura de inovação em um negócio sempre tem que vir de cima para baixo.

Baseado no que a professora Maria Augusta falou: é papel do líder, do gestor, do CEO, do dono estimular essa cultura e escutar seus colaboradores. E, caso trabalhe sozinho, escutar pessoas diferentes, ler livros diferentes, fazer cursos, ir em palestras e assim amplificar sua visão de mundo. 

Na prática – dicas para criar uma cultura de inovação de forma simples

É preciso ficar claro que: para se ter uma cultura de inovação, primeiro é preciso ter uma mentalidade inovadora. O processo de inovação vai da mentalidade para o operacional, e não o contrário.

Como disse a professora Maria Augusta Orofino:

O operacional é consequência da nossa forma de pensar e agir.

Portanto, só estimulando essa mentalidade, tanto em você como em seus colaboradores, é que você será capaz de colher os bons frutos da inovação

Como criar estímulos, então, para que a mentalidade inovadora se crie, dando lugar a uma cultura de inovação?

Além dos pontos mencionados acima, existem atitudes muito simples de se fazer mas que trazem grandes resultados.


6 atitudes simples para uma cultura de inovação

1. Envie cursos gratuitos online
Quando aprendemos algo novo, novos mundos se abrem à nossa frente. O caminho da inovação é de constante busca e aprendizado.

2. Inscreva-se / indique seus colegas, colaboradores em eventos online e presenciais gratuitos
Para que aprendam mais e tenham novas visões.

3. Convide empreendedores de startups ou gestores de inovação para compartilhar suas experiências
Sejam elas positivas ou negativas. Escutar a experiência do outro te faz aprender, refletir e ter novas ideias.

4. Crie uma newsletter com notícias

5. Crie um ambiente ao estilo laboratório para ideias

6. Crie um programa de palestras internas

Crie sistemas de comunicação interna, seja mural, newsletter, ou o que preferir, mas pense em algo que faça com que a informação se dissemine. 

Saber informações sobre novidades do setor, por exemplo, ajuda a disseminar a visão de que o mundo está mudando. 


Aprendizado constante

Para inovar, é preciso estar em constante aprendizado – e eu estou aqui para te ajudar nisso.

Por isso, a minha dica é que você dê uma olhada no meu curso na ESPM de “Processos e cultura de inovação”, que vai te ensinar como ter uma cultura de inovação para qualquer tamanho de negócio de forma simples e descomplicada. 


Esse curso vai
:

  • Fornecer uma visão ampla e atualizada sobre como promover e gerenciar a inovação nos negócios.
  • Conhecer ferramentas para disseminação da cultura e estruturar processos de inovação corporativa
  • O networking entre o grupo é um dos grandes benefícios do programa, visto que a turma é formada por empreendedores, analistas e gerentes de empresas de todos os portes e setores, permitindo o ambiente perfeito para troca e aprendizagem entre os participantes.

A mentalidade inovadora só depende de você! E se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o vídeo que gravei com a Guta Orofino logo abaixo:

Postado por Marcelo Pimenta

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