Marcelo Pimenta

Gestão de inovação sofisticada: lições do livro Transformação Radical

Gestão de Inovação Sofisticada

É necessário entender que a vantagem competitiva de longo prazo acabou.

Hoje temos um cenário onde, de acordo com a pesquisa ACE Innovation de 2020, 70% das empresas estão sofrendo disrupção. 

O tempo inteiro estão surgindo novos negócios e novas startups e é preciso se posicionar bem com isso, tendo a inovação como diferencial competitivo para se manter relevante no mercado e gerar valor para o cliente. 

Mas como fazer isso em empresas complexas?

Para responder isso, trouxe no post de hoje algumas lições do livro “Transformação Radical” que o Sulivan Santiago (um dos autores, junto com Victor Navarrete e Pedro Waengertner) ensinou em uma aula lá no meu canal, que você pode conferir a aula na íntegra no vídeo ao final do artigo!

A busca do equilíbrio e o dilema das empresas

Hoje, diante desse cenário disruptivo, as empresas enfrentam um dilema: focar no negócio principal ou na inovação?

A resposta desse dilema é que não pode ser nem um nem outro, é preciso ter um equilíbrio inteligente entre o negócio principal e a inovação. 

E quais são os ingredientes mais importantes para a inovação ser bem sucedida, tendo esse equilíbrio? Confira os resultados da pesquisa feita pela ACE Innovation em 2020:

Gestão de inovação

Para isso, é preciso uma boa gestão da inovação e a proposta do livro “Transformação Radical” (Sulivan Santiago, Victor Navarrete e Pedro Waengertner) é o estado da arte da inovação.

É o que as empresas brasileiras que mais conseguem resultado hoje com inovação estão fazendo, mapeado de forma bastante processual.

Antes de continuarmos, vale informar: tenho uma entrevista em poadcast também com o Pedro Waengertner, um dos autores do livro e você pode conferir depois clicando aqui.

Sem mais delongas, vamos ver o que o Sulivan conta para que uma boa gestão da inovação seja alcançada!

A Jornada da Transformação Radical para a Gestão da Inovação

É preciso inovar, e para inovar é preciso ter uma boa gestão da inovação

Para tal, a Jornada da Transformação Radical propõe um modelo sólido para gerir a inovação, definindo os princípios basilares dessa gestão, métodos e modelos e como executar tudo isso.

Gestão de inovação

A gestão da inovação olha para todos esses pontos de uma vez e a orquestra com maestria. 

Planejamento da inovação e teses

O primeiro passo para uma boa gestão da inovação começa no planejamento estratégico da inovação. 

A partir dali saem as diretrizes estratégicas para cada tipo de unidade e departamento de negócio fazerem seu próprio planejamento.

O planejamento deve ser feito junto com as teses, que nada mais são do que o filtro do porquê, onde e com quais tipos de modelos alcançaremos o proposto no planejamento estratégico. Com essa fase concluída tem-se subsídio para operar. 

Operando a inovação: o passo a passo para fazer acontecer

O próximo passo da gestão da inovação é operá-la; para isso, existem vários modelos. 

Geração de idéias

Gestão de invação

Para ter uma boa gestão da inovação nesse modelo, é preciso primeiro derrubar 2 mitos:

Mito 1 – “Nem todo mundo pode ser criativo”

Todos podemos ser criativos. Podemos olhar para os inovadores, como eles fazem, e assim descobrir que existe o arquétipo do inovador.

Gestão de inovação

Mito 2- “Processo mata criatividade” 

Processos podem te ajudar a ser inovador.

A boa gestão da inovação deve saber selecionar os melhores processos e o perfil adequado para compor o time de geração de ideias. 

Nesse tópico, para maior compreensão, sugiro que faça a Fast Track de inovação na ESPM.

Execução de projetos

Não adianta ter boas ideias se não se tem um time adequado para executá-las.

Para definir boas pessoas para executar projetos de inovação, é preciso que elas tenham um determinado perfil, que Sulivan chama de “Arquétipo do intraempreendedor”:

Gestão da Inovação

Para uma boa gestão da inovação nesse quesito, é preciso saber selecionar o perfil correto, tendo em mente que nem todo projeto tem a mesma forma de se lidar.

Além disso, é necessário estar sempre capacitando o seu time. 

Inovação aberta

É fundamental, nessa economia de rede que vivemos, conseguir utilizar recursos de fora, pois nos permite operar de forma muito mais rápida. 

Existem várias fontes para isso: governo, centros de pesquisa, universidades, parcerias privadas e startups, por exemplo.

Gestão da Inovação

É importante ressaltar que, dependendo da forma de inovação aberta escolhida, ela pode ser de curto prazo, caso esteja disponível para outras empresas do ramo no mercado. 

Transformando o negócio principal

É preciso transformar pessoas, processos, estrutura, incentivos e olhar de forma ampla, implementando os 6 princípios da inovação. 

Os 6 princípios para uma gestão de inovação de sucesso

Não adianta apenas seguir modelos, para se ter uma boa gestão da inovação, é preciso ter princípios de acordo. 

Na Jornada da Transformação Radical, são estabelecidos 6 princípios que são a base para que a inovação ocorra. 

Esses princípios são universais, mas você não precisa necessariamente adotar os 6 de uma vez.

O ideal é que você já comece a estabelecer alguns princípios para que a empresa possa começar de fato a inovação. Entenda-os!

1 – Design Organizacional

Se trata de como você organiza a sua empresa para trabalhar com a Inovação e o Core Business e não ter penalidades de performance em nenhum dos lados. 

2 – Gestão ágil

Como configurar times, mindsets, pessoas, incentivos, e estrutura para trabalhar de forma eficiente e com inovação.

3 – Mate seu próprio negócio

Princípio forte que às vezes as pessoas podem ter bastante receio, mas a ideia é: se você vai ser “disruptado”, que seja você quem procure o seu próprio caminho. 

4 – Trabalhe com parceiros

Serve para buscar a agilidade, inovação aberta. 

5 – Pense como investidor

É o olhar de experimentador, que pensa sempre no lado bom ao invés do ruim, que para inovação é super importante. 

6 – Cliente no centro

O cliente está no centro pois é para ele que você vai gerar valor. 

O aprendizado deve ser contínuo

Como ficou claro: para ser disruptivo e continuar relevante no mercado, é preciso pensar continuamente em inovação, como um processo contínuo, não esporádico. 

Se você quer cumprir com esse propósito, te convido a conferir o meu curso na ESPM de Processos e cultura da inovação,  que vai te fornecer uma visão ampla e atualizada sobre como promover e gerenciar a inovação nos negócios. 

O seu sucesso depende de você!

P.S.: Para ver a aula do Sulivan Santiago no meu canal, é só dar o play no vídeo abaixo!

Postado por Marcelo Pimenta

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