Você, sem dúvida, já ouviu que é uma boa coisa “pensar fora da caixa”. Mas o que isso significa, exatamente? Você sabe a origem dessa expressão? Por que isso é bom e como pode beneficiar sua carreira?
Pensar fora da caixa significa simplesmente que você está disposto a considerar diferentes soluções e métodos para alcançar o resultado desejado.
Isso quer dizer: você deseja ir do ponto A ao ponto B, mas não necessariamente precisa ou deseja seguir a rota testada e comprovada para chegar lá.
Pensar de maneira diferente pode ter um efeito poderoso e positivo em sua carreira.
Ao contrário do que muita gente acha, pensar diferente não é errado e nem ruim. Na verdade, as inovações que temos hoje só existem porque alguém ousou pensar diferente e resolveu criar algo a partir do seu próprio pensamento.
Desenvolva sua capacidade criativa pensando fora da caixa aqui comigo até o fim deste artigo.
O que é pensar fora da caixa
Definindo: pensar fora da caixa é explorar ideias que são criativas e incomuns e que não são limitadas ou controladas por regras ou tradição.
Pensar fora da caixa significa abordar as dificuldades de maneiras diferentes.
Não há consenso com relação à origem da expressão “pensar fora da caixa”. Ela é comumente usada sempre que se espera por algo criativo, novo, ainda não imaginado.
Muitos atribuem a expressão a uma resposta para poder resolver o desafio que ilustra esse post (se quiser ver logo qual é, vá mais pra baixo!)
A verdade é que pensar fora da caixa é o primeiro passo para a criatividade.
Porque devemos pensar fora da caixa?
Às vezes, podemos ficar muito presos em nossos caminhos. Nós apenas seguimos os movimentos, fazendo o que precisamos, mas nada mais. Temos medo de nos desviar da rota definida e fazer nossa própria caminhada.
Muitas vezes, nem mesmo estamos realmente presentes no que estamos fazendo – estamos no piloto automático.
É preciso mudar o padrão!
Pensar fora da caixa te ajuda a expandir sua criatividade, se tornar uma pessoa melhor e a buscar novas formas de incrementar sua vida profissional, é uma forma de desenvolver capacidades criativas e de prover soluções.
Porque praticar o pensamento fora da caixa no trabalho?
Só quem ousa sonhar, pensar e se posicionar diferente é que realmente se destaca. As pessoas estão cansadas do “mais do mesmo” e já não se impressionam com discursos iguais.
O que faz um empreendedor se destacar?
É uma combinação de habilidades e outros fatores, mas a qualidade que merece nossa atenção é: pensar fora da caixa! Um verdadeiro empreendedor se arrisca e não tem medo de ser diferente dos outros.
O mercado hoje é altamente competitivo, o espírito inovador e a disposição para mostrar ao seu público algo diferente é, sem dúvida, um grande avanço.
O mundo dos negócios está mudando. Agora, os clientes são o centro das atenções e, acredite ou não, muita gente paga mais para ter acesso a serviços e produtos inovadores.
Pensar fora da caixa nunca foi tão importante
Não há como crescer e se destacar fazendo as coisas da mesma maneira que todo mundo; você precisa ir além e proporcionar uma experiência verdadeiramente excepcional.
Com tantas empresas lutando pela atenção dos consumidores, promover a lealdade de seu público exige esforço, adaptação e velocidade para descobrir como atender às suas demandas e oferecer conveniência.
Por causa disso, independentemente da sua área de atuação, você precisa ser inovador.
O pensamento criativo também ajuda na gestão de equipes e liderança, além de ser uma habilidade procurada e que permite que você seja diferenciado no mercado.
Então mude o seu mindset no dia a dia para assim buscar novas oportunidades – às vezes, nos lugares menos esperados!
Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma missão impossível ou apenas para os talentosos. Não acredita em mim?
Bem, continue lendo e aprenda a despertar sua criatividade!
Como superar a dificuldade de pensar diferente?
Existem várias formas de treinar a habilidade de pensar fora da caixa: metodologias, observação, exercícios, leitura, ver filmes diferentes, conversar com pessoas diferentes, praticar meditação – as opções, de fato, são vastas!
E você pode encontrar mais sobre o assunto no meu “Guia da Mentalidade Inovadora”. É só clicar no link, preencher o formulário e você recebe o guia no seu e-mail, que, no momento, está gratuito!
Pensar diferente deve ser uma prática constante, afinal, a criatividade é o que chamamos de um longlife learning!
Mas existem 4 ideias que considero importantes quando o problema é superar a dificuldade de pensar diferente. Elas servem de base para você quebrar essa barreira de que você não consegue pensar fora da caixa e colocar em prática a partir de agora se quer ter um pensamento disruptivo.
1 – Abrace as ideias aparentemente loucas
De uma ideia aparentemente louca, pode surgir uma solução genial!
A regra número 1 da prática de brainstorming é justamente sobre isso: deixe o julgamento de lado. Espaços criativos são zonas livres de julgamento – eles permitem que as ideias fluam para que as pessoas possam construir a partir das grandes ideias umas das outras.
Para pensar fora da caixa é preciso pensar de forma livre de julgamento externo e de você mesmo!
2- Recupere a confiança criativa
Maslow, psicólogo americano e o criador da conhecida “pirâmide de maslow” escreveu, em 1970:
“O criativo não é aquele a qual se acrescentou algo, mas aquele do qual não se retirou nada.”
Nós nascemos criativos, e o mundo externo, o medo de julgamento e as regras impostas nos inibem.
Então, não ache que ser criativo é algo impossível, você já é! Mas a criatividade é uma habilidade, e como toda habilidade, ela precisa ser treinada!
3 – Seja como Leonardo Da Vinci
4 – Participe do desafio criativo!
Em 2017, eu criei o “Desafio Criativo”, para ser aplicado durante o mês de Dezembro e começar 2018 com um novo olhar.
De lá pra cá, o desafio da criatividade tem conquistado diversas pessoas e as ajudado a criar pequenas – mas poderosas – formas de ser mais criativo no dia a dia.
Então, achei prudente não limitar o desafio apenas para o fim de ano. Afinal de contas, um novo começo pode ser a qualquer hora – inclusive agora!
Por isso, quero desafiar você hoje a sair da sua zona de conforto durante 1 mês inteiro.
Você pode começar em qualquer momento! Para cada dia do mês, vou sugerir uma atividade diferente para te inspirar e, assim, você vai criando pequenos hábitos que vão te ajudar a gerar soluções mais criativas para todos os campos da sua vida.
Bora? Aceita participar desse desafio?
É só clicar aqui: Desafio criativo
Além disso, algumas dicas simples podem te ajudar a manter essa criatividade dentro de você, confira:
33 maneiras para se manter criativo
- Faça listas
- Sempre carregue um bloco de notas
- Experimente escrever só por escrever
- Saia de perto do computador
- Seja “de outro mundo”
- Pare de se punir
- Tire folgas
- Cante no chuveiro
- Beba café/chå
- Saiba quais são suas origens
- Escute novas müsicas
- Esteja aberto
- Cerque-se de pessoas criativas
- Busque feedback
- Colabore
- Näo desista
- Pratique, pratique, pratique
- Permita-se cometer erros
- Vå a algum lugar novo
- Assista a filmes estrangeiros
- Conte suas bênçãos
- Descanse bastante
- Assuma riscos
- Quebre as regras
- Faça mais o que te faz feliz
- Não force
- Leia uma pågina do dicionårio
- Faça um esboço
- Pare de tentar ser perfeito para alguém
- Teve uma ideia? Escreva-a
- Limpe seu local de trabalho
- Divirta-se
- Termine algo
Você consegue pensar fora da caixa?
Você seria capaz de unir esses nove pontos através de quatro linhas retas – feitas SEM TIRAR A CANETA DO PAPEL (nem voltar com a caneta por cima da linha)?
A caixa é um padrão reconhecido muito facilmente pelo cérebro, por isso, para conseguir vencer essa charada, você precisa pensar fora da caixa! Esse desafio é uma das hipóteses para a origem dessa expressão. Afinal para vencer esse o “desafio 9 pontos e 4 linhas” é preciso pensar fora da caixa.
Enquanto você tenta achar o resultado, vale lembrar que a criatividade é um fator cada vez mais importante nos negócios. A possibilidade de copiar modelos que estão dando certo faz da diferenciação fator fundamental para atingir lucratividade.
Por isso, é preciso ter novas ideias, combinar conceitos, experimentar novas ofertas e mixar produtos e serviços, buscando oferecer uma experiência única.
Se você está com dificuldade de pensar como fazer isso, deve exercitar sua criatividade visitando museus, ouvindo músicas diferentes, lendo autores de diferentes estilos literários, experimentando novos sabores, fazendo novos amigos.
Afinal, a criatividade é como exercício físico: quem mais pratica, melhor está preparado.
E você? Já encontrou a solução para o desafio? Gravei esse vídeo no YouTube para mostrar a você como é possível, com criatividade, encontrar solução para coisas que, aparentemente, parecem impossíveis.
Mas para isso tem que PENSAR FORA DA CAIXA!
Libere todo o seu potencial criativo!
Estou aqui para ajudar as pessoas a serem mais criativas e inovadoras, para, dessa forma, conseguirem resolver problemas de formas inesperadas que gerem muito mais valor; isso significa que eu gosto de ensinar você a aprender a pensar em novas soluções para problemas velhos.
A criatividade é libertadora! Tenha ela como parte do seu mundo também, e se você precisa de mais ajuda para liberar todo esse potencial que existe sim dentro de você, veja os cursos que tenho disponíveis para te ajudar!
Clique aqui para conhecer, e bora construir juntos uma vida melhor!
Assista o vídeo abaixo com dicas para pensar fora da caixa
Postado por Marcelo Pimenta