Marcelo Pimenta

Cultura de inovação: 5 passos para construir a sua

Cultura da inovação

Aprenda de forma descomplicada como implementar uma Cultura de Inovação na sua empresa. Te explico isso até o fim desse texto!

Você se lembra da Kodak? Por quase todo o século XX, ela foi uma empresa líder mundial, verdadeira gigante do setor de fotografias.

Nos anos 70, ela possuía 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos, o principal mercado do mundo. Mesmo assim, em 2012, ela declarou falência.

Mas como uma empresa com essa grandiosidade simplesmente sumiu do mercado? A resposta é: ela se recusou a inovar.

A Kodak é apenas um caso entre tantas empresas que tinham tudo e perderam devido à resistência para inovar. E esse é um dos motivos que a cultura de inovação tem sido um dos tópicos mais desafiadores e frequentemente discutidos no mundo corporativo.

Veja bem: A implementação ou falta dela pode ditar se sua empresa falhará ou se pode ganhar mais espaço no mercado e na mente do cliente.

Percebeu que o assunto de hoje é muito sério, não é mesmo? Então continue lendo, e descubra como não entrar para as estatísticas de falha do mundo dos negócios.

O que é Cultura de Inovação?

Quando falamos sobre o que é Cultura de Inovação dentro de um entendimento organizacional, falamos sobre a soma de processos, hábitos, práticas, valores, estruturas e incentivos que uma determinada organização tem.

São esses padrões de comportamentos consistentes dentro das organizações que definem a sua cultura.

Logo, uma Cultura de Inovação é, como o nome já diz, uma cultura organizacional focada na inovação, que realmente a valoriza e apoia, permitindo aos colaboradores desenvolver e implementar novas ideias.

É um ambiente que apoia o pensamento criativo e promove os esforços para extrair valor econômico e social do conhecimento e, ao fazer isso, gera produtos, serviços ou processos novos ou aprimorados.

Por que essa cultura é importante?

Já ouviu aquela frase “adapte-se ou morra”? Para que as empresas tenham sucesso no mundo moderno de hoje, isso é uma verdade universal.
Empresas não podem se dar ao luxo de sobreviver se não adotarem a inovação e a mudança.
Vejamos algumas vantagens rápidas sobre a inovação em negócios:

-> Ajuda sua empresa a crescer
-> Mantém sua organização relevante
-> Ajuda sua organização a se diferenciar
-> Deixa sua empresa mais competitiva
-> Encanta seus clientes e te ajuda a fidelizá-los

E onde entra a Cultura de inovação nisso?

Muitas empresas estão cientes de que a inovação e a digitalização são fatores decisivos no desenvolvimento dos negócios.

No entanto, apesar desses esforços, as estratégias de inovação muitas vezes falham.

Qual é a razão para isto? Simples: a cultura de inovação de uma empresa pode não estar desenvolvida o suficiente.

Criar essa cultura é crucial para a gestão da inovação, para a capacidade de inovar e implementar métodos disruptivos.

Construir uma cultura de inovação em uma organização aumenta drasticamente o desenvolvimento de novas ideias para melhorias, novos produtos, serviços inovadores e transformação digital.

Empresas com uma forte cultura de inovação buscam constantemente o potencial de melhoria em seus produtos, estratégias e processos.

É difícil implementar uma Cultura de Inovação?

Criar uma cultura de inovação é trabalhoso, mas não é complicado.

Uma forte cultura de inovação é o motor que impulsiona a organização para melhorar, avançar e inovar constantemente, e, apesar de todo esse poder, diferente do que muitos pensam, ela tem a ver com pequenas ações e não com grandes gestos e sacrifícios.

A prova disso são os 5 passos práticos para criar uma cultura de inovação que vou explicar para você agora!

Cinco passos práticos para criar uma cultura de inovação

Cultura da Inovação

 

1 – Seja líder criativo

O primeiro fator decisivo para criar uma cultura inovadora é a liderança. A gestão desempenha um papel central na introdução e ancoragem dessa cultura. E é preciso usar da criatividade para ser empático e resolver problemas.

A tarefa dos gestores é criar condições adequadas para o desenvolvimento de ideias dentro da equipe. Se não há inovação na liderança, nenhuma proatividade e potencial serão reconhecidos.

As ações e o símbolo do líder também têm impacto direto na cultura de uma empresa. Sendo fonte de inspiração, portanto, o líder precisa ser o principal promotor dessa cultura e se tornar o modelo para o tipo de comportamento que é esperado de todos.

Logo, o líder tem que permitir que a inovação aconteça.

Como eu não falo nada sem oferecer soluções que ajudem, pois meu objetivo aqui é fazer com que você e sua empresa sejam cada vez melhores, confira aqui esses cursos para te ajudar a aplicar a inovação descomplicada na empresa.

É também papel do líder promover os próximos passos.

 

2 – Escute! Abra espaço para que seus colaboradores e clientes possam falar

O exemplo vem de cima, mas a transformação acontece mesmo é nos outros níveis hierárquicos. Portanto, é preciso escutar os seus colaboradores.

É preciso promover que abaixem a censura e tem liberdade total de expor suas idéias – quantas idéias geniais que poderiam revolucionar uma empresa ou produto nunca são faladas pelo medo de ser ridicularizado ou desprezado?

Portanto: nunca ignore seus colaboradores!

Deixe claro para que eles entendam que tem espaço para propor mudanças e melhorias – sem serem menosprezados, ridicularizados ou deixados sem resposta.

 

3 – Tenha um ambiente propício à inovação que seja tolerante a erros

A liderança precisa também promover um ambiente propício à inovação. E isso tem a ver com escutar os colaboradores, como citei anteriormente, e também ter um ambiente controlado que tolere os erros.

Isso mesmo, tolerar os erros como parte do processo é algo que é fundamental, pois você vai errar se quer ser inovador.

Isso porque, na inovação você não tem referência, logo o risco de erro aumenta. Ser contra erros é ser contra um ambiente inovador.

Mas isso não significa que deve sair errando, pois há responsabilidades e custos envolvidos como consequência desses erros. Logo, você precisa ter um ambiente controlado e um equilíbrio para que consiga promover inovação sem tornar esse processo danoso.

Dúvidas são comuns em processos inovadores. E a melhor forma de lidar com elas é construir hipóteses (priorizando impacto esperado x dificuldade de implementação x riscos) e testar na prática, descartando o que não funciona e implementando o que funciona.

 

4 – Explore as ferramentas

Utilize ferramentas para inovação. Elas ajudam a organizar ideias, abrem espaço para que colaboradores se integrem mais no processo e direcionam ideias de forma inteligente e embasada.

Alguns exemplos de ferramentas para inovação:

Espaços físicos:
– Sala de criatividade (onde as pessoas possam escrever ideias livremente e deixá-las em post it, por exemplo)
– Laboratórios de criatividade

Ações:
– Práticas de brainstorming

Outras ferramentas:
– Canvas, SWOT, Mapa de Empatia, etc.

Essas são apenas algumas ideias para ilustrar. O empreendedor precisa conhecer e dominar várias ferramentas para saber qual é a mais adequada para cada realidade e momento.

 

5 – Tenha humildade

É preciso ter a humildade de reconhecer erros e para escutar reclamações de clientes e colaboradores.

Você precisa reconhecer que nunca se sabe o suficiente e que o aprendizado deve ser constante.
A inovação não acontece sozinha. Se você realmente deseja inovar em toda a sua empresa, deve criar uma cultura que incentive a cooperação, recompense a criatividade e promova um estilo de trabalho positivo que crie mais oportunidades para cada indivíduo.

Não fique parado – a empresa que não inova, morre!

Meu amigo Sandro Magaldi no seu artigo: “A Inovação não fracassa por falta de criatividade e sim por falta de disciplina”, afirma:

“Em um ambiente com transformações tão intensas quanto o nosso, inovar é mandatório. Não se trata mais de uma opção. Organizações que não se deram conta dessa realidade morreram, outras estão morrendo e àquelas que ainda não foram alvo do tsunami das transformações não devem se animar, pois sua hora chegará.”

Para que você não seja uma das fatalidades como foram a Kodak, Blockbuster e tantas outras que não inovaram, eu te ofereço dois caminhos:

1- Continuar lendo meu material gratuito sobre o tema, clicando aqui

2 – Um Curso Completo sobre Cultura e Processos de Gestão da Inovação na ESPM

https://www.espm.br/educacao_continuada/cultura-e-processos-de-gestao-da-inovacao/

Que vai:

-> Fornecer uma visão ampla e atualizada sobre como promover e gerenciar a inovação nos negócios.
-> Conhecer ferramentas para disseminação da cultura e estruturar processos de inovação corporativa
-> Formar um bom networking, com uma turma formada por empreendedores, analistas e gerentes de empresas de todos os portes e setores, permitindo o ambiente perfeito para troca e aprendizagem entre os participantes.

Faça a sua escolha, e bora transformar esse mundo, começando pela tua empresa!

Quero uma cultura de inovação completa!

Postado por Marcelo Pimenta

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