Marcelo Pimenta

Habilidades para vencer no mundo complexo

Habilidades do futuro para vencer no mundo complexo

À medida em que as inovações tecnológicas mudam rapidamente, simultaneamente, a fronteira entre as habilidades de trabalho executadas por seres humanos e as realizadas por máquinas e algoritmos também mudam,  e isso faz com que o mercado de trabalho global provavelmente sofra grandes transformações.

Essas transformações, se gerenciadas com sabedoria, podem levar a uma nova era de bom trabalho, bons empregos e melhoria da qualidade de vida para todos, mas se mal geridas, apresentam o risco de aumentar as lacunas de habilidades, maior desigualdade e polarização mais ampla. De muitas maneiras, a hora de moldar o futuro do trabalho é agora.

Por isso, trago a vocês a lista de habilidades que, segundo o Fórum Econômico Mundial, serão cada vez necessárias para o profissional de hoje:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  3. Criatividade, originalidade e iniciativa
  4. Design de tecnologia e programação
  5. Pensamento crítico
  6. Resolução de problemas complexos
  7. Liderança e influência social
  8. Inteligência emocional
  9. Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  10. Sistemas analíticos e avaliação  
Como desenvolver essas habilidades?
1. Pensamento analítico e inovação:

Ser orientado a dados, aprender a analisar relatórios, gráficos. Estar aberto ao novo. Lembrar que a criatividade é individual e a inovação é coletiva. Inovar é entregar valor. 

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado:

Buscar formas de estar sempre aprendendo, desaprendendo.  Entender de que maneira você aprender melhor. Palestra, assistindo vídeos, cursos online, cursos presenciais, ouvindo podcast, lendo livros, lendo no kindle, participando de fóruns e comunidades online.

3. Criatividade, originalidade e iniciativa?

Recuperar a confiança criativa ampliar repertório, criar novas sinapses. Permitir-se. Não ter medo de errar, de parecer ridículo, não esperar para amanhã e não ficar apenas planejando, mas executar.

4. Design de tecnologia e programação:

Além de ser uma oportunidade para profissionais, entendo que você precisa saber de tecnologia o suficiente para que você a domine e não ela te domine. Conseguir explorar todo o potencial de equipamentos que temos em casa como computador e celulares. Estar aberto a entender como novos aplicativos podem te ajudar. Aplicativos de banco, de estudo, de meditação, de controle financeiro, de aprendizagem. Estar aberto a testar e a incorporar novas tecnologias como inteligência artificial

 5. Pensamento crítico:

Leia mais. Saia das redes sociais e estude, se dedique, e não leia sempre os mesmos autores. Para desenvolver pensamento criativo é preciso entender que existem outros jeitos de pensar. E não se torne um crítico negativista, que condena, o pensamento crítico é algo construtivo, é um eterno “e se…” É aguçar a curiosidade para saber por que ?

6. Resolução de problemas complexos:

Esteja preparado. Treine. E para isso é preciso enfrentar desafios desde montar um quebra cabeça até organizar um programa de férias em outro país. Não fuja da raia. Você vai conseguir resolver problemas complexos no trabalho e na vida de tiver musculatura para tanto. Como diz  Crie Cicatrizes

7. Liderança e influência social:

Entender que liderança não é cargo. Liderança é exemplo. É situacional.  Que o papel do líder não é o papel do chefe que ordena, que controla, que pune. Seja aquele que constrói, que entende, que incentiva. A liderança é a arte de motivar pessoas para que em conjunto atinjam um objetivo em comum. O ser humano é essencialmente social. Ninguém consegue nem sobreviver sozinho. Entenda que fazemos parte de um sistema e como qualquer sistema, se cada um fizer sua parte chegaremos lá. 

8. Inteligência emocional:

Nos não somos nossos pensamentos. Não deixe que suas emoções controle suas decisões. As emoções são fruto das percepções. E elas nem sempre são verdadeiras. O cérebro tem o poder de completar o contexto a partir de uma única informação. Há um teste famoso na psicologia, repetitivo muitas vezes nos Estados unidos que pergunta se um homem branco, 24 anos, organizado, que gosta de ler, que sabe muito de informática tem mais chance de ser um bibliotecário ou um agricultor. E vc o que acha? A grande maioria das pessoas responde bibliotecário, porém nos Estados Unidos há 1 bibliotecário para cada 75 agricultores. E o fato de gostar de ler, se ser organizado são qualidades também de um bom fazendeiro.

9. Raciocínio e criatividade para resolução de problemas:

Traga novas perspectivas para o dia a dia. Faça diferente, Busque maneiras de melhorar.  Coloque como meta fazer algo diferente todos os dias que você vai terminar o ano 365% melhor.

10. Sistemas de análise e avaliação:

Quem não mede não gerencia. Deming. Se você não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve. São diferentes visões de que você precisa medir e avaliar seu desempenho pois é ele que vai apontar oportunidades de melhoria.’

Olhando e alinhando todas estas habilidades, vemos que o diferencial do profissional é ser humano. Pois os que se comportarem como os robôs ou os algoritmos serão substituídos logo logo.

Então, prepare suas habilidades técnicas, mas melhore as suas habilidades humanas e se destaque como um bom profissional.

 

Se preferir, ouça o podcast aqui ou na plataforma de sua preferência (Spotify, Itunes, dentre outros):


Se quer uma forma de desenvolver ainda mais a mentalidade criativa, leia o texto “7 abordagens para você organizar palestras que promovem, incentivam e disseminam a inovação“.

Artigos Relacionados :