Você sabe de fato o que é inovação?
Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente.
Inovação é a implementação ou criação de algo novo que agrega valor para os outros.
—
A inovação é percebida de forma mais vívida na forma de uma ferramenta, benefício físico ou auxílio que resolve um problema ou cria uma vantagem.
Como disse, a criatividade sendo uma ideia que ainda não é realidade, a inovação é a realidade dessa ideia.
A inovação vem se tornando cada vez mais importante para os negócios, os profissionais e até na nossa vida pessoal. Quem não inova, morre, fica para trás, é esquecido, substituído ou engolido pela concorrência. Então se você quer saber como inovar na sua empresa ou na empresa que você trabalha de forma descomplicada e está perdido, acompanhe esse texto e liberte-se dessa posição!
Lembre-se: aqueles que conseguem inovar gerando valor para os seus clientes, conquistam metas e até patamares não imaginados, tem vantagem competitiva, relevância no mercado, são lembrados pelos clientes, atraem possíveis clientes – e claro, tem um saldo positivo no fim do mês!
Porém, cada empresa tem um porte, perfil e cultura e nem todas podem inovar da mesma maneira.
A inovação é essencial porque a mudança é inevitável.” – Maria Augusta Orofino
Existem peculiaridades para inovar em grandes empresas, como abordado no post sobre o livro “Transformação Radical”.
Também é possível criar uma cultura de inovação em todo tipo de empresa, como você pode conferir no meu bate papo com a Guta Orofino, que mostra que inovação não é só para “gente grande”.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=QMymektSWzo[/embedyt]
Por exemplo:
Situação problema #1
Uma pessoa que trabalha em um local com uma cafeteria tem a seguinte reclamação:
“Não me alimento na cafeteria do trabalho pois a comida servida lá é sempre muito pesada, com pão ou fritura, e o que tem de mais saudável são alimentos industrializados.”
- O problema identificado é a falta de opções saudáveis que sejam frescos e naturais.
- A oportunidade de inovação identificada é oferecer opções frescas, saudáveis e naturais.
Situação problema #2
Um aluno de administração tem a seguinte reclamação:
“Vou terminar o meu curso em breve e sinto que não sei quase nada sobre inovação e empreendedorismo. Gostaria de saber como ser inovador na atualidade, na prática, como as startups fazem.”
- O problema identificado é a sensação de falta de entendimento prático de inovação e empreendedorismo.
- A oportunidade de inovação identificada é agregar valor ao curso e a formação dos alunos oferecendo palestras, workshops, trabalhos práticos, visitas à empresas, por exemplo.
Veja um post que fizemos aqui também no blog com 9 passos para você inovar de forma descomplicada
Em primeiro lugar, precisamos desmistificar a ideia de que inovação é só sobre tecnologia. Não é só sobre tecnologia, é sobre o jeito de pensar.
Maria Augusta Orofino, na aula ao fim desse artigo, cita que o principal é: “A autonomia de saber que hoje temos tecnologia que pode fazer um bom serviço.”
Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor.
Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente.
Para ter inovação e gerar valor, é preciso cultivar em si mesmo e nos seus colaboradores uma cultura de inovação.
A cultura é a forma como a gente pensa e conduz a nossa forma de agir. Essa cultura é sutil, é tácita, ela não se pega, mas se transmite. – Guta Orofino
Para traçar essa resposta, precisamos entender a posição que devemos tomar, as habilidades que devemos desenvolver, e por fim, buscar a economia da paixão meu livro Economia da Paixão – Como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama.
Nele, você vai descobrir que é possível ser feliz fazendo o que se ama e transformar individualidades em diferenciais de mercado, desde que se planeje com consciência a transformação do sonho em projetos executáveis.
Para traçar essa resposta, precisamos entender a posição que devemos tomar, as habilidades que devemos desenvolver, e por fim, buscar a economia da paixão.
Ou ainda, você pode adquirir o livro pela amazon clicando aqui.
Até a próxima!
Postado por Marcelo Pimenta