Marcelo Pimenta

INOVAÇÃO

inovação

Você sabe de fato o que é inovação?

Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente.
Inovação é a implementação ou criação de algo novo que agrega valor para os outros.

A inovação é percebida de forma mais vívida na forma de uma ferramenta, benefício físico ou auxílio que resolve um problema ou cria uma vantagem.

Como disse, a criatividade sendo uma ideia que ainda não é realidade, a inovação é a realidade dessa ideia.

A inovação vem se tornando cada vez mais importante para os negócios, os profissionais e até na nossa vida pessoal. Quem não inova, morre, fica para trás, é esquecido, substituído ou engolido pela concorrência. Então se você quer saber como inovar na sua empresa ou na empresa que você trabalha de forma descomplicada e está perdido, acompanhe esse texto e liberte-se dessa posição!

Lembre-se: aqueles que conseguem inovar gerando valor para os seus clientes, conquistam metas e até patamares não imaginados, tem vantagem competitiva, relevância no mercado, são lembrados pelos clientes, atraem possíveis clientes – e claro, tem um saldo positivo no fim do mês!

Porém, cada empresa tem um porte, perfil e cultura e nem todas podem inovar da mesma maneira.

 

A inovação é essencial porque a mudança é inevitável.” – Maria Augusta Orofino

 

Existem peculiaridades para inovar em grandes empresas, como abordado no post sobre o livro “Transformação Radical”.

Também é possível criar uma cultura de inovação em todo tipo de empresa, como você pode conferir no meu bate papo com a Guta Orofino, que mostra que inovação não é só para “gente grande”.

Por exemplo:      

Situação problema #1

Uma pessoa que trabalha em um local com uma cafeteria tem a seguinte reclamação:

“Não me alimento na cafeteria do trabalho pois a comida servida lá é sempre muito pesada, com pão ou fritura, e o que tem de mais saudável são alimentos industrializados.”

  • O problema identificado é a falta de opções saudáveis que sejam frescos e naturais.
  • A oportunidade de inovação identificada é oferecer opções frescas, saudáveis e naturais.

 

Situação problema #2

Um aluno de administração tem a seguinte reclamação:

“Vou terminar o meu curso em breve e sinto que não sei quase nada sobre inovação e empreendedorismo. Gostaria de saber como ser inovador na atualidade, na prática, como as startups fazem.”

  • O problema identificado é a sensação de falta de entendimento prático de inovação e empreendedorismo.
  • A oportunidade de inovação identificada é agregar valor ao curso e a formação dos alunos oferecendo palestras, workshops, trabalhos práticos, visitas à empresas, por exemplo.

Veja um post que fizemos aqui também no blog com 9 passos para você inovar de forma descomplicada

Em primeiro lugar, precisamos desmistificar a ideia de que inovação é só sobre tecnologia. Não é só sobre tecnologia, é sobre o jeito de pensar.

Maria Augusta Orofino, na aula ao fim desse artigo, cita que o principal é: “A autonomia de saber que hoje temos tecnologia que pode fazer um bom serviço.”

Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor.

Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente.

Para ter inovação e gerar valor, é preciso cultivar em si mesmo e nos seus colaboradores uma cultura de inovação.

A cultura é a forma como a gente pensa e conduz a nossa forma de agir. Essa cultura é sutil, é tácita, ela não se pega, mas se transmite. – Guta Orofino

Para traçar essa resposta, precisamos entender a posição que devemos tomar, as habilidades que devemos desenvolver, e por fim, buscar a economia da paixão meu livro Economia da Paixão – Como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama.

Nele, você vai descobrir que é possível ser feliz fazendo o que se ama e transformar individualidades em diferenciais de mercado, desde que se planeje com consciência a transformação do sonho em projetos executáveis.

Para traçar essa resposta, precisamos entender a posição que devemos tomar, as habilidades que devemos desenvolver, e por fim, buscar a economia da paixão.

Ou ainda, você pode adquirir o livro pela amazon clicando aqui.

Até a próxima!

Postado por Marcelo Pimenta

Artigos Relacionados :

Clique para falar agora com nossa equipe

Clique para falar agora com nossa equipe