Gerar conteúdo relevante e de valor para atrair e engajar clientes é a estratégia de marketing que mais vem apresentando resultados nesse mundo de super exposição. “Vivemos a transformação do marketing de interrupção para o marketing de atração” explica Menta, criador desse blog. Essa opinião é compartilhada por Vitor Peçanha, CMO e Co-founder da Rock Content, “A venda é uma consequência para o Marketing de Conteúdo. Quando o consumidor estiver pronto para a compra, ele irá atrás de você. Ninguém quer ser um target. Se você faz seu público se sentir assim, seu fluxo de caixa está em risco.”
Mas esta não é tarefa das mais simples. A variedade de formatos possíveis – texto, imagem, vídeo, a identificação dos canais mais adequados e a elaboração dos conteúdos com qualidade e utilidade são variáveis complexas e demandam esforço de muita gente trabalhando – além de exigir conhecimento sobre o produto ou serviço sobre o qual o conteúdo será produzido.
Provavelmente este desafio foi inspiração para a equipe da Smap – startup finlandesa com profissionais de mais de 20 nacionalidades diferentes – desenvolver “ SmarpShare a smart employee advocacy platform” – uma plataforma que facilita a disseminação de conteúdo, em rede, pelos empregados.
Ao mesmo tempo em que os empregados podem exercer o papel de advogados da marca, eles têm a possibilidade de crescer e se destacar na empresa. Toda a interação entre eles, com suas superiores e com as redes é monitorada. E também avaliada, com recursos de gamificação. Fechando o ciclo, devolve as informações sobre o número de inserções, acessos e o retorno obtido resultante das publicações.
O aplicativo foi um dos 100 indicados como inovador em 2016 pelo Netexplo – observatório independente que estuda o impacto da tecnologia digital na sociedade e nos negócios.
Esta não é a única plataforma de para disseminação de conteúdo por empregados disponível no mercado. Mas estar entre as cem mais inovadoras no Netexplo é um diferencial.
Se quiser saber mais sobre o tema aqui tem boas informações e links para download de materiais gratuitos.
Por Márcia Matos. Jornalista, especialista em educação a distância, estudiosa do mundo digital, com muita experiência em Tecnologia da Informação, consultora e palestrante, com vários artigos publicados. Ex- funcionária do SEBRAE e atualmente, na equipe do Laboratorium, é coautora do TREM – Trilha de Referência para o Empreendedor.