Marcelo Pimenta

Trabalhar com o que gosta e contribuir com o mundo pode ser o caminho para a felicidade

Vive para trabalhar ou trabalha para viver

Em tempos de pandemia, a vida mudou para a grande maioria das pessoas. E essa mudança, em geral, permitiu que muitas pessoas refletissem sobre seu modo de vida. Suas rotinas e hábitos foram questionados pela mudança brusca. O distanciamento – não só das pessoas, mas daquele modo “NORMAL” – fez com que muitas pessoas se perguntassem: Era essa a vida mesmo que eu estava querendo?

Esse é o pano de fundo do nosso 1º de maio de 2020, momento em que podemos refletir sobre o que é o trabalho em tempos de coronavírus.

Vale lembrar o trabalho vem se transformando ao longo dos anos. Esse infográfico mostra que com o passar dos séculos, o ser humano veio transformando o centro de geração de valor:

  1. o caçador;
  2. a agricultura;
  3. o guerreiro;
  4. o artesão;
  5. o navegador explorador;
  6. o mercador;
  7. o mecânico;
  8. o industrial;
  9. o petroleiro;
  10. o executivo;
  11. o financista;
  12. até chegar no fundador da startup, “ápice” da criação de valor em 2012, data do infográfico.

A história da oportunidade

Porém, podemos afirmar que talvez após a pandemia do coronavírus, esse infográfico precise ser atualizado, pois mais do que nunca, há pessoas se perguntando:

– Qual o motivo de acordar todas as manhãs?
– O quanto acredito no que faço?
– Eu trabalho só pelo dinheiro e sobrevivência ou vivo pelo hobby?
– Se eu ganhasse na loteria, continuaria fazendo o que estou fazendo hoje?
– Eu vivo para trabalhar ou trabalho para viver?*
– Eu sou feliz em todos os campos da minha vida?

* Fiz esta pergunta no meu Linkedin e Instagram e compartilho aqui algumas respostas interessantes para refletirmos: Fazer escolhas na vida, não é nada fácil, no entanto, um conceito tem ajudado pessoas a refletirem sobre o que realmente importa em suas vidas, e descobrir a sua verdadeira razão de viver: o Ikigai.

Segundo os japoneses, todos nós possuímos um Ikigai em nosso interior e devemos descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo sempre. É como um objetivo-chave para nos afastar da desesperança e lidar com as adversidades.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novos conteúdos por email todos os meses.

Assinar Newsletter

Ikigai: a filosofia japonesa para uma vida mais feliz!

Se você achar seu IKIGAI, as pequenas coisas que dão significado à vida podem te ajudar a preservar sua saúde por mais tempo. Para te ajudar nessa busca, exista uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas da vida pessoal e profissional em forma de mandala.

Ela é composta por quatro círculos que se sobrepõem:
O que eu amo fazer, o que eu posso fazer bem, o que eu posso ser pago para fazer, e o que o mundo precisa.

No centro, onde há a interseção principal está o próprio IKIGAI, alinhando suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores  e oportunidades de trabalho e negócios.

Quando o trabalho é motivado por um propósito e há alinhamentos entre seus valores individuais e os valores de uma organização, você fica satisfeito e produtivo – o que beneficia todos envolvidos.

Guia Ikigai Gratuito

Se você quiser saber mais sobre como o Ikigai pode te ajudar a ter uma vida próspera e feliz, o professor Marcelo Pimenta está redigindo um guia inédito para o desenvolvimento da Mentalidade Ikigai. Se você quiser conhecer a primeira versão (beta), acesse aqui.

Assista ao vídeo sobre a Filosofia Ikigai.


Guia da Mentalidade Ikigai

Conheça a Filosofia Ikigai. Neste guia inédito você vai aprender a desenvolver sua mente para descobrir sua razão de viver, o seu propósito de vida. O Ikigai é o segredo da longevidade. Quando você descobre algo que dá sentido à vida, isso te motiva, te leva adiante e te faz acordar todos os dias de bem com a vida.

Para ficar por dentro das novidades do Blog Mentalidades, inscreva-se em nossa Newsletter.

Artigos Relacionados :