Estamos nos aproximando de 2019 e neste momento é importante que façamos o planejamento do ano para que as grandes mudanças aconteçam. Você, empreendedor, sabe que é preciso ter uma visão do futuro, saber onde quer chegar e quais os passos para alcançar as metas.
Esse foi o tema do Hangout dos Protagonistas realizado no dia 6 de novembro, com Paola Tucunduva e Marcelo Pimenta.
O primeiro passo para este planejamento é a realização de um balanço de 2018.
Para isso, podemos levar em consideração 4 tópicos:
1. Conquistas
2. Ações realizadas
3. Resultados positivos
4. Resultados negativos
Para isso, vale à pena pegar um papel e caneta para anotar esse balanço.
Temos um costume de pensar muito mais nos pontos negativos do que nas conquistas e isso é um erro, pois é preciso fazer um balanço realista para ter uma visão mais fiel do que está bom e o que precisa melhorar.
Nessas anotações você deve listar somente as coisas que você teve controle e dependeu de você.
Quais são as metas de 2019?
Muitas pessoas, baseadas no fato de que é preciso ter metas alcançáveis, acabam criando metas que estão muito próximas, que já estão quase lá. Assim essas metas acabam sendo tímidas que não provocam o sentimento de ser desafiado.
A grande magia da meta acontece quando ela é possível de ser alcançada, mas não está assim tão fácil. O exercício de estabelecer a meta já é o primeiro ponto para você ter em mente os passos que precisam para chegar lá. Por isso é preciso ter coragem. Dá muito medo de estabelecer uma meta e não atingí-la, mas pior do que isso, é não ter meta alguma.
Sem meta você não chega a lugar algum
Dicas:
- Tenha uma meta clara e possível
- Celebre as conquistas
- Estipule a meta a partir do desejo e do estudo do mercado
Saiba que estabelecer metas é uma tarefa que todo empreendedor precisa. Você não está sozinho nessa. Então apresentamos aqui como os empreendedores de sucesso definem suas metas:
1. Estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.
2. Ter visão de longo prazo, clara e específica.
3. Estabelecer objetivos de curto prazo, mensuráveis.
É preciso então criar metas e objetivos que tenham uma forte razão emocional, analizar o que precisa fazer para chegar lá, tanto em longo, quanto em curto e médio prazos. Por isso, um exercício importante é sonhar….feche os olhos e se lembre dos sonhos de criança, o que você gostava de fazer, quais são seus valores e necessidades? O que você quer para sua vida daqui a 20 anos? Abra os olhos e escreva tudo que pensou, nesse momento você está escrevendo sua visão de longo prazo. Procure ser o mais claro possível.
Um ponto importante para concretizar as metas para 2019 é se comprometer. Quando você compartilha seus objetivos publicamente, a probabilidade de você conseguir, é muito maior.
O próximo passo é tornar esses sonhos em metas e para isso você pode usar o acróstico SMART.
S (Specific)
O que você quer, tem que estar bem claro e específico. Leia para alguém e essa pessoa consegue visualizá-lo na situação.
M (Measurable)
Quanto você precisa para chegar lá. Qual investimento necessário.
A (Attainable)
Como vai conseguir? Quais são os passos para alcançar suas metas.
R (Relevant)
Por que isso é importante para você? Faça essa pergunta 5 X seguidas ou até você sentir seu coração disparar ou olho encher de lágrima pela emoção de se imaginar alcançando.
T (Time Based)
Que dia, mês e ano você vai atingir esta meta. Agora a pergunta é o que preciso fazer hoje e nos próximos 12 meses para chegar onde quer.
O Planejamento de 2019, portanto, deve se basear em seus sonhos, metas e passos. Parte desse planejamento requer que você tenha bem claro todos esses pontos e anote tudo.
Confira o hangout completo em que Paola e Marcelo falaram sobre esses e outros pontos importantes para você dar o pontapé inicial para grandes mudanças.
Confira!
O Programa de Aceleração dos Protagonistas tem um forte trabalho contínuo com empreendedores que desejam ter claro as metas e tudo o que será necessário para atingí-las. Conheça o Programa e leve seu negócio para outro patamar.