A necessidade de entender como ser criativo e se reinventar nessa era de mudanças é essencial para quem quer ter sucesso no mercado. Veja as 10 habilidades para o futuro!
Ao longo dos séculos, as transformações tecnológicas, sociais e políticas moldaram a economia e a capacidade dos indivíduos de ganhar a vida.
É natural que, à medida que avançamos economicamente e como civilização, as demandas do mercado se tornem mais especializadas, dando origem a novas profissões e formas de trabalho.
Apesar de ser um processo natural, a pandemia do coronavírus acelerou essa transformação, forçando a uma adaptação tecnológica ainda maior e a buscar a criatividade para lidar com o novo cenário que foi imposto.
Empresas tiveram que passar por um processo de mudança em grande escala, migrando para o trabalho remoto, comércio eletrônico e também tomando medidas para acelerar a digitalização e automação.
Dessa forma, reinventaram seus negócios, sua gestão e também a forma de lidar com seus colaboradores – e isso causou uma necessidade de mudança individual em cada profissional.
Quer saber por que metade dos profissionais precisam, urgentemente, se reinventar e quais são as habilidades para o futuro exigidas no mercado? Continue comigo até o fim!
Quais são as novas habilidades para o futuro?
Toda essa revolução acaba criando tendências de demanda em competências e habilidades profissionais, mas quais são as mais desejadas para o futuro próximo?
O Relatório do Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial vem responder a essa pergunta. Traduzi parte do artigo da WeForum.org (que pode ser visto na íntegra clicando aqui) sobre esse relatório a seguir:
50% de todos os funcionários precisarão de requalificação até 2025, conforme aumenta a utilização de tecnologia.
Metade de nós terá de se reerguer nos próximos cinco anos, quando ocorrer a “dupla interrupção” dos impactos econômicos da pandemia e o aumento da automação, transformando empregos.
Isso está de acordo com a terceira edição do “Relatório do Futuro dos Empregos” do Fórum Econômico Mundial, que mapeia os empregos e as habilidades para o futuro, acompanhando o ritmo e a direção das mudanças.
O Fórum estima que, até 2025, 85 milhões de empregos podem ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas.
Mas ainda mais empregos – 97 milhões – podem surgir, mais adaptados à nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.
A própria ruptura tecnológica que está transformando os empregos também pode fornecer a chave para criá-los e nos ajudar a aprender novas habilidades.
Quais são as 10 principais habilidades para o futuro?
Como foi dito, uma maior adoção de tecnologia significará que a demanda por habilidades em todos os empregos mudem nos próximos cinco anos e as lacunas dessas competências continuarão a ser altas.
Para os trabalhadores que permanecem em suas funções, a parcela de habilidades essenciais que mudará até 2025 é de 40%. Além disso, 50% de todos os funcionários precisarão de até 4% em requalificação.
O pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas estão no topo da lista de habilidades para o futuro que os empregadores acreditam que crescerão em destaque nos próximos cinco anos.
Esses dados têm sido consistentes desde o primeiro relatório em 2016, inclusive eu costumo bater nessa tecla lá no meu canal do Telegram.
Mas também estão surgindo novas habilidades em autogestão, como aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Este ano, os dados do LinkedIn e da plataforma de aprendizagem online Coursera permitiram ao Fórum rastrear com detalhes sem precedentes os tipos de habilidades especializadas necessárias para os empregos de amanhã, que estão em demanda em várias profissões emergentes.
Entre essas habilidades para o futuro “transversais” estão as especializadas em marketing de produto, marketing digital e interação humano-computador.
Vamos entender esses grupos de habilidades para o futuro
Resolução de Problemas:
A resolução de problemas envolve o diagnóstico das possíveis causas de um problema e o desenvolvimento de um plano de ação que o resolva. Aprender técnicas de resolução de problemas é necessário para profissionais que trabalham em qualquer área.
Autogestão:
A autogestão envolve as habilidades para o futuro que permitem às pessoas controlar seus pensamentos, sentimentos e ações.
Se você tem fortes habilidades de autogestão, é capaz de definir metas de forma independente e tomar a iniciativa de alcançá-las. A autogestão pode ajudá-lo a direcionar a trajetória de sua carreira e garantir que você busque oportunidades que o aproximem de seus objetivos.
Tecnologia:
É inegável dizer que hoje é preciso possuir habilidades básicas no uso da tecnologia para o sucesso na maioria dos ambientes de trabalho.
Todas as carreiras exigem algum tipo de tecnologia, seja para comunicação ou para fins de uso de trabalho real. Se sobressaem no mercado aqueles que conhecem ou têm adaptabilidade e iniciativa de buscar aprendizado.
Trabalhar com pessoas:
Qualquer área exige saber trabalhar com pessoas, sejam clientes ou colaboradores, ainda mais na era que estamos, que prioriza o contato e valores humanos e também o entendimento de que o crescimento depende da boa colaboração com todos os envolvidos.
3 lições que você pode aprender com essa pesquisa
1 – É preciso ser mais humano
Veja que resolução de problemas lidera as habilidades para o futuro mais desejadas, seguida de autogestão, tecnologia e depois trabalhar com pessoas.
Podemos notar que a maior parte das habilidades demandadas tem relação com a comunicação e relacionamento humanizado. Por que isso? Dois pontos explicam parte do porquê:
- A demanda do próprio consumidor e dos colaboradores em tratamentos mais personalizados e humanizados;
- As habilidades de gestão capazes de gerenciar o momento que vivemos (seja derivado pela crise da pandemia ou pela adaptação tecnológica e de novas necessidades em relações).
Além disso, temos um aumento na taxa de adoção da automatização.
2 – Aumento da automatização
Outro dado levantado pelo “Relatório do Futuro dos Empregos”, mostra que a projeção de aumento da taxa de automação para 2025 é de 14%, indo de 33% para 47% .
E o que isso significa?
Estamos em um caminho de automatização em diversas profissões e tarefas, e hoje as máquinas podem fazer diversos trabalhos que, antes, só um ser humano poderia.
Isso traz grande facilidade para o ambiente de negócios e nos dá tempo para outras funções, o que é positivo, ajudando na produtividade e auxiliando em tarefas mais complexas.
Mas essas funções devem caminhar junto com as necessidades do cenário atual, e quem vai fazer diferença são aqueles que desenvolverem habilidades intrinsecamente humanas, como aponta o relatório.
Entender isso é essencial para se reinventar.
3 – Diferente é aquele que entende como ser criativo
Criatividade é a capacidade de criar, inventar, inovar. É reinventar ou até transformar o que já existe em algo melhor.
Ela está diretamente ligada à prática de brainstorming de soluções e pensar fora da caixa para chegar a novas abordagens para problemas antigos.
É a criatividade que nos torna disruptivos, é ela que dá a base para todas as habilidades necessárias para o futuro.
Ela que te permite enxergar oportunidade nos problemas. Diferente do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
Desenvolvendo as 10 habilidades para o futuro que falamos aqui, você descobre como ser criativo na prática, sem muitas firulas.
O poder de mudança e adaptação está em nossas mãos
Como diz o Professor Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum, o poder de mudança e adaptação está em nossas mãos. Essas duas frases refletem essa ideia:
“Temos as ferramentas à nossa disposição. A abundância de inovação tecnológica que define nossa era atual pode ser aproveitada para liberar o potencial humano.”
“Temos os meios para requalificar e capacitar indivíduos em números sem precedentes, implantar redes precisas e seguras que protegem os trabalhadores não adequados da miséria e criar mapas personalizados que orientam os trabalhadores para os empregos de amanhã, onde serão capazes de prosperar.”
O que você vai fazer com tudo isso? Desenvolva suas habilidades para o futuro!
É necessário entender, mesmo que possa parecer assustador para alguns, que todas as habilidades para o futuro fazem parte de um processo evolutivo.
Para acompanhar esse processo, precisamos evoluir também e a chave do sucesso está na preparação, em descobrir como ser criativo.
O entendimento dessas novas demandas é um verdadeiro guia, mostrando onde devem estar nossos esforços para se conseguir tal adaptação a partir de agora e sair na frente.
A hora de fazer o que se ama é agora!
Todo esse cenário, entre outros fatores, criam uma nova era, a qual chamo de “Economia da Paixão”, com ambiente e meios de fazer o que se ama e ganhar dinheiro com isso. Nunca na história humana isso foi tão propício. Você pode saber um pouco mais sobre isso nesses posts:
-> Economia da paixão: é possível ter o estilo de vida que você quer
-> O que é economia da paixão?
Ou ainda, adquirir o meu livro ” A Economia da Paixão – Como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama“.
Aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar a desenvolver essas habilidades para o futuro:
-> Empresas criativas vão vencer a pandemia
-> As competências do profissional pós-pandemia
-> Inovação e futuro: um caminho para a singularidade
-> 20 tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus
-> O que é Mundo BANI e quais competências você precisa conhecer?
Postado por Marcelo Pimenta