Marcelo Pimenta

Como fazer Super Apresentações, com Joni Galvão

Já parou para pensar que para tudo você precisa de uma boa apresentação? Para vender uma ideia, conseguir uma parceria ou conquistar clientes… Uma boa apresentação é essencial para mostrar todo o potencial que o seu negócio tem a oferecer. Por isso, empreendedores, fiquem ligados neste texto que preparamos para você se destacar aos olhos de sua audiência!

Para nos ajudar nessa verdadeira jornada de desvendar os segredos de uma super apresentação, contamos com o auxílio de um expert no assunto: Joni Galvão.

O Joni é Co-Fundador da SOAP, primeira empresa no Brasil de apresentações no estado da arte,  Co-Autor do best seller Super Apresentações, Fundador da THE PLOT COMPANY, Sócio e Representante exclusivo de Robert Mckee, maior guru de roteiros em Hollywood, Palestrante e Consultor de Storytelling para pessoas e empresas.

Em uma apresentação deve-se primeiramente tem em mente quais são os pontos A e B. O ponto A é o atual momento ou situação e o B é onde pretende-se chegar. O problema disso é que as empresas, de modo geral, pensam em seus próprios pontos A e B, seus próprios objetivos. Isso está errado! Joni afirma que é preciso, além de ter o seu objetivo, que é vender, ter claro qual é o objetivo do CLIENTE.

Por exemplo, em uma lavanderia: O objetivo do empresário é fazer com que mais pessoas deixem de lavar a roupa em casa e passem a levar para a lavanderia. Mas qual seria o objetivo do cliente? O que está por trás do desejo dele de ter as roupas lavadas por uma empresa? Ter mais tempo para estar com os filhos? Ter agilidade e qualidade de um serviço especializado? Esses pontos devem ser explorados, levando em consideração os desejos e o perfil do público que se pretende atingir.

“Se você consegue mostrar à pessoa que você tem uma solução que vai ajudá-la a alcançar o desejo dela e a enfrentar os obstáculos dela, você aumenta as chances de vender a sua ideia.”- Afirma Joni.

E isso vale para tudo! Para toda comunicação que deva fazer, seja em um palco, seja no elevador.

Com todo o conhecimento de Joni Galvão, apresentamos aqui algumas dicas para aumentar as chances de ter mais sucesso em uma apresentação. Não como uma regra, mas como orientações de quem já testou, acreditou naquilo e viu o resultado:

1. Separe o Melhor

Um trailer para o mundo corporativo é uma forma de despertar a curiosidade para que a audiência faça parte de alguma história que vai acontecer no futuro. Por isso, ao definir o tema, selecione só as partes mais relevantes da sua história, da sua marca, do seu time, seja lá quem for o emissor da mensagem.

2. Estruture em Atos

Um trailer também é uma forma de passar uma mensagem que pode ser elaborada em 3 atos. Comece com algo intrigante. Desenvolva e torne complexo. Crie um final “aberto”, que deixe a audiência com vontade de assistir mais, estar mais com você ou mesmo entrar em algum site para comprar um produto.

3. Alterne as cenas

Alterne entre diálogo, narração ou lettering, com uma cena de impacto. Faça isso repetidamente até o final. Nessa onda de cenas e falas, use a música e os efeitos sonoros para criar ainda mais envolvimento. 

Se você não tem material suficiente para ilustrar em cenas, escolha um objeto ou símbolo como metáfora.

4. Foque nos detalhes

Alguns detalhes são fundamentais para que o todo fique com “cara” de trailer. Use um logo no começo, tipo “Universal”. Em algum momento entre com uma cartela de “apresenta”. Deixe passar algumas cenas e então entre com o nome do que quer comunicar “O convite”. No final, acabe com um som de impacto que traga o logo de volta em forma de vinheta.

Se você quer conhecer dois softwares que podem te ajudar a fazer apresentações você tem o Canva, que é o mais conhecido atualmente e o brasileiro Trakto, que também é muito bom e vem melhorando a cada dia devido a um esforço da equipe em sempre trazer inovações.

Quer saber mais? Confira a entrevista com o Joni Galvão realizada pela Paola Tucunduva no Programa A Alma do Negócio.

 

 

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