Marcelo Pimenta

Kit de sobrevivência das redes sociais

Kit de sobrevivência das redes sociais

Tem quem fique pensando que para ter resultados nas mídias sociais é preciso fazer inovação todo o dia. Sim, isso é recomendável. Antes de inventar, o mais importante é fazer o básico bem feito. Nenhuma casa sem alicerce fica em pé. Por isso, eu preparei o kit de sobrevivência nas mídias sociais para uma série especial para o Canal do Telegram do MeuSucesso. Quer conhecer também? Nele você vai encontrar tudo o que as empresas não podem deixar de fazer nas principais redes sociais para superar essa pandemia. Então, vamos nessa.

O consumidor conectado

De acordo com estudos feitos pela Kantar, à medida que os países se aprofundam na pandemia, o consumo de mídia passou a aumentar em todos os canais internos. Nos estágios posteriores da pandemia, a navegação na web aumentou em 70%, seguida pela exibição de TV (tradicional) aumentando em 63% e o engajamento nas mídias sociais aumentando em 61% sobre as taxas normais de uso.

➡️ Em todos os estágios da pandemia, o WhatsApp é o aplicativo de mídia social que apresentou os maiores ganhos de uso, à medida que as pessoas procuram permanecer conectadas.

➡️ No geral, o WhatsApp teve um aumento de 40% no uso. E os países que já estão na fase final da pandemia observam um aumento de 51%.

➡️ No Brasil, 98% dos usuários de smartphones usam o Whatsapp diariamente.

➡️ 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos do Facebook todos os meses.

E olha que o brasileiro fica na Internet, em média, 9h e vinte nove minutos todos os dias.

Como em muitas vezes não é possível estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo, sugerimos que você esteja pelo menos nas principais redes onde os clientes brasileiros mais usam. E possa ter tempo e dedicação para usá-las de forma apropriada para conseguir garantir os resultados que deseja.

🚨 Conheça o kit de sobrevivência das redes sociais.

✔️ WhatsApp

É o queridinho dos brasileiros, 98% dos brasileiros conectados pelo celular usa, é impossível ficar de fora. Além de fazer atendimento e venda, você pode usar para fazer marketing usando listas e grupos. Mas com moderação. Sempre ao se comunicar pela primeira vez pelo Whatsapp com alguém que não te conhece, diga como chegou à ele(a) e se apresente.

✔️ Facebook

O Facebook possui mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais no mundo. No Brasil, são cerca de 129 milhões de usuários e o principal diferencial dessa rede social é o público extremamente diverso, sendo a rede ideal para quase todo tipo de negócio. Utilize os diversos recursos que ele disponibiliza: eventos, grupos, marketplace, messenger…)

✔️ Instagram

O Instagram é um ótimo canal para negócios apostarem em conteúdo visual e também para criar envolvimento com os clientes. O público do Instagram tende a ser mais jovem e quem quer ter uma presença significativa na rede social, precisa explorar todos os seus recursos, inclusive Stories e IGTV. Explore as possibilidades de lives e produção de conteúdos informativos e curiosos.

Como ensina nosso amigo e investidor João Kepler:

Quando estamos vivenciando um período de transformação, não existe fórmula mágica para determinar como será o fim. Todo processo de transição da venda vai mudar muito, precisamos mudar com ele.

Por isso, na sequência vamos ver mais profundamente cada um dos itens do kit de sobrevivência das redes socias apresentadas aqui e saber o que não podemos deixar de fazer nessas 3 plataformas para não perder negócios.

Sugerimos que vá cumprindo os passos sugeridos e dando um “check” no que já está feito.

Caderno de ideias

Comece hoje a fazer diferente! Este guia inédito foi criado para incentivar que empreendedores e profissionais possam superar a crise através de ações criativas que gerem inovação. Sem precisar investimento e com boa vontade já é possível fazer muito. Veja como empresas brasileiras – e chinesas, holandesas, japonesas – de todos os portes e tamanhos estão usando a pandemia para se reinventar.

Facebook

Muitas pessoas dizem que a rede social está caindo em desuso, mas na verdade, o Facebook continua sendo a principal rede social e não devemos dar as costas para ele. Dependendo do mercado em que você esteja, é exatamente lá onde você vai dar de cara com o seu cliente. E nesse tempo de pandemia o uso do Facebook só cresce (acompanhando as demais redes).

Então se liga aqui nas dicas de conteúdos que podem servir para você conseguir superar essa pandemia – e como o Facebook pode te ajudar nisso.

➡️ A primeira coisa é confirmar se você tem uma uma página do seu negócio e não somente um perfil. A página te dá inúmeros recursos para falar sobre a sua empresa, se comunicar com seus clientes e fazer anúncios.

➡️ Capriche no conteúdo:

Lembre – o conteúdo é o rei. E hoje com mais oferta de conteúdo aquela conteúdo mais valioso que você tem – é ele que precisa ser compartilhado.

  • Não fique marcando 50 pessoas em seus posts e evite falar somente daquilo que está vendendo. 
  • Utilize a regra 80/20 – 80% de conteúdo relevante e 20% de post de venda.

Abaixo vou te listar tipos de conteúdo que você pode programar:

✔️ Listas: de curiosidades, de passos, de informações sobre seu setor e sobre as dores do cliente. Exemplo – quais são os procedimentos que você está tomando para evitar a contaminação de seus colaboradores e de seus produtos.

✔️ Dicas: mostre a ele formas práticas e fáceis de solucionar problemas pontuais. Todo mundo está com pressa, ansioso, não fique querendo enrolar. Vá direto ao ponto e mostre os benefícios de seu produto para esse momento.

✔️ Frases: provocativas ou reflexivas, que toquem o coração do cliente e que ele se identifique com elas. Lembre – as frases devem fazer sentido com o contexto. Por exemplo, nesse momento eu poderia citar Lao tsé – Um longo caminho começa com o primeiro passo. E poderia adaptar isso para – Um caminho virtuoso nas redes sociais começa com um primeiro post caprichado.

✔️ Ofertas: Veja como você pode melhor girar seu estoque oferecendo condições especiais para seu produto; Dica: faça promoções exclusivas para quem curtiu sua Fanpage.

✔️ Notícias: seja um canal informativo ao seu cliente com notícias relacionadas ao setor. Cheque as fontes para que sejam 100% confiáveis. Evite ser o diário da morte informando número de casos e espalhando pavor.

✔️ Bastidores: mostre o que está “atrás das câmeras”, como é o dia a dia da empresa e o seu processo de empreendedorismo. Mostre que você se replanejou e está mais preparado do que nunca para atender o cliente.

Tenho certeza que você seguindo esses conselhos seu resultado com o Facebook vai mudar.

E um importante ALERTA!

❓ Você sabia que o Facebook Messenger é o segundo software de mensagem do mundo? (Perdendo apenas para o WhatsApp.)

Portanto, não deixe de enviar e responder a seus clientes pelo Facebook. Você pode se surpreender com os resultados. Coloque uma meta – 10 mensagens por dia, personalizadas, perguntando como estão a família, os negócios etc. Depois me conte os resultados – minha página no facebook é facebook.com/marceloapimenta

Aguardo seus comentários lá sobre esse conteúdo.

Guia da Mentalidade Inovadora

Neste guia você vai encontrar um resumo do que é uma Mentalidade Inovadora. Mais do que isso, você vai poder aproveitar as dicas para colocar em prática uma nova forma de pensar e desenvolver essa mentalidade inovadora. Será importante, além de ler, refletir sobre cada aspecto abordado e praticar novas formas de pensar.

É por meio da prática que se alcança o desenvolvimento de uma nova mentalidade, objetivo que está na essência deste Guia.

Whatsapp

OWhatsapp é o aplicativo de conversas instantâneas mais famoso do mundo. Neste momento da pandemia, o Whats tem sido um grande aliado para os pequenos empreendedores, pois, com as lojas fechadas, a comunicação nele pode ser rápida, prática e personalizada.

Primeiro é preciso entender que existem 6 tipos de comunicação por lá:

➡️ Mensagem individual – em que você utilizar diferentes formatos
➡️ Chamada em áudio
➡️ Chamada em vídeo
➡️ Lista de transmissão
➡️ Grupo
➡️ Utilização dos Status

Você já pensou em quando e como utilizar cada um desses tipos?

É preciso refletir e saber  quais os cuidados que você deve ter, assim como quando / como usar. Vamos lá?

➡️ Mensagem individual: em que você utilizar diferentes formatos – É o formato mais comum. A sugestão é: responda com brevidade, quase que instantaneamente,  o cliente que entra em contato espera uma resposta rápida. Esteja preparado para encantar pela agilidade. Se for o caso, crie uma escala de atendimento. Permita que o cliente envie para você fotos, arquivos, o que for preciso para você melhorar seu atendimento. Não esqueça: vivemos a era do cliente. Ele decide como quer ser atendido e você precisa estar preparado para não deixar que ele vá procurar a concorrência.

➡️ Chamada em áudio: Normalmente você deve fazer uma chamada de áudio depois que o cliente concordar. Mande uma mensagem de texto antes perguntando se é um bom momento. Se for, seja breve, direto, claro. Deve ser algo importante (senão você teria mandado uma mensagem).

➡️ Chamada em vídeo: As recomendações da chamada em áudio valem para a de vídeo. Porém, a de vídeo é especialmente diferenciada em caso de se tratar de algo que precisa e vale ser mostrado (tipo uma obra, uma roupa, um carro…) ou se você quer ver as expressões não verbais de uma pessoa. Isso pode ser especialmente importante em se tratando de contratos grandes em que pode haver alguma insegurança e o vídeo é revelador em mostrar em quais pontos da proposta pode estar havendo objeção.

🚩 Cuidados:

  • evite mensagens de áudio, a menos que autorizadas (se a pessoa solicita que você mande um áudio).
  • evite mensagens longas
  • em caso de envio de arquivos de vídeo não mande se maiores que 20 MB, se for maior prefira enviar o link do youtube

🚩 Continuando a entender os formatos e usos possíveis:

➡️ Lista de transmissão: Esse recurso deve ser feito com critério. Primeiro: o cliente deve ter solicitado receber. Apenas incluí-lo numa lista sem ele pedir é auto-engano – correndo o risco de se tornar chatice. Portanto, não fique criando falsas ilusões. Mais do que mandar ofertas e torcer para que o cliente clique, ela é válida para assuntos muito importantes como por exemplo – informar as equipes sobre ocorrências na estrada; informar todos os vendedores o faturamento do dia; entregar conteúdo para assinantes (que estão esperando). 

➡️ Grupos: Podem ser explorados, sempre com criatividade e cuidado. Ele deve ter um objetivo muito específico, como por exemplo – quem quer ser voluntário no projeto de adoção da pet shop; troca de receitas para clientes da loja de confeitos; informação rica para alunos do curso… Porém, há que se verificar a possibilidade de nem sempre o grupo precisa estar aberto para que todos os integrantes publiquem. Ou seja, você pode usar um grupo para que apenas administradores publiquem. Isso pode se válido para por exemplo ser uma alternativa à lista de distribuição entregando conteúdo para aperfeiçoamento de eletricistas ou vendedores por exemplo. 

➡️ Utilização dos Status: Esse recurso é muito poderoso e as empresas em geral não aproveitam. Muita gente vê os status. E ele é muito válido para nesse momento de pandemia você deixar 100% claro que você está lavando as mãos, higienizando produtos, a equipe está toda de máscara, etc etc. Sem falar nas oportunidades comerciais.

Status é local de exagerar em ofertas do dia, últimas peças (se for verdade), promoção, até hoje, etc etc essa ferramenta foi feita para isso. Use e depois me conte o resultado. Você vai se surpreender.

✔️As artes devem ser  alinhadas a  programação visual e principalmente serem claras, objetivas e fáceis de ler. Lembre que o primeiro objetivo é comunicar com clareza.

✔️ Veja de que forma você pode entregar conteúdo que seja realmente relevante. Se for uma dica que ensina algo ou que o deixa mais capacitado, você você pode enviar links de:

  • Vídeo do Youtube
  • Podcast do Spotify
  • E-books
  • Notícias

✔️ Não envie somente links: Ao enviar links sempre tenha um pequeno texto descrevendo o conteúdo e porque o cliente deve assistir.

✔️ A forma como o Whatsapp gera uma miniatura do link é atraente e convida ao clique. Por isso vale à pena dar aquela forcinha colocando uma “chamada para a ação”.

✔️ Não ignore o momento difícil que o mundo está passando, envie mensagens também de solidariedade e empatia, notícias positivas que mostram que a pandemia vai passar e gere ofertas que demonstrem sua preocupação com o público.

🚩 IMPORTANTE!

O WhatsApp já nos oferece inúmeras vantagens e facilidades. Para o empresário então, que tem a possibilidade de utilizar o WhatsApp Business existem ainda mais recursos, como catálogo de produtos e mensagens automatizadas.

🚩 Explore os diversos recursos que só quem tem uma conta Business pode usufruir:

✔️ Você pode configurar uma mensagem para para novos contatos

✔️ Você pode editar respostas rápidas (Por exemplo: as ofertas da semana. Sempre que alguém pergunta, você tem a mesma lista atualizada, ou os dados para pagamento de fácil acesso.)

✔️ Você pode etiquetar contatos (cães e gatos, veterinário, delivery, prefere depósito em conta, ainda não fez primeira conta etc.)

✔️ Consegue ter um perfil mais profissional com links para outras redes e serviços.

✔️ E o melhor: É de graça. Por que não experimentar e usar todo o potencial do Whatsapp?

🎯 Aproveite-o para manter seu cliente informados sobre medidas de segurança, novos horários de funcionamento e também sobre como pode facilitar sua vida com segurança e rapidez, aspectos valiosos para o consumidor pós-coronavírus.

Instagram

Trata-se de uma rede social que vem crescendo muito. Hoje ela é a campeã no engajamento, ou seja, no envolvimento do seu público com os conteúdos. Ele tem o aspecto visual muito forte. Por isso vale a pena pensar em conteúdos que sejam atraentes e chamem a atenção para a leitura.

Para publicar conteúdos lá, você tem 3 maneiras:

✔️ Feed: trata-se de um mural com informações permanentes. Pense que aqui vão assuntos que são para “sempre”. Prefira sempre conteúdos que você vai ver no futuro e eles vão contar o histórico de sua empresa. Aqui você pode colocar frases, dicas, pensamentos, conteúdos que sejam de interesse de seu público. Não deixe de usar o recurso de vídeo que, no feed, suporta até duração de 1 min.

✔️ Stories: São conteúdos rápidos, de até 15 segundos. Eles são mais  descontraídos e factuais. São conteúdos que vão desaparecer em 24 horas. Publique aqui curiosidades sobre o dia-a-dia, faça perguntas, utilize recursos como stickers e enquetes. Aqui também é o espaço para você lançar produtos.

✔️ IGTV: é uma área diferenciada do Instagram em forma de vídeo que ultrapassa o limite de 60 segundos. É como se fosse o Youtube do Instagram. Aqui você deve usar para explorar conteúdos com mais profundidade, onde você pode detalhar temas ou até mesmo promover uma aula.

➡️ Na pandemia o Instagram ganhou ainda mais relevância por conta das lives. Sejam elas conteudistas ou para o entretenimento, é inegável a excelente aceitação pelo público por esse tipo de mídia. Um sucesso total que não podemos fechar os olhos.

➡️ E você? Já pensou em fazer lives no Instagram? Você pode pensar que isso não se aplica ao seu negócio. Mas está enganado. Reúna dicas, informações, entrevistas ou reflexões que vão ao encontro dos gostos e necessidades do seu cliente neste momento. Então prepare um conteúdo e se arrisque. As lives ajudam a criar conexão instantânea com seu público e gerar maior afinidade e proximidade que permanecerá ainda por muito tempo. E você salvar a live para usar depois partes, também chamadas de “nuggets”

🚩 Dicas:

  • Convite seus melhores clientes para compartilhar suas histórias. Eles vão se sentir valorizados e isso pode trazer novos clientes.
  • Dê visibilidade à sua equipe, deixe que eles organizem lives com assuntos que dominam.
  • Convite referências de seu segmento para que possa mostrar que você está se reinventando nessa pandemia.

➡️ Por fim, você pode estar se perguntando: Qual a melhor frequência de postagem no Instagram?

Mais do que se preocupar com a periodicidade, só publique conteúdo REALMENTE RELEVANTE. Nunca poste apenas para “cumprir agenda”.

🚩 Se você já tem uma rotina de produção de conteúdo, vamos lá:

  • Uma postagem por dia é o mínimo recomendável. 
  • Se você tiver muito a dizer como produção de notícias ou muita variedade de linhas e produtos, talvez você possa fazer duas postagens por dia.
  • Mas deve ter muito critério para publicar três ou mais por dia.

🎯 Acerte o alvo! Seja genuíno, espontâneo. As pessoas vão notar!

Então, o que achou do kit de sobrevivência das redes sociais? Comece a aplicar já essas dicas e depois me conte quais foram os resultados que você notou. Vou adorar saber! 🌶️

Utilize todo o potencial das redes sociais ao seu favor!

Cuide-se! De você, da sua família , do seu negócio e dos seus clientes. Daí fica mais fácil vender.

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