Marcelo Pimenta

Cinco dicas poderosas para superar a crise com criatividade

5 formas poderosas superar a crise criatividade

A criatividade é algo que, quanto mais você gasta, mais você tem. Por isso, sempre é importante se exercitar e buscar alternativas para a solução de problemas e para superar a crise. Só assim você vai estar cada vez mais afiado para ser ainda mais criativo.

Isso vale para a vida e vale para os negócios também. Sabemos que estamos em um momento de incertezas, que é díficil fazer um planejamento a longo prazo, mas sempre é possível se reinventar e buscar novas formas de fazer o que estava acostumado a fazer.

Ao invés de se lamentar pela crise e as dificuldades que estamos enfrentando, eu proponho que você olhe a situação com otimismo e resiliência. Que tente sair da crise mais forte do que como entrou. Você aceita fazer parte desse grupo comigo?

Se sim, continue lendo este texto, pois ele lhe trará dicas poderosas para você aplicar já na sua empresa.

Você vai ver como a mudança de mindset e a aplicação de atitudes simples podem trazer grandes efeitos para o seu negócio.

Cinco dicas poderosas para você superar a crise através da inovação nos negócios

1 – Ouça seu cliente

O primeiro ponto para você conseguir sobreviver é ouvir seu cliente. Você precisa entender as necessidades dele.
E entender formas criativas de superar as dificuldades. É preciso de adaptar com os recursos disponíveis.

Não basta colocar uma caixinha de sugestões e esperar feedbacks. Vá até o cliente, faça perguntas, entenda as necessidades dele.

2 – Reinvente-se

Quem se conecta com os clientes percebe novas necessidades. E quem tem coragem de mudar acaba colhendo os frutos. Mude o seu mindset. Avalie formas de reinventar métodos, serviços produtos e até mesmo reinventar toda a proposta de valor da sua empresa. Tente coisas novas todos os dias.

3 – Seja a vaca roxa

Se você sempre faz o básico em sua carreira ou produz algo comum, certamente será visto como mais uma entre as milhares de “vacas cinzas” existentes no mundo corporativo e dos negócios. Ser a Vaca Roxa significa ser INESQUECÍVEL, ÚNICO, MEMORÁVEL. É ser aquele ponto de destaque. Para você sobreviver, você precisa ser único e também ser reconhecido como único pelos seus clientes.

4 – Provoque o Uau!

Tom Peter foi quem criou essa expressão “A busca do Uau”.

Isso significa que o consumidor não quer mais mesmice. Ele quer algo que seja diferente, que cause surpresa, emoção positiva, algo a mais, inesperado. E às vezes o Uau pode estar num bilhete, escrito a mão, num mimo, um “Feliz Aniversário”. Pequenos agrados fazem uma diferença enorme.

5 – Divirta-se no caminho

Quando as pessoas se divertem elas são mais verdadeiras, se entregam, falam a verdade, de forma espontânea e sem julgamentos. “As brincadeiras, as experiências, a encenação e o lúdico são componentes importantes da construção de um novo futuro possível”. Nesse momento de medo, preocupação, incerteza, desconfiança: rir, brincar, jogar, cocriar pode ser o melhor remédio.

Essas dicas estão todas reunidas e aprofundadas no “Caderno de Ideias”, que criei com a Leila Navarro. Neste caderno, que está disponível para download, você encontra também exemplos de empresas que estão aplicando essas 5 formas. E você? Vai ficar de fora dessa?

Faça o downoad do seu exemplar agora e comece a colocar em prática a criatividade no seu negócio e na sua vida. Compartilhe seus insights nas redes sociais e me marque, que eu vou ficar feliz em saber.

Caderno de ideias

Este guia inédito foi criado para incentivar que empreendedores e profissionais possam superar a crise através de ações criativas que gerem inovação. Sem precisar investimento e com boa vontade já é possível fazer muito. Veja como empresas brasileiras – e chinesas, holandesas, japonesas – de todos os portes e tamanhos estão usando a pandemia para se reinventar.

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