Marcelo Pimenta

Melhore seus resultados nas mídias sociais através do Design Thinking

nas mídias sociais

Pesquisas mostram que 97% dos brasileiros acessam a internet todos os dias, e também passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas mídias sociais. É preciso estar onde o seu cliente está.

Empresas conectadas vem utilizando as redes não só para vender produtos, serviços e atender seu público, mas também para educar clientes e parceiros e tornar suas marcas mais conhecidas e disponíveis.

Provavelmente você já sabe que, gerando conteúdo sobre um assunto, você e sua marca se consolidam como referência e isso vai facilitar a geração de negócios. 

No entanto, num mundo tão vasto como o das mídias sociais, que desconhece fronteiras geográficas, como se destacar e se diferenciar de tantos outros negócios, conseguindo atrair a atenção de possíveis clientes? 

Eu já te dou a resposta: se conectando com o cliente e gerando percepção de valor. Se você ficar postando o que seu cliente não está necessariamente buscando, muito provavelmente sua estratégia vai naufragar.

Você precisa de uma abordagem assertiva para sua estratégia: o Design Thinking

Nessa era das redes, o Design Thinking vem se mostrando um jeito simples, fácil e descomplicado para se conectar com o cliente. E é por isso que aqui você vai aprender como usar o design thinking para definir sua estratégia de mídias sociais.

Preparado? É só continuar lendo!

Entendendo o Design thinking

Certa vez, perguntado como descreveria o design, Tim Brennan, da Apple’s Creative Service, explicou então que design é desenhar o caminho entre a incerteza, o desconhecido, até a clareza, o resultado e o lucro.

Design thinking, ou “modo de pensar do designer” é uma abordagem para a inovação, que permite trilhar esse caminho, fornecendo o passo a passo para a descoberta e a solução de um problema que a empresa possua, melhorando assim a sua competitividade junto ao mercado. Seu diferencial é ser centrado no desenvolvimento do processo das necessidades e desejos do ser humano.

Essa abordagem busca entender o que é desejado pelo consumidor e que ao mesmo tempo seja financeiramente viável e possível de ser produzido com a tecnologia existente, de forma equilibrada, para entregar valor a esse consumidor de forma perceptível. 

Para entender melhor como o Design Thinking funciona, vejamos quais são os seus atributos e processo.

Atributos do Design Thinking

Tim Brown, CEO da IDEO, considerada a maior empresa de consultoria e inovação do mundo, escreveu um livro chamado Design Thinking, em que definiu como cinco os atributos necessários para que uma pessoa possa tomar parte de um processo de design thinking, conforme a imagem:

O processo de Design Thinking

O processo de Design Thinking pode ser ilustrado da seguinte forma:

Este processo é, em última análise, um processo de pensamento divergente e convergente. 

  • Divergência: Descobrir o maior número de respostas para um problema. Nesse momento de descoberta, nenhuma ideia pode ser considerada errada, e todas as sugestões, por mais impossíveis que pareçam, devem ser consideradas.
  • Convergência: Selecionar as respostas da fase de divergência que melhor solucionam o problema. É a hora de fazer escolhas. 

E é dividido em 4 etapas:

  1. Descobrir – Ver de uma maneira nova, observar coisas novas e reunir ideias.
  2. Definir – Compreender todas as possibilidades. O que é mais importante? Em que devemos agir primeiro? O que é viável? O objetivo aqui é desenvolver um briefing criativo e claro que enquadre o desafio fundamental do design.
  3. Desenvolver – Soluções ou conceitos que são criados, prototipados, testados e iterados. Este processo de tentativa e erro ajuda os designers a melhorar e refinar suas ideias.
  4. Entregar – O projeto resultante é finalizado, produzido e lançado.

 

Agora que você entendeu as bases do Design Thinking, vamos ver como ele pode ser utilizado para melhorar a sua estratégia nas mídias sociais!

 

Aplicando o Design Thinking na sua estratégia de mídias sociais

Agora que você entendeu o que é Design Thinking, como ele funciona e quais são suas bases, veja como aplicar seus princípios na sua estratégia de mídias sociais! 

Coloque o cliente sempre no centro das decisões

A única forma de gerar valor e conquistar o seu cliente é buscando o que é melhor para ele. Portanto, é preciso sempre colocá-lo no centro de todas as decisões. 

Desde a inovação até a comunicação deve ser focada em entregar o que o cliente deseja. 

Para se aprimorar sobre essa questão, sugiro que leia o meu post sobre “Cliente no centro”

Tenha empatia, colaboração e experimentação em tudo que faz

Essas são as bases do Design Thinking!

  • Se você não consegue ter empatia com o cliente, você é incapaz de entender o que ele deseja.
  • Se você não é colaborativo, você vai ficar preso a sua visão. É preciso ter mentes diferentes e divergentes para soluções criativas. Na sua equipe, as pessoas são iguais, têm históricos, desejos e motivações diversas – assim como seus clientes! A pluralidade de pensamento é essencial.
  • E quanto a experimentação, é a ação! O planejamento só é eficaz se você coloca em prática, e é experimentando que se aprende!

Tenha uma abordagem iterativa

Iteração significa repetir e melhorar, e o Design Thinking é uma abordagem iterativa.

Sempre é possível melhorar, ainda mais quando você aplica os outros conceitos de Design Thinking. 

Mas entender que tudo pode sempre melhorar não pode te travar, por isso, o próximo ponto é:

Faça! Feito é melhor que perfeito

Se você quiser ter tudo perfeito “de primeira”, você não vai conseguir nada!

É melhor ter e lançar algo, um protótipo, que permite que você averigue resultados, recolha feedback, e assim aperfeiçoe sua estratégia de forma assertiva. 

Erre rápido para aprender rápido. Melhore e repita. 

Antecipe vitórias

Aplicando os conceitos anteriores, você pode antecipar vitórias – e deve fazer isso!

Tente lançar o que você conseguir o quanto antes, mesmo que de forma parcial, pois, quando você colhe os primeiros resultados, sua equipe e clientes se tornam mais motivados – permitindo que vocês possam fazer o processo iterativo com mais excelência!

 

6 Dicas práticas para melhorar ainda mais seu desempenho nas redes sociais

1- Explore diferentes conteúdos

Uma vez que você entendeu mais sobre o seu cliente, explore diferentes tipos de conteúdos.

Tenha conteúdos educativos, mas também tenha conteúdos que divulguem a sua marca como história da empresa ou prêmios recebidos. 

Além disso, busque sempre formas de interagir com a sua audiência – além de engajar e conectar seu negócio com o seu público, você obtém informações valiosas sobre as preferências, desejos e opiniões daqueles que interagem com a sua marca!

Stories, enquetes, gifs, animações, imagens, áudios – os recursos que as mídias sociais oferecem são vários, experimente e veja o que funciona melhor para você.

2- Foque no poder dos nichos

O mundo é dos nichos!

Uma maneira de se destacar em meio a tantos no mundo das redes é focar numa necessidade específica de um determinado público, ou seja, nichar. 

Isso gera uma conexão muito maior com esse público, e é muito mais fácil se posicionar como especialista dessa forma. 

3- Faça iniciativas em colaboração com parceiros

Aumente o seu alcance fazendo parcerias colaborativas através de postagens ou vídeos com outras marcas que complementam a sua. 

Exemplos:

  • Uma marca de cervejaria artesanal e uma barbearia
  • Uma loja de artigos para casa e uma decoradora
  • Um restaurante e uma empresa de sobremesas

Todos saem ganhando dessa forma, inclusive o cliente, que aprende, por exemplo, formas de decorar a mesa com os artigos da sua loja de artigos para casa. 

4- Só gaste em mídia paga quando encontrar um caminho

Mídia paga é uma excelente forma de publicidade, mas somente se você já tiver uma estratégia. Fora isso, é uma despesa cara e de baixo retorno. 

5- Aprenda sem parar

O Marketing e a tecnologia estão sempre em mudança, então é importante que você esteja sempre aprendendo para não ficar para trás. 

Esteja sempre atualizado e INVISTA EM VOCÊ!

6- Invista na sua equipe

Sozinhos não chegamos a lugar nenhum. É preciso ter uma equipe colaborativa e alinhada à esse pensamento.

Eu posso te ajudar com isso, através do meu Workshop de Design Thinking!

Workshop customizado, divertido, onde as equipes praticam cocriação através do design thinking para planejar e para criar, revisar e melhorar produtos, para vender mais, ampliar mercado e construir formas inovadoras de fazer marketing. 

100% prático de acordo com as necessidades do cliente.

Quer saber mais? Clique aqui para conferir!

 

Estamos vivendo a era das experiências

Hoje você não vende somente um produto ou serviço – você vende uma experiência. E essa é uma das razões que faz o design thinking ser tão importante.

Você pode aprender mais sobre o assunto lendo meus outros artigos sobre design thinking, clicando aqui.

Ou, ainda, você pode solicitar a minha palestra “Experiência que vende”, para aprender como melhorar a experiência do cliente, vender mais e tornar o seu cliente um embaixador da sua marca! Clique aqui para saber mais!

Saiba tudo sobre o Design Thinking, clique aqui!

Postado por Marcelo Pimenta

 

Artigos Relacionados :